mobileID: Como instalar o Certificado Digital no celular ou tablet

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Ouça este conteúdo sobre Certificado Digital no celular ou tablet

Além do token, do cartão inteligente, do computador e da nuvem, o smartphone e o tablet também podem armazenar um Certificado Digital. Assim, para aqueles que estão sempre em deslocamento e precisam utilizar a tecnologia com frequência, o Certificado Digital para dispositivos móveis pode ser bastante conveniente, pois é só levar consigo o seu celular, por exemplo, – um aparelho difícil de esquecer nos dias de hoje, convenhamos – e conectá-lo a um computador.

Certificado Digital no celular ou tablet

Tão fácil quanto carregá-lo e utilizá-lo é a sua instalação, que é feita por meio de um aplicativo e alguns cliques. Ou seja: em poucos minutos você sai com o seu Certificado emitido e pronto para ser usado. Quer saber mais como instalar o Certificado Digital no celular? Então acompanhe as instruções a seguir.

Instalação do Certificado Digital em celular/tablet – mobileID

1. Baixe o aplicativo em seu celular ou tablet

  • Depois de ter feito a etapa do atendimento por videoconferência ou presencial, vá até a App Store ou Google Play e digite “Certisign” na barra de buscas. Feito isso, você encontrará o aplicativo “mobileID”.
  • Faça o download do aplicativo “mobileID”.

2. Emita o Certificado Digital no celular ou tablet

  • Com o App já baixado e aberto, clique na opção “Minhas identidades”.
  • Em seguida você criará uma senha, a qual será solicitada toda vez que utilizar o seu Certificado Digital. Portanto, memorize-a.
  • Feita a definição da senha, vá em “Novo” e, depois, em “Emitir Certificado”.
  • Coloque o número do pedido e o Código de Emissão 1 (entregue/mostrado ou enviado pelo Agente de Registro durante o atendimento) e o Código de Emissão 2 (enviado por e-mail após o atendimento). Após inserir as informações, clique em “Buscar pedido” e, depois, em “Emitir Certificado”.
  • Digite novamente a senha, definida no início do processo, e pronto! Seu Certificado está emitido.

3. Baixe o DesktopID

Por fim, em seu computador, instale o DesktopID. É este programa quem fará a conexão entre o seu Certificado e a aplicação que você acessar.

Ele pode ser instalado nos sistemas operacionais:

  • Windows 7 ou superior;
  • macOS 10.12 ou superior

Posso instalar o Certificado Digital em qualquer celular ou tablet?

Não, pois alguns sistemas operacionais não são compatíveis com a tecnologia. Para usar o Certificado no celular/tablet mobileID é preciso que ele seja:

  • Google Android 5.0 ou superior; ou
  • Apple IOS 8.1 ou superior;

Posso exportar meu Certificado mobileID?

Sim. O Certificado Digital mobileID é do tipo A1 e pode ser exportado, realizando o que chamamos de “cópia de segurança“. Para isso, basta acessar seu aplicativo mobileID, ir em “Configurações” e depois em “Exportar Certificados“. Feito isso, basta conectar seu celular no computador e exportar o Certificado.

Ah, em celulares Android, basta acessar a pasta “Certisign” para a retirada da cópia de segurança. Já em celulares Apple iOS, no momento da exportação, é possível salvar no iTunes ou compartilhar a cópia.

Meu celular ou tablet quebrou/foi formatado. É possível recuperar meu Certificado?

Não há como recuperar o Certificado Digital que estava instalado no dispositivo. No entanto, se você salvou uma cópia de segurança, você pode instalá-la em seu novo dispositivo. Saiba como importar sua cópia de segurança.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password