*Atualizado em 11/04/2025.
A perda do certificado digital pode gerar dúvidas e preocupações para os titulares do certificado digital A3, armazenado em um cartão inteligente ou token. Saber como agir nessa situação é fundamental para evitar transtornos.
Para te ajudar nisso, reunimos as principais perguntas e respostas sobre o que fazer em caso de perda do token ou cartão com o certificado digital. Confira as informações a seguir e siga as instruções necessárias para resolver o problema de forma rápida e segura.
1. Perdi meu certificado digital: o que fazer?
Perder o certificado digital pode ser motivo de preocupação. Mas com a Certisign, resolver esse problema é simples. O primeiro passo é revogar o certificado o mais rápido possível — procedimento que você pode fazer de forma online ou presencial.
Revogação online
- Acesse a página de revogação do site da Certisign.
- Digite o CPF do titular e a senha de identificação.
- Selecione o certificado digital a ser revogado.
- Informe o motivo da revogação e digite a senha de revogação, que você recebeu por e-mail após a emissão do certificado.
- Imprima a solicitação de revogação, assine e guarde-a.
- Clique em ENVIAR. O sistema revogará o certificado e apresentará uma tela de operação bem sucedida. O certificado revogado será incluído automaticamente na LCR (Lista de Certificados Revogados) e então o processo estará completo.
- Será encaminhada para o e-mail cadastrado durante a validação do certificado a confirmação do processo.
Precisa revogar seu certificado digital? Acesse a página suporte sobre a revogação e siga o passo a passo no site Certisign.
Revogação presencial
Nesse caso, o titular do certificado deve comparecer ao Ponto de Atendimento em que realizou a emissão do mesmo, munido de um documento de identidade (CPF ou CNPG e RG) e o motivo da revogação.
O processo de revogação será executado pelo Agente de Registro. Ao final do procedimento, será fornecido um documento contendo a solicitação de revogação e será encaminhada a confirmação ao e-mail cadastrado no momento da solicitação.
Importante: a revogação imediata é crucial para evitar que seu certificado seja utilizado por terceiros indevidamente. Em caso de roubo, furto ou suspeita de uso indevido, registre também um Boletim de Ocorrência (B.O.).
Na impossibilidade de efetuar a revogação pelo site ou pessoalmente, entre em contato com a central de dúvidas e suporte da Certisign.
Precisa de um novo certificado digital? Clique aqui e confira as opções ideais que a Certisign tem para o seu perfil.
Leia também: Leitora de Certificado Digital: o que é e para que serve?
2. Revoguei o certificado digital, há como recuperá-lo?
Não, a revogação é um processo irreversível. Quando você revoga um certificado digital, seja ele A1 ou A3, ele é permanentemente invalidado e não pode ser reativado. É como deletar um arquivo do seu computador — uma vez excluído, não há como trazê-lo de volta.
Isso ocorre para garantir segurança da sua identidade digital. Imagine se fosse possível reativar um certificado revogado — isso abriria brechas para fraudes e uso indevido, comprometendo a confiança em assinaturas digitais e outros processos.
Dessa forma, após revogar sua identificação, você precisará emitir um novo certificado digital.
Leia também: Renovar o Certificado Digital: saiba como e quando solicitar
3. Como recuperar senha do certificado digital da Certisign?
Para começar, é importante que você saiba: por determinação da legislação, a Certisign, ou outra Autoridade Certificadora, não tem acesso as senhas dos certificados. Portanto, ela não poderá recuperá-las para você sob nenhuma hipótese.
No entanto, em situações de bloqueio, você mesmo pode recuperar a senha do seu certificado digital. Confira neste artigo como recuperar as senhas PIN e PUK do certificado digital.
4. Qual o prazo para solicitar a revogação do certificado após a perda?
Não há um prazo específico, mas recomenda-se solicitar a revogação o mais rápido possível após constatar a perda, roubo ou suspeita de uso indevido do certificado. Quanto mais tempo passar, maior o risco de que ele seja utilizado por terceiros.
Além disso, também é indicado que você emita um novo certificado digital Certisign quanto antes. Isso fará com que você não perca todas as facilidades e comodidades que ele proporciona a você ou a sua empresa, como a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), acesso a serviços da Receita Federal, assinatura digital com validade jurídica, entre outros.
Lembre-se de que a revogação imediata é essencial para proteger seus dados e evitar o uso indevido do seu certificado. E, depois disso, é só comprar e emitir um novo certificado digital Certisign para continuar aproveitando todos os benefícios e facilidades dos serviços digitais com segurança e validade jurídica.
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