Vai sair de férias? Veja o que você precisa deixar em ordem em seu negócio

Empreendedor

Passagens aéreas? Feito! Check-in online no hotel e no aeroporto? Feito. Carro alugado e passeios reservados? Feito! Sim, não é porque você resolveu empreender e seu negócio toma boa parte do seu tempo, que se torna impossível tirar férias. Afinal, ninguém é de ferro e todos têm direito a um merecido descanso.

No entanto, por ser o dono(a) do próprio negócio, não basta apenas combinar o período de férias com o RH e tudo bem. É preciso alinhar suas entregas e pagamentos com seus públicos (contador, fornecedores, clientes e funcionários), escolher o braço direito que continuará a “tocar o barco” enquanto você está fora, entre outros processos para que você “recarregue a bateria” sem sobressaltos. Veja abaixo como fazer isso.

7 Dicas para sair de férias e deixar em ordem seu negócio

Avise seus clientes sobre suas férias

E-mails com respostas automáticas podem funcionar no dia a dia, mas na relação com seus clientes, a coisa exige mais tato. Afinal, eles também têm seus cronogramas e fluxos de entrega que dependem de você. Logo, tente alertá-los pessoalmente sobre suas férias, de preferência com, pelo menos, duas semanas de antecedência, para que eles possam se planejar. Com isso, eles também podem se planejar e manter a programação normalmente com a pessoa que o substituirá enquanto você descansa.

Escolha o seu braço-direito, mas delegue funções

Para descansar com tranquilidade, é essencial que você tenha um número 2, alguém de confiança, que continuará tocando sua empresa normalmente em sua ausência. Feito isso, comece a delegar as suas tarefas a ele com, pelo menos, duas semanas de antecedência, para que, caso haja algum imprevisto que ele não consiga resolver, você o prepare para lidar com a situação.

No entanto, para não sobrecarregar demais o seu “imediato”, faça com que ele delegue tarefas não tão essenciais (que antes ficavam sob responsabilidade dele) a outros funcionários. Dessa forma, a qualidade do serviço não corre o risco de cair.

Alinhe com o seu contador e o financeiro o pagamento de fornecedores, impostos e funcionários

Se você é o responsável por toda parte financeira da sua empresa, é importante deixar alinhado com o seu contador as datas para que o pagamento de impostos, fornecedores e funcionários sejam feitos. Com isso, você evita o recebimento das desagradáveis multas por atraso. Se necessário, peça para que ele efetue tais pagamentos enquanto você estiver fora. Basta transferir o montante para a conta estipulada.

Mas, se o seu empreendimento já contar com alguém responsável pelo departamento financeiro, aí é mais fácil. Basta pedir que ele alinhe tais pagamentos com o contador.

Planeje suas férias com antecedência

Planejar as férias com antecedência não é apenas uma obrigação do funcionário, mas também do dono do negócio. Programá-las permitirá que você estipule prazos para aceitar e entregar demandas, além de treinar o seu substituto no período de descanso. Além disso, você pode também limitar o número de tarefas, permitindo que todas sejam executadas com calma e sem atropelo.

Tenha o Portal de Assinaturas Certisign para administrar tudo remotamente

Por mais que recarregar as baterias seja essencial, quem empreende, sabe: imprevistos ou oportunidades de negócios não têm hora para surgir e, de vez em quando, a mão do dono é obrigatória. Mas para fazer isso sem interromper as férias, use o Portal de Assinaturas da Certisign.

Ele permite que você assine qualquer documento, de qualquer formato, com total validade jurídica. Além disso, com o Portal de Assinaturas, é possível organizar e armazenar os papeis de forma segura e prática por até 5 anos e acessá-los em tempo real, de qualquer dispositivo. Para saber como obter o Portal de Assinaturas, clique aqui.

Antecipe a renovação do seu Certificado Digital

Se o vencimento do seu certificado digital coincidir com as suas férias, a melhor opção é realizar a renovação antecipada. Ao fazer isso, você fica prevenido contra eventuais problemas que podem surgir no seu negócio e que exigirão a sua intervenção. O Certificado Digital da Certisign, por exemplo, garante total validade jurídica, pode ser usado em qualquer lugar do mundo e garante um tráfego seguro de informações. Para saber como renovar ou obter um Certificado Digital da Certisign, clique aqui.

E acima de tudo: descanse!

Se você já se sente seguro em deixar sua empresa nas mãos de seus funcionários, tente se desconectar totalmente do que acontece nela durante seu período de descanso. Claro que imprevistos mais urgentes podem ocorrer, então é recomendável que o seu substituto tenha um telefone ou e-mail em que pode lhe contatar. Mas deixe claro (muito claro!) que ele só deve usar desse expediente em casos realmente graves. Feito tudo isso, você poderá ter o seu merecido descanso, com a certeza que a sua empresa está em boas mãos e rodando normalmente. Boas férias!

Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil? Se você quer receber outros materiais relacionados a esse assunto, preencha nosso cadastro logo abaixo.

Você também pode gostar: Cases de sucesso de casais empreendedores
Lead Empreendedor geral

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password