Como rejeitar a Notificação de Lançamento do Imposto de Renda

Imposto de Renda

Caiu na malha fina e recebeu a Notificação de Lançamento? Saiba que você pode discordar dos valores e impugná-los por meio de uma defesa. Neste artigo, você confere os detalhes sobre como impugnar uma Notificação de Lançamento do Imposto de Renda.

O que é impugnar a Notificação de Lançamento do IRPF?

Impugnação é o meio oficial para contestar um lançamento realizado por uma autoridade fiscal. A rejeição (defesa) pode ser total ou parcial.

Funciona da seguinte forma: se discorda de todos os valores descritos na Notificação de Lançamento do Imposto de Renda, você deve apresentar uma defesa total – justificando item a item. Mas, caso discorde apenas de uma parte, você deve pagar ou parcelar o valor com o qual concorda.

Pagamento do valor da Notificação de Lançamento

Se quitar seu débito à vista dentro do prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento da Notificação, você ganha 50% de desconto sob a multa de ofício. Já se o pagamento for parcelado, obedecendo o mesmo prazo, o desconto é de 40%.

Quem pode solicitar a impugnação?

O próprio contribuinte, que recebeu a Notificação de Lançamento do Imposto de Renda, ou seu representante legal. Para ter acesso ao conteúdo processual, é preciso acessar o e-CAC usando um Certificado Digital.

Quais são as etapas?

  1. Preencher o formulário eletrônico de impugnação
  2. Solicitar abertura de dossiê digital de atendimento
  3. Solicitar a juntada de documentos ao dossiê
  4. Acompanhar o andamento do processo
  5. Obter o resultado do julgamento

Para cada uma destas etapas há sistemas e documentações especificas. No site do Governo, você pode conferir o passo a passo no detalhe.

Quanto tempo demora para obter a resposta de aceite da defesa?

A avaliação pode levar até 360 dias corridos. Este prazo varia de acordo com a demanda das Delegacias da Receita Federal do Brasil de Julgamento (DRJ).

Você pode gostar de: Certificado Digital facilita a declaração do Imposto de Renda na quarentena

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password