IR 2015: prepare-se e não caia na malha fina

CERTIFICAÇÃO DIGITAL Imposto de Renda

Todos os anos, milhares de declarantes caem na temida malha fina da Receita Federal do Brasil por conta de erros no preenchimento da declaração e omissão de rendimentos. Em 2014, 937 mil contribuintes foram pegos pelo Leão.

Para o contribuinte a fugir desses problemas, além de uma boa organização, como separar os comprovantes com antecedência, uma alternativa é a declaração pré-preenchida, apresentada pela Receita Federal no IR 2014.

Para utilizar a declaração pré-preenchida é necessário ter um Certificado Digital ICP-Brasil, ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2014 (ano-calendário de 2013) e que a Receita já tenha recebido as informações da fonte pagadora no momento da importação do arquivo.

Por que a declaração pré-preenchida é uma boa opção?

“O contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções. Isso porque o Certificado Digital possibilita, por meio da garantia do sigilo fiscal, que o titular receba todas as informações da base da Receita vinculadas ao seu CPF. Basta clicar na opção Declaração Pré-Preenchida disponível no site da Receita (e-Cac) e pronto. Desta forma, diminuem as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

Como comprar um Certificado Digital

Quem ainda não tem Certificado Digital e quiser utilizar a declaração pré-preenchida deve solicitar o documento eletrônico a uma Autoridade Certificadora habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil, como a Certisign, que oferece mais de 1.400 Pontos de Atendimento.

Fonte: G1 com informações Certisign

Relacionada
IRPF 2015: Certificado Digital e Rascunho da RFB podem ajudar o contribuinte

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password