Receita Federal descontinua entrega da Derex

CONTADOR

A Receita Federal decidiu descontinuar a entrega da Declaração sobre a Utilização dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento de Exportações – Derex, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Fim da obrigação acessória

O fim desta obrigação acessória já era esperado desde a criação da Escrituração Contábil Fiscal – ECF no ano passado, tanto que as informações que seriam repassadas na Derex já constarão na escrituração deste ano.

Publicação da Mudança

A mudança foi publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (26), por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.801, de 2018.

O que é a Derex

Na Derex, os contribuintes prestavam informações ao fisco sobre a utilização de recursos mantidos no exterior, oriundos de exportações de mercadorias e/ou de serviços. Agora, esse repasse de dados será feito pelas empresas na ECF, e pelas pessoas físicas na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF.

Declaração Retificadora

Quem já entregou a DIRPF, mas o fez sem as informações que deveriam constar na Derex poderá consertar a situação enviando uma declaração retificadora, sem incidência de multa até o final do prazo (30 de abril).

Mas atenção: segundo a Receita Federal, as micro e pequenas empresas do Simples Nacional deverão entregar estas informações utilizando o programa Coleta Nacional, disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC no sítio da RFB na internet. No entanto, o formato em que estes dados deverão ser prestados será fixado posteriormente em Ato Declaratório Executivo da Coordenação-Geral de Programação e Estudos – Copes.  Assim, é importante ficar atento.

Você também pode gostar: Obrigações acessórias do mês de abril, que não são mentiras


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password