Manual de boas práticas para se manter seguro na rede

Segurança da Informação

O roubo de dados visando a extorsão é uma ação criminosa que não é rara, confira dicas de como evitar cair em golpes e manter a sua segurança e da empresa em que trabalha.

Dicas de como evitar cair em golpes e manter a sua segurança e da empresa em que trabalha.

Quanto maior a visibilidade, maior a chance de sua empresa ser atacada

O “sequestro” e interceptação de dados de empresas são cada vez mais comuns, sendo necessária a implantação de um plano de segurança que evite o vazamento de informações, incluindo rígidos contratos de confidencialidade e até mesmo o monitoramento da rede, para controlar o que é acessado pelos colaboradores.

Mas qual é o ataque mais comum atualmente no mundo digital?

Os ataques mais comuns são os chamados de ransomware: um tipo de vírus que infecta computadores e criptografa as informações armazenadas no disco do computador. Com os dados criptografados, os ransomwares exibem uma tela exigindo resgate, com valores altos de moedas digitais, para que todos os arquivos possam ser recuperados.

Esses crimes envolvendo criptografia de arquivos e solicitação de resgates em moedas digitais estão cada vez mais comuns e a quantidade de infecções ocorridas em sequência são assustadoras e surpreendentes. Especialistas imaginam que os infratores possuam redes de computadores que são utilizados para espalhar o vírus. Este ato é conhecidos como máquinas zumbis.

Como proceder em caso de ataque?

Segundo a Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos de São Paulo, em caso de ataques, o usuário deve se encaminhar a delegacia mais próxima e realizar o registro de ocorrência de invasão a dispositivos eletrônicos. Os peritos irão tentar rastrear a origem do ataque, e abrirão uma investigação sobre o caso. As empresas também são orientadas a não pagar os pedidos de regaste e a investirem em melhores planos de blindagem digital.

Como se prevenir de ataques como estes?

O primeiro passo é orientar e conscientizar a equipe quanto a boas práticas de acesso à web. É fundamental entender que os ataques muitas vezes acontecem por meio de sites maliciosos e arquivos suspeitos, com links e anexos corrompidos. Para garantir a segurança dos dados, o controle das senhas de acesso a redes sociais, emails e aplicativos de envio e compartilhamento de arquivos confidenciais deve ser restrito a um pequeno grupo.

Invista em um bom armazenamento virtual

O armazenamento virtual pode ser considerado uma solução eficaz para esse tipo de problema. Serviços de armazenamento em nuvens são alternativas que permitem guardar, transferir e compartilhar arquivos no ambiente online.

A garantia de segurança é que este recurso impede o acesso não autorizado a qualquer intruso, é possível usar serviços de criptografia capazes de codificar automaticamente qualquer documento adicionado a contas na nuvem.

Atualização do sistema operacional

Atualizando regularmente o sistema operacional dos computadores de sua empresa fica mais difícil que uma pessoa mal-intencionada consiga acessar a ele através das brechas deixadas.

Problemas como erros de programação, bugs ou até mesmo disfunções de softwares são oportunidades de ouro para ações de infratores que têm o interesse em se apropriar de suas informações.

Segurança da rede

Para evitar a invasão de redes de internet wi-fi é possível adotar medidas que vão desde ações mais simples até as mais complexas, como a adoção de senhas elaboradas e seguras, até como a ativação e utilização de programas que monitoram o seu consumo de dados e o uso de códigos nos roteadores centrais.

Outra dica é apostar no Certificado Digital. Ele garante a integridade e segurança das operações, atribuindo validade jurídica e proteção dos dados. Além disso, permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade, sustentabilidade e redução de custos.

Você também pode gostar: Conheça as empresas russas que se destacam na área da segurança da informação

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password