Técnicas para memorizar suas senhas

Dicas

Letras maiúsculas, letras minúsculas, números, símbolos alternativos… São diversas orientações para você criar uma senha segura na hora de se cadastrar em um site, criar um e-mail etc. No entanto, a segurança da senha vai muito além da criação da combinação.

Isso porque os especialistas em tecnologia pregam que para ter seus dados guardados de forma mais segura é necessário, além de criar uma senha complexa, criar uma senha diferente para cada site, o que infelizmente as torna mais suscetíveis a eventuais esquecimentos e, dependendo da sua situação, irrecuperáveis.

O problema em ter a mesma senha ou senhas semelhantes é que grande parte dos invasores, ao descobrirem, utilizam softwares que testam, além da senha já descoberta, diversas outras possíveis combinações com esses caracteres em apenas alguns minutos. Para que sua segurança virtual esteja garantida e você não esteja sujeito a esquecimentos, existem algumas técnicas. Tome nota!

Confira Técnicas para memorizar suas senhas

Crie um método para cada site

  • Estabeleça uma fórmula padrão para cada site que você se cadastrar. Daí não é necessário se lembrar da senha especificamente, mas, sim, da regra. Por exemplo: crie uma regra, na qual você repita a letra do meio do nome do site três vezes, a última letra duas vezes, seguida do número de letras do nome e de um caractere especial da sua escolha. Então, uma senha do UOL ficaria “oooLL03?” ou uma senha do Facebook ficaria “ebebebKK08!”.

Use um gerenciador de senhas

Existem aplicativos que gerenciam senhas dos sites em que você já está ou deseja se cadastrar, sendo necessário lembrar apenas a senha do aplicativo, como uma senha mestra. Veja algumas sugestões:

  • Keeper – funciona em todos os dispositivos e navegadores. Armazena senhas de contas virtuais, bancos e cartões. Permite criar pastas compartilhadas e tem o custo inicial de 9,99 dólares por ano.
  • KeePass – disponível somente para desktop. O programa é gratuito e nele você salva todas suas senhas e cria uma senha-mestra de acesso.
  • Last Pass – oferece uma versão gratuita, com o mínimo de segurança para suas senhas, e outra paga, com um leque maior de funcionalidades, tanto para móbile, quanto para desktop.
  • OneSafe – além dos dados de login, é possível armazenar números de cartões de crédito, números de contas e detalhes de imposto. Na Google Play Store, custa 13,69 reais e na Apple Store sai por 9,99 dólares.
  • SplashID Safe – apresenta a funcionalidade de gerar senhas automaticamente. A assinatura anual custa menos de 20 dólares. Funciona em desktops e dispositivos móveis.

Utilizando estas dicas você aumenta bastante a chance de sair da linha de vulnerabilidade de invasores e golpistas, além de passar a ter uma navegação mais segura e tranquila para aproveitar da melhor forma tudo que o meio digital e as tecnologias podem oferecer.

Certificado Digital e senhas

Se você é titular de Certificado Digital ou pretende ser um dia, saiba que as Autoridades Certificadoras, emissoras do Certificado Digital, não mantêm cópias das senhas dos clientes e, obviamente, não podem recuperá-las em caso de esquecimento. Então, tenha atenção! Se você for cliente Certisign, acesse www.certisign.com.br/midias e obtenha mais informações sobre o Certificado Digital e senhas.

Você tem Certificado Digital? O Portal de Assinaturas Certisign é uma plataforma de serviços que permite a assinatura de qualquer documento por meio do Certificado Digital ICP-Brasil. Com apenas alguns cliques e com total validade jurídica. Experimente gratuitamente aqui.

Relacionada
Vulnerável: 123456 foi a senha mais utilizada em 2014

Fonte: Uol com informações Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password