Guia sobre as melhores maneiras para comandar o próprio negócio contábil

CONTADOR

Quem nunca sonhou em ter o próprio escritório contábil que atire a primeira pedra. Mas, o que, de fato, é ser empreendedor? Acima de tudo, o ato de empreender envolve muito mais do que ter o próprio negócio. Empreender é sinônimo de realizar algo novo, diferente, inovar, sair da zona de conforto, correr riscos e, principalmente, confiar na sua própria capacidade de tomar decisões.

Como diz Augusto Cury, “ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória”.

Pensando nisso e na pessoa que está abrindo seu próprio escritório de Contabilidade, bem como naqueles que sonham em adentrar nas trilhas do empreendedorismo, a O Clube do Contador Certisign traçou um guia sobre as melhores maneiras para comandar o próprio negócio.

5 Dicas para comandar o próprio negócio contábil

Conheça o caminho

Ou seja, começar o negócio em uma área já conhecida. Não adianta nada empreender na Contabilidade ambiental se sua experiência profissional está mais voltada para escrita fiscal e folha de pagamento

Seja criativo

E se a grana tá curta? Não tem problema! Se não há como abrir um escritório, é possível começar a trabalhar de casa mesmo, no esquema home office, afinal, hoje, com um computador ou um smartphone em mãos, força de vontade e criatividade é possível ter resultados fantásticos.

Tenha parcerias

Ter pessoas por perto, principalmente, para guiar seus passos, elogiar e criticar quando uma determinada ação vai mal. Saber ouvir é uma das qualidades de quem quer empreender.

Slogan perfeito

Explicar seu negócio e seu objetivo em uma única frase, do tipo “Se é Bayer, é bom”; “Abuse, use C&A” ou “Quem pede um, pede Bis”. Na prática, os clientes que não sabem o que uma empresa faz ao certo vão procurar a concorrência.

Tenha visão de futuro

Não é porque você agora é patrão de si mesmo que poderá chegar à empresa a hora que bem entender e sair no momento que quiser. Quem dera fosse assim, mas quem pensa em empreender tem de ter em mente que, em muitas ocasiões terá de trabalhar bem mais do que quando era empregado. Além disso, no tempo “livre” é fundamental que o indivíduo dedique-se a cursos de especialização, participe de palestras e seminários, leia livros e novidades sobre sua área de atuação. Lembre-se sempre que ficou para trás o tempo que a atualização profissional era algo optativo. Hoje, isso é mais do que obrigatório!

Por fim, se você está no ramo do empreendedorismo ou pretende entrar neste universo fantástico, saiba que, para ter sucesso, é fundamental ter resiliência, ser curioso, criativo e, principalmente, focado. Ninguém consegue parar um [bom] empreendedor – a não ser ele mesmo!

Você pode gostar de:


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password