Saiba como deduzir despesas com educação no seu Imposto de Renda

CONTADOR

Dando continuidade à série de “perguntas e respostas” sobre as deduções que podem ser feitas na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, cujo prazo para entrega se encerra no dia 30 de abril, às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos, o Clube do ContadorCertisign enfoca agora os casos de dedução com Educação, explicando o que pode ou não ser deduzido e o que os contribuintes têm de fazer para diminuir o imposto e aumentar a restituição:

Dedução educação imposto de renda 2018

Limite de dedução com educação 2018, no que diz respeito aos gastos com educação?

O limite de dedução com educação é de R$ 3.561,50 por dependente.

Qual o valor de dedução imposto de renda com educação?

Infelizmente, de acordo com as regras da Receita Federal, o valor de despesas que ultrapassar esse limite não pode ser usado para compensar gastos. Portanto, os gastos excedentes do limite devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados” na aba “Valor Reembolsado/Parcela Não Dedutível”.

banner copa contador

 O que pode ser abatido nas despesas com educação?

Ensino Fundamental, ensino médio, ensino técnico ou tecnológico, faculdade e pós-graduação, incluindo mestrado, doutorado ou qualquer especialização.

Faculdade ou pós-graduação de filho pode ser declarada como despesa com dependente?

Se o filho tiver até 24 anos e for incluído na declaração como dependente, sim.

Cursos de inglês ou computação podem ser deduzidos?

Não, não podem. Como foi explicado acima, só são dedutíveis a educação infantil, compreendendo creches e pré-escolas, ensino fundamental e médio; educação superior; e educação profissional.

A dedução com educação vale tanto para o modelo simples quanto para o completo da declaração do IRPF?

Não, a dedução vale somente para as pessoas físicas que optarem pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda, já que o modelo de declaração do imposto simplificado prevê um desconto padrão de 20%.

Quem pode ser considerado “dependente” para deduções com educação no IR?

Pode ser filho, alimentando, companheiro ou uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial, mas é importante ficar atento a algumas regras do fisco. Por exemplo: um filho só pode ser considerado dependente até 21 anos ou até 24 anos, se ainda estiver cursando escola técnica ou faculdade.

Quem tem filho que estuda no exterior pode declarar gastos com estadia e educação?

Não, só podem ser deduzido os valores relativos a despesas de instrução, em estabelecimentos de ensino regular, comprovadas por meio de documentação hábil. Neste caso, os pagamentos feitos em moeda estrangeira devem ser convertidos em dólares e, posteriormente, em reais, mediante utilização do preço do dólar para venda fixado pelo Banco Central do Brasil no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao pagamento.

Gastos com livros, palestras, seminários, workshops, revistas, publicações e materiais técnicos podem ser abatidos?

Não, o valor relativo a periódicos e eventos acadêmicos não podem ser deduzidos do IRPF.

Concorra a um pacote de viagem para a Rússia

Para economizar um tempinho extra utilize o Certificado Digital da Certisign. Além da sua declaração vir pré-preenchida, adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você Contador e seu Cliente concorrem a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Você pode gostar de: Está Valendo! PMEs podem parcelar débitos com o programa Refis

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password