E aí, tudo pronto para a Black Friday? Caso ainda não esteja, não tem problema: ainda falta um mês para essa que é uma das datas mais relevantes em vendas para o e-commerce brasileiro, então você ainda tem tempo para se planejar e vender mais.
Uma pesquisa feita pela Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revelou que 95% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday e que 66% deles pensam em aproveitar a data para antecipar as compras de Natal. Sendo assim, é essencial aproveitar essa data para alavancar as vendas.
Para te ajudar a fechar o ano com chave de ouro, vamos listar aqui sete dicas que, se colocadas em prática, vão te fazer vender mais na Black Friday. Confira!
Checklist: 7 dicas para vender mais na Black Friday
Uma pesquisa da Ebit/Nielsen apontou que, em 2018, o e-commerce brasileiro faturou R$ 3,92 bilhões na Black Friday. Porém, para fazer parte dessa soma em 2019, não basta só colocar produtos em oferta, mas, também, ter preparação e estratégia por trás.
Como pioneira em Identificação e Segurança Digital, não poderíamos deixar de iniciar nossas dicas com um item que, se for ignorado, pode causar muitos abandonos no seu carrinho de compra e diminuir as visitas no seu site provenientes dos mecanismos de busca.
A seguir, você vai conhecer as principais dicas para faturar na Black Friday.
1. Tenha um site seguro
Você já viu se seu site está identificado como seguro para seus visitantes? Como você controla a data de validade e renovação do seu Certificado SSL? Na dúvida, fale agora com nossos especialistas e receba o apoio em português da equipe mais bem treinada do mercado.
Um dos fatores que mais influenciam o consumidor na hora de comprar online é a sensação de segurança. É claro que sites conhecidos, como Amazon, Americanas, Ponto Frio e outros, têm essa confiança dos consumidores mais facilmente por conta do tamanho e relevância. Porém, sites menores também podem oferecer garantias para deixar os clientes mais confortáveis.
Uma das melhores formas de conferir segurança a essas páginas é por meio do Certificado SSL. Os sites que não têm esse Certificado são marcados como “não seguros” e têm isso estampado na barra de endereços. Além disso, perdem pontos para ranquear nos principais mecanismos de busca e gerar potenciais clientes.
Você compraria em um site indicado como “Não seguro”? Muito possivelmente não, né?! Então invista no SSL e ofereça a opção de compra segura na Black Friday para os seus clientes.
2. Faça um “esquenta”
Você tem uma base com contatos de clientes e leads? Então que tal usá-la para enviar um e-mail ou SMS avisando que a sua loja vai participar da Black Friday? Além de alertá-los, você pode também pedir para que os interessados se cadastrem para saber mais, receber ofertas exclusivas ou ainda ficar sabendo dos descontos em primeira mão.
Esta dica é bastante relevante, pois garante que essas pessoas vão ter o seu e-commerce em mente quando chegar a Black Friday – e muito possivelmente entrarão no seu site mesmo que seja só para “dar uma olhadinha” (e todos sabemos como é difícil resistir a uma boa promoção).
3. Escolha bem os produtos
Para escolher os produtos que vão entrar na Black Friday, considere:
- Quais são os preferidos/mais vendidos;
- Em quais consegue dar os melhores descontos;
- Se tem o suficiente em estoque ou consegue ter para a data;
- Se consegue negociar com os fornecedores para conseguir melhores condições.
O ideal é que a escolha dos produtos aconteça com antecedência, portanto, não deixe para a semana anterior e já se planeje desde já
4. Invista em mídia
Anunciar com o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras plataformas online pode ser uma ótima ideia desde que seja feito algum tempo antes da Black Friday. Inclusive você já pode começar com o “esquenta”, impactando mais pessoas com o anúncio de que a sua loja virtual vai participar da data, por exemplo.
Já durante a Black Friday, a nossa sugestão é investir também em remarketing, que é um tipo de mídia que alcança novamente pessoas que já entraram no site ou em uma página específica, por exemplo. Com o remarketing, você pode também impactar pessoas que chegaram a colocar algo no carrinho, mas não finalizaram a compra.
Em 2017, um estudo da E-commerce Radar apontou que 82% dos consumidores brasileiros desistiram de comprar um produto depois de já ter colocado ele no carrinho e faltando apenas escolher o modo de pagamento. Lembrar essas pessoas desses produtos que elas abandonaram pode levá-las a voltar ao site e finalizar as compras!
E, caso decida realmente investir em mídia online, faça um planejamento de quanto pode gastar e determine também qual vai ser o período trabalhado.
5. Insira a categoria Black Friday no site
Existem duas mudanças bem legais que você pode fazer no seu site para a Black Friday: usar um banner na home page sobre a data e inserir uma categoria ou um item no menu com os produtos em promoção. Ambas as alterações vão chamar atenção de quem acessa a loja virtual, que serão direcionadas para os descontos.
6. Use a pop-up de saída
Sabe aquelas janelas que abrem na tela quando você está movendo o mouse para perto do “x” de fechar a janela? Elas são chamadas de exit intent pop-ups ou pop-ups de saída e são ótimas aliadas para “prender” o cliente no site.
Ao ver a pop-up, a pessoa vai pensar duas vezes antes de sair do site. E, se você aproveitar essa função para fazer uma oferta irrecusável de Black Friday para o cliente não sair de mãos abanando, as chances de ele fechar a compra com certeza voltam a subir.
7. Se prepare para imprevistos
Você vai entrar na Black Friday pronto para ter sucesso, esperando um ótimo resultado de vendas, certo? Porém, é importante também estar preparado para o que pode dar errado. Ter um plano B e até um plano C é indispensável.
Com tantos acessos, o site pode cair. Pode ser que o valor de um produto apareça errado. E se o estoque acabar rápido demais? Pense em todos os cenários antes de chegar a Black Friday, prepare o pessoal e mantenha a equipe em alerta na data.
E aí, gostou do checklist que preparamos? Com essas sete dicas, você com certeza vai conseguir aproveitar todo o potencial da Black Friday!