Benefícios da junta comercial digital para quem vai abrir um negócio

Benefícios e Aplicações

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Qualquer pessoa que decide abrir um negócio no Brasil enfrenta algumas dificuldades. Além de inúmeros documentos para serem entregues, as etapas do processo na Junta Comercial nem sempre estão integradas, o que dificulta mais ainda a abertura.

No entanto, toda essa burocracia pode ser eliminada com as facilidades da internet, e com as juntas comerciais não poderia ser diferente. Essa modernização do setor faz parte de um projeto que tem o objetivo de facilitar a vida de quem deseja empreender.

Com a Junta Comercial Digital, todas as solicitações ao órgão, sejam elas de abertura, encerramento ou alterações em empresas, só podem ser realizadas de modo eletrônico.

Quer conhecer os principais benefícios de uma junta comercial digital para aqueles que desejam abrir um negócio? Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

O que é a Junta Comercial Digital?

Em primeira análise, a junta comercial é um órgão do governo responsável por armazenar e realizar os registros de atividades relativas a empresas e sociedades empresariais.

Cada estado tem sua própria junta comercial, com o acervo de registro de empresas em todas as cidades daquele estado. Todas elas são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Registro e Comércio (DNRC).

Mas com a evolução da tecnologia, a prestação de serviço de registro empresarial tornou-se 100% digital, ou seja, realizada totalmente pela internet, oferecendo uma maior segurança jurídica, confiabilidade, além de garantir acesso mais facilitado aos serviços prestados aos empresários e contadores.

O processo de digitalização vem ocorrendo no país desde 2012, quando a Junta Comercial do Estado de São Paulo passou a exigir o uso do certificado para abertura de empresas. Depois desse período, outros estados se prepararam para a transição e aderiram à modalidade.

Para que o registro empresarial seja feito exclusivamente por meio digital, o cliente precisa ter um Certificado Digital – documento eletrônico de identificação que funciona como uma espécie de assinatura digital com validade jurídica, que garante a integridade e a autenticidade das transações realizadas em meio eletrônico, por meio da criptografia de dados.

Além disso, o Certificado Digital também pode ser usado para enviar e consultar as declarações da empresa, como Imposto de Renda de pessoa jurídica, realizar transações bancárias, logar-se em ambientes seguros, assinar nota fiscal eletrônica e escriturações contábeis e fiscais.

Importante destacar que, para abertura da empresa, é necessário o certificado digital nos modelos e-CPF A1 ou A3 de todos os sócios permanentes da empresa. Após a realização do cadastro, o usuário poderá acompanhar o andamento do processo e visualizar a análise do seu pedido, sem precisar se deslocar até a junta comercial.

Quais os benefícios da mesma para quem pensa em abrir um negócio?

É evidente que a automatização desse serviço oferece diversos benefícios tanto para o Estado quanto para os seus usuários. Afinal, a transformação digital representa, acima de tudo, uma oportunidade para otimizar as organizações públicas.

Confira, a seguir, as vantagens da junta comercial digital para quem vai abrir uma empresa.

Desburocratização

Processos burocráticos são os maiores entraves na rotina de uma empresa. Com a utilização do Certificado Digital para assinar documentos, diversos estágios burocráticos são eliminadas, como reconhecimento de firma e ratificações das juntas comerciais. A cada uso é gerada uma assinatura eletrônica com validade jurídica equivalente à assinatura manuscrita, garantindo a segurança dos processos.

De modo geral, a junta digital permite uma rotina mais fluída, orgânica e produtiva. Ela busca flexibilizar o trabalho, encontrando soluções simples, rápidas e eficientes.

Segurança jurídica

Toda essa automatização e desburocratização não seria possível sem que o processo digital oferecesse segurança. O responsável por assegurar essa vantagem aos usuários é o certificado digital, que permite assinar digitalmente os documentos com o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita.

Dessa forma, é possível realizar todas as transações em meio eletrônico sem correr o risco de violação de suas informações.

Maior rapidez nos processos

A agilidade é a principal vantagem adquirida com o processo digital. O tempo de abertura de uma empresa que antes durava cerca de 3 dias, pode cair para 2 horas com o registro eletrônico. Esse tempo gasto cuidando da gestão de documentos e localização de registros físicos representa um desperdício de produtividade, o que demonstra a necessidade de mobilidade digital.

O processo manual e burocrático compromete o cumprimento de prazos e, muitas vezes, gera retrabalho e perda desnecessária de tempo. Por isso, a otimização do tempo precisa ser crucial em qualquer organização.

Redução de custos

Digitalizar o processo significa eliminar custos associados à compra de materiais, tarefas, impressão e armazenamento de documentos. Além disso, torna-se desnecessário os deslocamentos para assinaturas presenciais, autenticações adicionais e envio de documentos à parte interessada. É possível resolver tudo bem simples, com apenas alguns cliques, de onde quiser e a qualquer hora.

A redução de papel no processo e a escolha pelo uso de arquivos digitalizados permite, também, um aumento do espaço físico da empresa. Isso resulta em economia financeira, afinal a junta comercial passa a usar um espaço menor de arquivamento de documentos.

Sustentabilidade

Outro aspecto importante é o benefício do serviço ao meio ambiente. Com o uso do certificado digital, uma quantidade considerável de papel deixa de ser impressa. Isto significa que litros de água são economizadas e árvores são salvas, impactando diretamente na redução do desmatamento e dos bens naturais do planeta.

Cabe ressaltar que o certificado digital para órgãos públicos é acessível, econômico e vantajoso. Como abordado anteriormente, os ganhos da automatização não são apenas do Estado, mas sobretudo dos usuários do serviço, que terão sua vida facilitada.

No entanto, apesar das vantagens oferecidas, a junta comercial digital ainda não é realidade em todo o território nacional. Por isso, ao abrir o seu negócio, não se esqueça de consultar a junta comercial do seu estado e verificar se o serviço já está disponível.

E para você que está pensando em abrir uma empresa, sugiro que conheça os benefícios de ter um Certificado Digital e-CPF antes do e-CNPJ. Por isso, leia agora mesmo o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

Você também pode gostar: Junta Comercial já opera de forma digital

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password