As Lawtechs e Legaltechs são, basicamente, startups dedicadas a trazer soluções tecnológicas para o Advogado e para mercado jurídico como um todo. Estas empresas não têm como objetivo tomar o emprego dos Advogados, pelo contrário, e sim serem aliadas destes profissionais, trazendo mais agilidade, assertividade e inovação para suas rotinas.
O que as startups podem fazer para o Advogado
O que são Lawtecs e Legaltechs?
É comum que estas startups sejam chamadas tanto de Lawtechs como Legaltechs, e é importante ressaltar que no exterior elas tem propósitos diferentes. Enquanto as Lawtechs têm como objetivo desenvolver soluções para o público final dos Advogados, as Legaltechs atuam com foco nas soluções destinadas aos Advogados, sejam dos departamentos jurídicos ou escritórios.
No entanto, como no Brasil o conceito é relativamente novo e as startups voltadas para o setor jurídico estão se desenvolvendo, ainda não há essa diferenciação de conceitos e todas estas empresas são conhecidas como Lawtechs.
Tipos de soluções
As Lawtechs e Legaltechs desenvolvem os mais diversos tipos de soluções voltadas para o mercado jurídico e para facilitar a vida dos Advogados. Confira algumas delas:
Automação e gestão de documentos
Desenvolvimento de softwares responsáveis por automatizar a gestão destes documentos, controlando prazos de processos e ciclo de vida de contratos, por exemplo, gerando grande economia de tempo para os Advogados. Há ferramentas no mercado voltadas tanto para escritórios de Advocacia quanto para departamentos jurídicos.
Análise de dados
Já existem soluções voltadas para a coleta e análise de dados jurídicos para ajudar os Advogados a entenderem como os casos são julgados, algumas inclusive medindo a porcentagem de êxito com base em jurisprudência. Outras são voltadas para reunir e analisar dados públicos, como legislações, documentos, publicações, entre outros de grande utilidade para os profissionais.
Conteúdo jurídico
As startups que atuam focada em produção de conteúdo jurídico também são consideradas nesta categoria, afinal facilitam a vida dos Advogados que precisam estar sempre atualizados sobre o que acontece no mercado jurídico.
Prospecção
A busca por novos clientes é sempre um desafio para Advogados e escritórios, e já existem startups especializadas em auxilia-los nesta tarefa.
Resolução de conflitos online
O Brasil é um dos países com número mais elevados de disputas judiciais. Visando auxiliar na minimização deste problema, algumas startups oferecem soluções online para mediação, arbitragem e negociação de acordos, evitando que a disputa vá parar na Justiça.
Benefícios para o mercado jurídico
Além dos benefícios mais claros como oferecer recursos tecnológicos para que os Advogados possam ser mais assertivos, ágeis e eficientes, as startups voltadas para área jurídica também trazem outros importantes benefícios como a redução de custos para os escritórios e empresas.
Isto porque o custo de aquisição costuma ser mais baixo do que soluções de grandes corporações, por exemplo. Além disso, auxiliam no aumento de produtividade dos Advogados e diminuem custos de transações internas.
Cenário brasileiro
Comparado a outros países, o cenário das Lawtechs e Legaltechs ainda tem muito para se desenvolver no País, embora esteja em franca expansão. Em 2017, foi criada a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), que já conta com mais de 50 startups jurídicas inscritas, e este número tende a só aumentar considerando o avanço na modernização do setor e o número cada vez maior de Advogados se formando todos os anos.
Com toda certeza, as Lawtechs e Legaltechs vieram para ficar e estão revolucionando o mercado jurídico.
Você já conhece o Certificado Digital na nuvem Remote ID Certisign? Com ele você pode assinar documentos digitalmente a qualquer hora e em qualquer lugar através de qualquer dispositivo: smartphones, tablets, desktops, notebooks. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar: 10 aplicativos que podem ser muito úteis para advogados