O que os profissionais da saúde podem aprender com a série Grey’s Anatomy?

Médico

Você pode gostar ou não, mas o fato é que a série Grey’s Anatomy (ou A Anatomia de Grey) é sucesso de público. Não por acaso, a atração se aguenta firme e forte e chegou a sua 14º temporada e com a 15º a caminho, mesmo com alguns de seus protagonistas já tendo deixado o programa.
E, além das histórias que boa parte do mundo gosta, a série traz lições que podem inspirar médicos quem trabalha na área de Saúde.

Lições que você pode aprender com a série Grey´s Anatomy

Força, foco e… delegue

Uma das principais personagens da série Miranda Bailey (Chandra Wilson) começou como uma médica residente na atração e, atualmente, é a chefe da área de cirurgia. Ela consegue delegar muito bem as tarefas entre os médicos, mantém a eficiência da equipe e sabe utilizar muito bem os talentos especiais de cada membro do time. Bons líderes fazem isso.

Especialize-se e vá a luta. Com força

Criadora da série, Shonda Rhimes se interessou desde cedo pelo mundo do entretenimento. E, para fazer sucesso nessa área, ela se preparou. Se formou em língua inglesa e escrita criativa, se arriscou pelo mundo da publicidade e depois ainda se especializou em escrita para televisão na Universidade do Sul da Califórnia. Com todo esse background acadêmico, faltava a prática. E ela começou de baixo, mas com determinação. Escreveu o filme Crossroads (aquele da Britney Spears), mas também assinou o roteiro do simpático O Diário de uma Princesa 2.
Mas foi mantendo o seu radar ligado para oportunidades que Rhimes decolou. Ela descobriu que executivos da rede ABC (onde trabalhava) procuravam um drama que se passasse em hospitais. A partir daí, ela ligou seu computador e criou Grey´s Anatomy. O resto é história. Não por acaso, Shonda Rhimes emplacou outras séries de sucesso, como as boas How To Get Away With Murder e Scandal.
bannerCopadomundo

Aposte na diversidade

Grey’s Anatomy mostra a importância de se trabalhar em um ambiente onde prevalece a diversidade, seja ela sexual, de gênero ou de estilo de vida. Na série, você vê mulheres que são chefes de departamentos onde antes predominavam homens, que têm igualdade salarial, que expõem seus pontos de vista com determinação, são bissexuais e enfrentam qualquer preconceito relativo à essa questão, ou simplesmente afastam qualquer tipo de manifestação machista. Sim, they can do it!

Em situações de stress, pare, respire e vá com calma

Seja na sua própria clínica, seja como funcionário de um hospital. O fato é que, vez por outra, você vai se encontrar sobrecarregado e, claro, estressado. Nessas horas, Grey´s Anatomy – que, claro, se passa no ambiente mais estressante possível, um hospital – mostra que não adianta ficar “pilhado”. Em casos assim, pare tudo, respire, tome um café (ou chá) e resolva suas demandas uma por uma, passo a passo, com calma. Você vai ver como tudo se resolverá naturalmente.

Esteja preparado para mudanças

Por mais que você bole planos e planos para fazer sua clínica decolar ou aquele projeto no hospital ser aprovado, esteja sempre preparado para a mudança. Novos cenários sempre podem trazer novas perspectivas e coisas ainda melhores do que você havia planejado. E em Grey´s Anatomy isso é mostrado com clareza, seja com a troca de personagens, seja com novas histórias, seja, simplesmente, com o fim de um ciclo. Assim como os processos em papel que aos poucos assumem uma função mais digital.

Com o uso do Certificado Digital por exemplo você elimina uma série de burocracias, médicos e profissionais de saúde podem acessar o PEP (Prontuário Eletrônico de Pacientes). Esse prontuário é um arquivo digital que contém todas as informações do histórico do paciente. Os profissionais realizam anotações utilizando o Certificado Digital garantindo validade jurídica nos processos.

Você também pode gostar:
Tudo o que você precisa saber sobre a Dmed
Certificado Digital para médicos. Tão necessário quanto cuidar da saúde
• O que é o CRM Digital?

Se você é médico ou profissional de saúde e ainda não possui o seu Certificado Digital Aproveite a promoção Certisign: adquirindo ou renovando qualquer certificado no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password