Com objetivo de modernizar o atendimento, em 2018, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a implantação de um novo modelo de atendimento em suas agências, também conhecido como INSS Digital.
O que é INSS Digital?
O INSS Digital basicamente consiste na tramitação eletrônica de documentos.
Diversas agências do INSS passaram a adotar este fluxo de tramitação eletrônica, o que trouxe muito mais agilidade e eficiência para o dia a dia dos cidadãos e, principalmente, dos Advogados já que agora é possível realizar diversos procedimentos pelo portal do INSS na internet.
O segurado vai até uma unidade do INSS e entrega todos os documentos necessários. Estes são escaneados no dia do atendimento e, a partir daí, o segurado recebe um número do protocolo de requerimento para acompanhar o andamento do pedido pela internet. Assim, em menos de meia hora, o cidadão já sai da unidade com a senha para acesso ao portal Meu INSS, canal onde é possível acompanhar todas as fases do pedido, de qualquer lugar.
Quem pode ter acesso a este benefício?
Todos os Advogados, adimplentes e sem nenhuma punição ou condenação criminal, que estejam inscritos na OAB Seccional de São Paulo, podem se inscrever, desde que seja respeitada a cláusula de limitação territorial do Plano de Trabalho (item 3) firmado entre as partes.
Certificado Digital
Para ter acesso ao benefício, os Advogados devem acessar o site da OAB SP e aderir, utilizando o Certificado Digital, por meio do Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo.
Como se cadastrar?
Com o Certificado Digital em mãos, os Advogados devem acessar a área restrita do site da OAB SP e clicar no link “INSS Digital”. Após aderir, basta aguardar um e-mail, que chegará em até 10 dias úteis, com os dados para autenticação no sistema do INSS. Depois disso, todo procedimento deverá ser realizado por meio do sistema do INSS.
Outros benefícios
Além da liberdade e mobilidade para o cidadão, que pode acompanhar o processo de onde estiver, sem ter que se deslocar, o INSS Digital também facilita todo o processo como um todo. A análise dos requerimentos fica bem mais ágil com a tramitação eletrônica e até a própria distribuição de processo fica mais inteligente, pois é feita de uma unidade para outra, equilibrando quantidades de documentos analisados por local.
Acordo de cooperação OAB SP e INSS
Foi assinado um acordo de cooperação técnica entra seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o INSS para a Advocacia Paulista. Com este acordo, o Advogado pode realizar diversos procedimentos pelo sistema do INSS na internet, além de abrir processos para concessão de aposentadorias e benefícios, com o envio de documentação digitalizada.
Ou seja, o INSS digital traz diversos benefícios não apenas para os cidadãos, mas também para os Advogados que atuam na área Previdenciária. Não deixe de se informar sobre os procedimentos no seu Estado para usufruir desta importante modernização. Para receber mais conteúdos como este, cadastre-se abaixo.
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