Esteja vacinado contra as notícias falsas

Cidadania Digital

Não apenas o Brasil, mas o mundo todo, tem passado por uma fase cheia de acontecimentos atribulados, cheios de confusão e agressividade. A política nacional é um dos melhores exemplos, com pessoas adotando lados e discutindo todos os dias.

Toda essa agitação, somada a pouco conhecimento de como lidar com ferramentas virtuais de informação, cria um ambiente fértil para a disseminação de notícias falsas. Desde as mais inofensivas até as que têm como objetivo manipular as massas, notícias e boatos nunca foram tão comuns nas redes sociais.

Mas parece que o cerco aos mentirosos está se fechando. O Facebook, por exemplo, vem adotando uma postura cada vez mais ativa contra a disseminação de notícias falsas dentro da rede social. Para ajudar, separamos aqui 10 dicas para identificar essas armadilhas.

10 dicas para identificar notícias falsas na internet

Fique sempre com um pé atrás

Evite acreditar em notícias logo de cara no ambiente virtual. Principalmente se a manchete parecer apelativa, com letras maiúsculas e pontos de exclamação.

De olho na URL

Muitos sites e fontes de notícias falsas criam posts e notícias com layout semelhantes aos de jornais e sites conhecidos, mas podem ser facilmente desmascarados pela url do link.

Cheque as fontes

Uma notícia real exige uma fonte confiável e de boa reputação. Desconfie de organizações desconhecidas e não tenha preguiça de pesquisar mais a fundo.

Gramática também conta

Não confie em notícias com erros ortográficos e layouts estranhos. Eles são sinais típicos de que a notícia vem de uma fonte não profissional.

banner-campanha-institucional-2

Uma imagem pode valer mil boatos

Imagens e vídeos podem ser facilmente manipulados. Ou pior, usados fora de contexto. Desconfie caso as imagens pareçam suspeitas e pesquise a procedência delas.

Que dia é hoje?

Checar a data da notícia também é uma boa maneira de identificar farsas. Muitas notícias antigas, apresentadas fora de contexto também podem causar muita confusão. Fique de olho.

Junte as evidências

Textos genuínos, escritos por profissionais, sempre possuem fontes. Se o texto não menciona de onde tirou seus fatos e informações, com certeza é motivo para desconfiar.

Cheque outros veículos

Notícias importantes raramente são veiculadas apenas por um jornal ou site. Conferir se outros canais também estão noticiando o fato, é uma maneira inteligente de assegurar sua veracidade.

Motivo de piada

Às vezes, diferenciar uma notícia séria de uma sátira ou brincadeira pode ser difícil. Para evitar constrangimentos, procure ficar por dentro dos principais sites de sátiras e humor que imitam o formato jornalístico.

Use seu bom senso

Leia cada notícia com atenção, interprete e pense de forma crítica. Compartilhe apenas notícias que você tem certeza que são verdadeiras.

Se notícias falsas podem causar uma enorme confusão, imagine então uma assinatura falsa. Ainda bem que, para isso, você conta com o Certificado Digital, que garante toda a segurança e permite que você assine documentos com validade jurídica. Gostou do nosso texto? Compartilhe com seus amigos.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password