Perdi meu Certificado Digital. E agora, o que fazer?

Dicas

Muitos titulares têm dúvidas sobre qual o procedimento realizar em caso de perda do Certificado Digital A3, que é armazenado no Cartão Inteligente ou Token. Por isso, preparamos algumas perguntas e respostas sobre o tema. Veja a seguir e, caso necessário, siga as instruções.

Perdi meu Certificado Digital. O que devo fazer?

Solicite a revogação imediatamente

Solicite imediatamente a revogação. Os clientes pode realizar esse processo no site da Certisign.  A revogação também deve ser feita em caso de roubo, modificação, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da chave privada correspondente ou da mídia armazenadora, ou ainda quando for constatada informação incorreta no Certificado Digital.

Qual é o procedimento de revogação?

A revogação do Certificado Digital pode ser realizada de duas formas:

Pela internet

  •  Acesse www.certisign.com.br/revogue e clique em Revogar Certificado Digital.
  • Digite o CPF do titular e a senha de identificação.
  • Selecione o Certificado a ser revogado.
  •  Informe o motivo da revogação e digite a senha de revogação, que você recebeu por e-mail após a emissão do Certificado.
  • Imprima a solicitação de revogação, assine e guarde-a.
  •  Clique em ENVIAR. O sistema revogará o Certificado e apresentará uma tela de operação bem sucedida. O Certificado revogado será incluso automaticamente na LCR (Lista de Certificados Revogados) e então o processo estará completo.
  •  Será encaminhada para o e-mail cadastrado durante a validação do Certificado a confirmação de revogação.

Pessoalmente

Nesse caso, o titular do certificado deve comparecer ao Ponto de Atendimento em que realizou a emissão do mesmo, munido de um documento de identidade, apresentando:

  •  CPF ou CNPJ e RG;
  •  Os motivos da revogação requerida.

O processo de revogação será executado por um Agente de Validação. Ao final do procedimento, será fornecido um documento contendo a solicitação de revogação e será encaminhada confirmação da mesma ao e-mail cadastrado no momento da solicitação.

Não consigo revogar meu Certificado Digital pela internet e não posso comparecer a um Ponto de Atendimento. Qual é o procedimento?

Na impossibilidade de efetuar a revogação pelo site ou pessoalmente, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0300 789 2378 ou por meio do e-mail sac@certisign.com.br.

Revoguei meu Certificado Digital, mas o encontrei. Há como recuperá-lo?

Não. A revogação anula totalmente a funcionalidade do Certificado Digital. Nesse caso, é necessária uma nova compra.

Você sabia que o Certificado Digital também pode ser utilizado para assinar documentos? Assim você economiza tempo, dinheiro e ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Conheça o Portal de Assinaturas.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password