*Atualizado em 06/05/2024
O certificado digital é a identidade de pessoas físicas e empresas na internet. Por meio dele é possível acessar sites, realizar autenticação em sistemas e assinar documentos com validade jurídica. Por essa razão, ele é protegido por senha para garantir mais segurança. Confira a seguir, quais são as senhas do certificado digital e como desbloquear a senha PIN.
Antes de começar, é importante destacar que a Certisign não tem acesso às senhas de certificados, portanto, não poderá recuperá-las sob nenhuma hipótese. Por isso, memorize suas senhas ou guarde-as em local seguro!
O que é um código PIN?
Um código PIN (Personal Identification Number) é um número de identificação pessoal utilizado para autenticar e verificar a identidade de uma pessoa em sistemas eletrônicos, como cartões de crédito, cartões de débito, smartphones e outros dispositivos eletrônicos.
O código PIN é geralmente composto por quatro a seis dígitos e é mantido em sigilo pela pessoa proprietária do dispositivo ou conta. Ele é usado como uma camada adicional de segurança para evitar acesso não autorizado às informações pessoais ou financeiras.
Como saber o PIN do certificado digital?
A senha PIN pode ser configurada em dois momentos:
- No atendimento (validação) junto ao Agente de Registro, no caso de certificados A3, no cartão ou token.
- Em casa ou em outro momento fora do atendimento (validação). Neste caso, é necessário iniciar a mídia (cartão ou token) e, por padrão, a senha é 1234. Para a sua segurança, sugerimos que a senha seja alterada. Caso tenha dúvidas, confira o passo a passo para a inicialização de mídia.
O que é PUK?
PUK é a sigla para Personal Unlocking Key, ou Chave de Desbloqueio Pessoal. É um código de segurança utilizado em dispositivos móveis, como celulares, para desbloquear o cartão ou token quando o PIN (Personal Identification Number) é inserido incorretamente várias vezes. Para saber mais detalhes da senha PIN e PUK do certificado digital, assista ao vídeo abaixo.
Como desbloquear a senha PIN e PUK do certificado digital?
Como vimos, as senhas PIN e PUK são essenciais para acessar os certificados digitais com segurança. Em alguns casos, a senha PIN pode ser bloqueada por alguma razão, impedindo o acesso ao certificado e aí a única maneira de recuperá-la é usando a senha PUK, mas isso também depende do seu tipo de produto. Por isso, listamos os passos necessários para saber como desbloquear a senha do certificado digital. Confira!
Certificado digital A3 no cartão ou token
Os certificados armazenados nas mídias, cartão e token, têm as senhas PIN e PUK:
- PIN (Personal Identification Number): é solicitada a cada uso do certificado digital. É a senha que você cadastrou no momento da instalação do certificado digital.
- PUK (Unlock Key): é a senha que desbloqueia a mídia do certificado digital. Ela também é cadastrada no momento da instalação do certificado digital. Em caso de esquecimento da senha PIN, use a senha PUK para reiniciar o dispositivo. Por padrão, a senha PUK do certificado A3, no cartão ou token, é 1234.
Cartão Inteligente
A cada utilização será solicitada a senha PIN. Se a senha PIN for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o Cartão Inteligente será bloqueado. Caso isso ocorra, o desbloqueio deve ser feito por meio da senha PUK. Se a senha PUK for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o Cartão Inteligente será inutilizado e o certificado digital será perdido.
eToken Pro (Aladdin) e Token GD Starsign
A cada utilização será solicitado o PIN. Se a senha PIN for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o Token será bloqueado. O desbloqueio deve ser feito com a senha PUK. Se a senha PUK for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o dispositivo pode ser reinicializado e reutilizado, mas o certificado será perdido, sendo necessária a aquisição de um novo.
Certificado digital A3 na nuvem (remotoID)
Para começar, o certificado digital na nuvem tem três senhas:
- PIN: é solicitada a cada uso do certificado digital. Ela foi configurada no momento do atendimento (validação).
- e-Token: é solicitada como 2º fator de autenticação a cada uso do certificado. Ela é gerada no aplicativo remoteID, instalado em seu celular.
- Senha da plataforma web: essa senha é solicitada a cada acesso à plataforma de gerenciamento do certificado na nuvem. Ela foi configurada no momento do atendimento (validação).
Todas as senhas do certificado na nuvem podem ser redefinidas sempre que necessário, por meio da plataforma de gerenciamento. Para isso, é necessário utilizar o código-chave, enviado ao seu e-mail no momento em que foi cadastrado o PIN.
Certificado digital A1 no computador
O certificado digital A1, no computador, somente terá uma senha de uso se ela for cadastrada no momento da instalação. Em caso de esquecimento, basta gerar uma cópia do certificado digital e cadastrar uma nova senha.
Certificado A1 no celular (mobileID)
Esta modalidade de certificado digital não tem senha PUK. Desta forma, não é possível recuperar a sua senha PIN. Em caso de esquecimento, é necessário comprar um novo certificado — caso você não tenha uma cópia.
Dicas de segurança
Vimos até aqui, que, caso sua senha PIN e PUK do certificado digital seja bloqueada, é possível resolver a situação com alguns passos. Contudo, também é possível adotar algumas medidas de segurança para evitar que isso aconteça, tais como:
- não compartilhe suas senhas com terceiros: o certificado digital é a sua identidade no meio eletrônico, por isso, o ideal é memorizar suas senhas ou anotá-las em um local seguro e não compartilhá-las com terceiros.
- evite usar dados pessoais nas senhas: para a sua segurança, ao escolher suas senhas, evite usar dados como data de aniversário, número da residência, nome próprio ou de familiares e sequências simples, como 12345, por exemplo.
Leia também: Mídias – senhas e cuidados
Perguntas frequentes
Ainda têm dúvidas sobre o desbloqueio das senhas PIN e PUK nos certificados digitais? Então, confira a seguir algumas perguntas frequentes que podem te ajudar a entender melhor.
Bloqueei a senha PIN e não sei a senha PUK, e agora?
Caso sua compra esteja dentro dos sete (7) dias previstos no Direito de Arrependimento, do Código do Consumidor, a Certisign concede um voucher para a aquisição de um novo certificado digital. Mas, será necessário realizar novamente uma compra, com validação (atendimento).
Em outras situações, não será possível conceder um novo certificado digital. Por isso, é muito importante cuidar e guardar suas senhas.
PUK bloqueado: como desbloquear?
Não há como desbloquear a senha PUK. Como vimos, se você digitar a senha PUK incorretamente por 5 vezes consecutivas, o cartão/token será imediatamente bloqueado e o certificado digital perdido, sendo necessário comprar um novo produto.
Importante: no caso de cartão, a mídia é inutilizada quando a senha PUK é bloqueada. Já o token poderá ser reinicializado e reutilizado. Mas lembre-se de que o certificado, em ambos os casos, será perdido.
Memorize e guarde suas senhas com segurança. A CertiSign não tem acesso as suas senhas e, por isso, não poderá recuperá-las sob nenhuma hipótese. Caso precise de ajuda, entre em contato conosco.
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