Serasa certificado digital não é mais válido?

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Em fevereiro de 2024, a Serasa Experian — empresa conhecida por seus serviços de análise de crédito e informações comerciais — anunciou uma mudança significativa: o encerramento da emissão de novos certificados digitais. A notícia pegou muitos de surpresa, gerando dúvidas sobre o uso de certificados já emitidos.

Por conta disso, neste artigo, você entenderá qual o impacto dessa mudança para pessoas físicas e jurídicas que tinham certificados digitais da empresa e, o mais importante, conhecerá uma das melhores alternativas para continuar usando sua identidade digital, mas de outra Autoridade Certificadora (AC).

Serasa certificado digital: o que é?

O certificado digital da Serasa Experian era um arquivo eletrônico que funcionava como uma identidade digital com validade jurídica, semelhante a uma assinatura de próprio punho reconhecida em cartório, para que empresas e pessoas físicas pudessem ter segurança e legalidade em diferentes transações virtuais.

Quem poderia ter um certificado digital Serasa?

Serasa certificado digital: o que é? | Foto de um homem e uma mulher trabalhando no escritório | Certificação Digital | Blog da Certisign

O certificado digital da Serasa Experian era usado por diversas pessoas e organizações, por abrigarem diferentes perfis, tais como:

Pessoas físicas

  1. Pessoas que desejam ter uma identidade digital: para assinar documentos, acessar serviços governamentais online (como o eSocial e o portal da Receita Federal) ou realizar transações bancárias de forma mais segura.
  2. Profissionais liberais: como médicos, advogados, contadores, entre outros, que precisassem assinar documentos e contratos digitalmente, além de acessar plataformas específicas de suas áreas de atuação.
  3. Autônomos e MEIs: para emissão de notas fiscais eletrônicas, assinatura de contratos e acesso a serviços governamentais online.

Pessoas jurídicas

  1. Empresas de todos os portes: pequenas, médias e grandes organizações, para assinatura de contratos e notas fiscais eletrônicas, acesso a serviços governamentais e realização de transações bancárias.
  2. Órgãos públicos: para assinatura de documentos e contratos, comunicação segura entre departamentos e acesso a sistemas governamentais.

Vale lembrar que, para obter o certificado digital da Serasa Experian, era necessário apresentar documentos de identificação e comprovante de endereço, além de passar por um processo de validação presencial, ou online, em um dos postos de atendimento da Serasa.

O que houve com a Serasa e seus certificados digitais?

Em fevereiro de 2024, a Serasa Experian anunciou o encerramento de suas atividades no mercado de certificação digital no Brasil. Isso significa que a empresa não comercializa novos certificados digitais, mas continuará prestando suporte aos certificados já emitidos até o final de sua validade, que pode se estender até 2027.

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Tire suas dúvidas sobre o certificado digital Serasa

Tire suas dúvidas sobre o certificado digital Serasa | Foto de uma mulher executiva trabalhando no escritório | Certificação Digital | Blog da Certisign

Você tem ou teve um certificado digital da Serasa e ainda possui dúvidas sobre o futuro do seu documento? Então confira algumas perguntas frequentes sobre o tema:

1. Meu certificado digital da Serasa ainda é válido?

Como mencionamos, a Serasa Experian não emite novos certificados, mas os certificados digitais que ainda estão dentro da validade podem ser usados normalmente. Inclusive, pelo site oficial da Serasa, é possível ter um suporte especializado caso necessite.

2.  Como faço para renovar meu certificado da Serasa?

A Serasa Experian não está mais renovando certificados digitais. Com isso, após a expiração da validade, você precisará adquirir um novo certificado de outra Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil, como a Certisign — uma das maiores empresas do ramo no país.

Leia também: A cada 7 minutos um documento é assinado digitalmente no Brasil

3. O que acontece se meu certificado expirar e eu não renovar?

Se o seu certificado da Serasa Experian expirar, você não poderá mais utilizá-lo para assinar documentos, acessar serviços governamentais ou realizar transações bancárias que exigem certificação digital. Como a empresa não fornece mais esse serviço, você precisará buscar outra Autoridade Certificadora, como a Certisign.

4. A Serasa Experian ainda oferece suporte técnico para os certificados?

Sim, a empresa oferece suporte técnico para os certificados válidos até o final de 2027. Você pode entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento disponíveis no site da Serasa Experian.

5. Posso transferir meu certificado da Serasa para outra Autoridade Certificadora?

Sim, pode sim. Assim que a data de validade se aproximar do fim, basta solicitar a renovação aqui no site da Certisign. 

Compre seu novo certificado digital com a Certisign

Não fique sem segurança e legalidade em suas transações virtuais. Com o certificado digital da Certisign, você garante diversos benefícios, como:

Validade jurídica 

Tenha a autenticidade, a integridade e o não repúdio dos documentos eletrônicos, com o mesmo valor legal da assinatura manuscrita reconhecida em cartório.

Proteção contra fraudes

A criptografia utilizada nos certificados digitais da Certisign garante a segurança das transações online e a proteção de dados sensíveis.

Acesso seguro a sistemas governamentais

Permite o acesso seguro a sistemas governamentais, como o e-CAC da Receita Federal, e a portais de empresas e instituições financeiras.

Assinatura digital

Com o certificado, é possível assinar documentos online, dispensando a necessidade de imprimir, reconhecer firma e enviar documentos fisicamente, agilizando processos e reduzindo custos.

Transações online 

Permite realizar transações bancárias, assinar notas fiscais eletrônicas, participar de leilões online, entre outras atividades, de forma segura e rápida.

Sustentabilidade

A utilização de documentos eletrônicos e assinaturas digitais contribui para a redução do consumo de papel e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente e economia de recursos.

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Mobilidade 

O certificado digital pode ser armazenado em dispositivos móveis, como celular, tablet, tokens e cartões inteligentes, e em nuvem, permitindo o acesso aos serviços de qualquer lugar com segurança.

Variedade de soluções

A Certisign oferece diferentes tipos de certificados digitais para atender às necessidades de pessoas físicas, empresas, órgãos públicos e profissionais liberais.

Suporte técnico especializado 

O suporte técnico da Certisign auxilia os clientes na utilização dos certificados digitais, resolução de problemas, instalação de certificados e outras dúvidas.

Como obter o certificado digital da Certisign?

Na busca de oferecer os melhores serviços para nossos clientes, a Certisign é autorizada a emitir certificados digitais de forma online, ou seja, você pode fazer esse procedimento em uma de nossas unidades ou por meio de videoconferências.

Além disso, oferecemos opções de certificados digitais, seja de modelo A1 ou A3, especiais para diversos tipos de profissionais, como médicos, advogados e contadores. Outra funcionalidade é a opção de personalizar o seu certificado conforme as suas necessidades.

Para obter nossos certificados digitais, basta acessar ao site da Certisign ou enviar um e-mail para: comercial@certisign.com.br para um atendimento exclusivo com nossos especialistas!

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