Divórcio on-line com Certificado Digital: saiba como solicitar

Benefícios e Aplicações

Se preferir, ouça este conteúdo sobre Certificado Digital

Se o seu casamento chegou ao fim e você precisa formalizar o encerramento, saiba que é possível fazê-lo à distância, pela internet. Essa possibilidade está em vigor desde o dia 26 de maio de 2020, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou o Provimento nº 100/2020 que trata dos atos notariais e estabeleceu o Sistema de Atos Notariais Eletrônicos (e-Notariado) em âmbito nacional. Neste artigo você confere mais informações sobre como se divorciar on-line utilizando Certificado Digital.

O que é o divórcio on-line ou divórcio digital?

Primeiramente, vamos entender “O que é divórcio”. Trata-se do ato de romper todas as responsabilidades do casamento, permitindo assim que os envolvidos se casem novamente.

Assim, o divórcio on-line é a realização deste rompimento no meio digital. O ato também é realizado por um tabelionato, mas sem a necessidade da presença física. No entanto, é preciso seguir alguns requisitos para que isso seja possível.

Como se divorciar on-line?

As regras são as mesmas para a situação do divórcio extrajudicial – realizado diretamente no cartório, sem mediação de um juiz para resolver pendências entre as partes.

  • O casal precisa estar numa situação amigável, sem conflitos e de acordo com todas as questões que envolvem o divórcio, como a separação dos bens, a pensão, entre outros critérios.
  • Não pode ter filhos menores ou incapazes, bem como a mulher não pode estar grávida – mas há exceções que podem variar de acordo com as regras de cada estado.
  • As partes precisam assinar digitalmente a documentação por meio de um Certificado Digital ICP-Brasil e-CPF ou Certificado Digital e-notariado.
  • Participação de um advogado.

Documentos para realizar o divórcio digital

O divórcio on-line, ou digital, ocorre por meio de uma videoconferência, na qual o Tabelião é quem conduz os procedimentos. Além de seguir as regras mencionadas anteriormente, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Certidão de casamento;
  • comprovante de residência;
  • pacto antenupcial (caso exista);
  • documentos de bens a serem partilhados, se existirem;
  • Plano de Partilha.

Todos os cartórios realizam o divórcio on-line ou digital?

Não. Para consultar os Cartórios que já realizam os atos notariais eletrônicos, como o divórcio digital, clique aqui.

Em quanto tempo o divórcio digital é concluído?

O procedimento é concluído em até 48 horas. Já no modelo tradicional, o tempo para a finalização pode levar até seis meses. Além disso, o divórcio on-line permite que o encerramento das responsabilidades do casamento seja feito com pessoas residentes de municípios, estados e até mesmo países diferentes, proporcionando mais comodidade aos envolvidos.

Certificado Digital ICP-Brasil e e-notariado

Qual a diferença entre eles?

A diferença está na funcionalidade de cada um deles. Com o e-CPF, além de poder assinar digitalmente o ato do divórcio digital, você pode formalizar contratos, procurações ou qualquer outro documento à distância, com poucos cliques e sem caneta e papel. O e-CPF também pode ser usado para acessar suas informações no site da Receita e serviços do Governo Digital.

Já o Certificado e-notariado pode ser usado apenas nos serviços ofertados pelo Cartórios que praticam atos notariais eletrônicos.

Onde e como solicitar o Certificado Digital e-CPF ICP-Brasil?

Você deve procurar por uma Autoridade Certificadora, como a Certisign, e fazer a sua solicitação pelo site. Existem alguns modelos de e-CPF:

  • A1 – você emite e guarda ele em um computador. Permite gerar cópias para você usá-lo em outros dispositivos.
  • A3 – você emite e guarda ele na nuvem, no cartão ou no token.

Você também pode se interessar: Qual é a diferença entre Certificado Digital A1 e A3?

Onde e como obter o Certificado e-Notariado?

O e-Notariado é emitido por uma Autoridade Notarial.

 

 

 

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password