No próximo dia 5 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com a data, abrem-se novas oportunidades de debate em relação aos problemas globais em meio à constante conscientização sobre a urgência das questões ambientais. De acordo com um estudo realizado pela Opinion Box em 2022, a sustentabilidade nas empresas é buscada por quase 70% dos brasileiros. E, como reflexo deste movimento, a adoção de práticas sustentáveis tem se tornado um pilar cada vez mais importante.
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um exemplo de uma iniciativa que tem impacto positivo nas empresas e, também, no meio ambiente. Somente no último mês, foram emitidas mais de dois milhões de NF-es. E, desde a sua implementação, em 2006, foram mais de 37,01 bilhões de notas registadas, de acordo com o portal da Fazenda. O formato eletrônico é assinado digitalmente por um certificado e, por isso, elimina a necessidade de talões físicos. Como na versão impressa, em média, uma nota tinha 4 vias, pode-se estimar que foram poupadas 148 bilhões de papel nos últimos 17 anos.
Os benefícios proporcionados pela NF-e também podem fazer parte do dia a dia das empresas em outras áreas. “O processo de assinatura de contratos, por exemplo, pode ser totalmente digitalizado. E isso é muito simples: basta submeter o documento em um portal de assinaturas, escolher como quer assiná-lo, com ou sem certificado digital, e pronto. Com isso, elimina-se o vai vem de papel e todos os custos e etapas relacionados ao processo. Por consequência, a empresa se torna mais sustentável”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da CertiSign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil.