Mais um ano se inicia e, com ele, a possibilidade de fazer novos planos para a carreira. As áreas de Direito são vasta e dinâmicas. Por isso, é preciso estar atento às tendências e pronto para aperfeiçoar ou adquirir novos conhecimentos.
Selecionamos algumas áreas que estão em alta e podem valer o investimento em 2020. Confira:
Lista das áreas que estão em alta em 2020
7 áreas do Direito
1. Direito da Moda
Também conhecida como Fashion Law, é uma área em franco crescimento e ainda pouco regulamentada, o que exige uma grande especialização por parte dos Advogados que nela atuam.
Pela falta de legislação específica, os profissionais que desejam atuar nesta área devem estudar temas como:
• Propriedade intelectual;
• Direito autoral;
• Direito concorrencial;
Além de, por exemplo, questões relacionadas à cadeia produtiva da moda ligada ao e-commerce.
3. Direito Digital
Outra área que já está em alta há algum tempo é o Direito Digital. Trata-se do conjunto de normas, aplicações e regulação das relações jurídicas realizadas no meio digital. Em outras palavras, é a área que visa assegurar as interações que aconteçam pelo meio online, coibindo a prática de ações que possam lesar um indivíduo ou grupo e responsabilizando o autor dos danos.
Essa é outra área que ainda tem pouca legislação e demanda muito estudo dos Advogados que nela atuam, além de oferecer uma série de oportunidades para esse profissionais.
4. Direito Trabalhista (consultivo)
Devido à Reforma Trabalhista aprovada em 2017, esta é uma área em alta, principalmente para aqueles que atuam de forma consultiva. Isso porque muitas empresas precisaram (e ainda precisam) procurar um profissional qualificado para entender a fundo as mudanças e reorganizar processos para atuar em conformidade com a legislação vigente.
5. Direito Eleitoral
As novas regras no sistema eleitoral e a Lei da Ficha Limpa fizeram com que esta área voltasse a ser muito demandada, exigindo atualização e jogo de cintura dos profissionais que nela atuam.
6. Direito Empresarial
Esta é uma área que sempre foi muito requisitada, ainda mais considerando que todas as grandes empresas possuem um setor jurídico, além de contratarem escritórios especializados.
Nos últimos anos, com o fenômeno do empreendedorismo e o surgimento de inúmeras startups, a procura pelo(a) Advogado(a) especializado em Direito Empresarial cresceu ainda mais e a tendência é que continue em alta.
7. Compliance
Principalmente após a Lei Anticorrupção e o fenômeno da Operação Lava a Jato, este tema passou a ser fundamental na pauta das médias e grandes empresas. Os Advogados especialistas em Compliance são essenciais por zelar para que as corporações atuem em conformidade com a legislação vigente.
8. Relações Institucionais
Cada vez mais os escritórios e empresas têm entendido a importância de um(a) Advogado(a) que cuide das relações institucionais, ou seja, que acompanhem de perto o Congresso Nacional. Estes profissionais, devido esta proximidade, conseguem acompanhar as políticas públicas, as questões regulatórias, legislativas e políticas que impactam diretamente a economia e, consequentemente, as organizações. Assim, é uma posição estratégica de grande relevância.
O Direito é uma área em constante evolução e sempre oferece novas oportunidades para seus profissionais. Por isso, se manter atualizado e antenado é fundamental. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar de: 9 desafios que todo Advogado enfrentam durante a carreira