Renovar o Certificado Digital: saiba como e quando solicitar

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Você comprou seu Certificado Digital e, passado algum tempo, começou a receber avisos sobre a expiração? É porque ele tem validade, bem como os demais documentos de identificação. Sendo assim, é preciso renová-lo periodicamente. Além de ser uma forma de assegurar que os seus dados sempre estejam atualizados, é um meio de garantir a autenticidade do titular – e, consequentemente, a validade jurídica. Afinal de contas, ele é o seu, diríamos, “RG” no meio virtual. Precisa renovar o Certificado Digital? Clique aqui. Caso queira saber mais informações sobre como renovar, leia este artigo até o fim.

Primeiro, saiba como checar a validade do Certificado Digital

Está na dúvida se precisa renovar ou não seu Certificado Digital? É só acessar nossa Central de Teste com o seu Certificado Digital plugado no computador para visualizar a data de validade.

Como renovar o Certificado Digital?

O processo de renovação depende do seu tipo de Certificado Digital. São eles:

Certificado Digital A3 válido 

Certificado Digital armazenado em cartão ou token que ainda não expirou. Nesta situação, a renovação é on-line para e-CPF e e-CNPJ (para o segundo a modalidade é possível desde que os dados cadastrais continuem todos iguais) e tem três ou quatro etapas:

  1. Solicitação;
  2. Conferência dos dados e pagamento;
  3. Envio de documentação (apenas para Certificados de Pessoa Jurídica);
  4. Emissão no novo Certificado Digital.

Ah, importante: podem ser renovados on-line apenas os Certificados Digitais da Certisign. Então, solicite renovação do certificado digital utilizando o navegador Chrome com o Certificado plugado no computador e siga o passo a passo, que inclui a instalação de um plugin e extensão. Além disso, caso o Certificado a ser renovado tenha sido adquirido sem a coleta biométrica, apenas a primeira renovação será totalmente on-line.

Certificado Digital A1 ou A3 expirado

Certificado Digital armazenado no computador, em cartão ou token que já expirou. Nesta situação, o seu novo Certificado Digital pode ser adquirido de duas formas:

Adquirir sem sair de casa por videoconferência

Durante a compra em nosso site, na etapa de agendamento do atendimento e entrega do Certificado Digital, caso tenha biometria cadastrada, aparecerá automaticamente a opção de videoconferência.

As etapas são:

  1. Solicitação de um Certificado Digital.
  2. Inserção de dados e pagamento;
  3. Agendamento da videoconferência e envio dos documentos necessários
  4. Realização da videoconferência;
  5. Emissão do novo Certificado Digital.

Renovar presencialmente

Esta modalidade é possível para qualquer produto, independentemente do tipo. Porém, é obrigatória para:

  • Certificados Digitais A1 ou A3 e-CNPJ que tenham tido alguma alteração no cadastro (ex.: representante legal);
  • Certificados A1 ou A3 e-CNPJ sem biometria cadastrada;

Leia também: Certisign é a primeira Certificadora a emitir Certificado Digital totalmente on-line

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password