Dia da Contabilidade: 9 coisas que você precisa saber sobre a profissão de Contador

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

É comum ver materiais bastante técnicos sobre o mercado de contabilidade quando lemos reportagens ou textos sobre o papel desses profissionais. No entanto, há uma série de fatores que fazem com que seu Contador seja muito mais do que meros analistas de números.

E neste 25 de abril, Dia da Contabilidade, confira 8 curiosidades sobre essa profissão e veja que a importância deste especialista é muito maior do que imaginamos:

Com as curiosidades abaixo você já tem algo mais para falar com seu Contador. Aproveite o dia para homenageá-lo 🙂

Curiosidades sobre a profissão dos Contadores

  • O FBI tem mais de 2 mil Contadores 

As investigações criminais não se limitam apenas a cenas de crimes, balas e suspeitos. Muitas informações precisam ser analisadas por uma equipe especializada para lidar com todos os trâmites burocráticos do sistema. Isso acontece também no FBI (Federal Bureau of Investigation), unidade do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Estima-se hoje que existam mais de 2 mil profissionais de todo o mundo empregados no órgão.

  • Silvio Santos vem aí 

Você realmente acha que a contabilidade só serve para anônimos, não é mesmo? Pois é melhor reconsiderar essa visão, já que diversas celebridades são graduadas em contabilidade. Senor Abravanel, que você conhece como Silvio Santos, vulgo dono do SBT, é formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti. Utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na área contábil Silvio construiu um império da mídia brasileira e tornou-se um dos maiores comunicadores do país.

  • Rolling Stones e a contabilidade 

Entre a composição de um hit e outro, o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, estudou Contabilidade e Finanças na Escola de Economia de Londres, com uma bolsa de estudos. Inclusive, Mick conheceu seus companheiros de banda Keith Richards e Brian Jones nesse mesmo período

bannerCopadomundo

  • O rei do saxofone também é Contador 

Tudo bem que suas músicas podem ser um tanto quanto cafonas, mas é inegável que ele transformou o saxofone em algo pop. Além disso, Kenneth Bruce Gorelick, mais conhecido como Kenny G, é formado em Contabilidade pela Universidade de Washington. Mais um fato para ser adicionado ao seu currículo de mais de 75 milhões de discos vendidos.

  • As primeiras faculdades de contabilidade no Brasil 

Os diplomas da Escola Prática de Comércio de São Paulo e da Academia do Comércio do Rio de Janeiro foram considerados oficiais na formação dos profissionais de contabilidade a partir de 1905. Era um embrião do que viriam a ser as faculdades de Contabilidade espalhadas por todo o Brasil.

  • Mas quando a contabilidade se tornou oficialmente uma profissão? 

O militar Eurico Gaspar Dutra, em 31 de janeiro de 1946, assinou o Decreto Lei 9.295/46 que reconhece a profissão de Contador como oficial no Brasil.

  • Toda empresa precisa de um Contador 

Sim, é exatamente isso: nenhuma empresa funciona sem ter ao menos um Contador. Parece difícil encontrar uma profissão que seja unanimidade assim, não é mesmo? O mercado de trabalho para quem é formado em Ciências Contábeis é tão bom que, mesmo com mais de mil universidades oferecendo o curso no Brasil, quase todos os profissionais encontram-se trabalhando.

  • Contador não é apenas um especialista em imposto de renda 

Você provavelmente já viu alguém pedir indicações de um bom Contador para poder declarar imposto de renda, não é mesmo? Pois não é apenas isso que essa profissão é capaz de fazer. O Contador é o profissional que trabalha com a área financeira, econômica e patrimonial das empresas. Ele é capaz de controlar todos os custos de uma companhia, fazer análise e cálculo de impostos e também é fundamental na hora de dar base para uma tomada de decisão que envolva o capital da companhia.

Na hora de escolher um Contador para sua empresa, certifique-se que ele saiba usar a tecnologia a seu favor, a partir das ferramentas certas para acelerar processos e ganhar eficiência. Um bom exemplo é o Certificado Digital da Certisign, que elimina uma série de burocracias, economiza papel e ainda traz agilidade para gerenciar documentos (como contratos e notas fiscais) e de forma totalmente segura e com validade jurídica.

  • Contadores podem levar seus clientes para a Rússia

Aproveite a promoção Certisign: adquirindo ou renovando qualquer certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Você também pode gostar: Cinco dicas que você precisa observar ao contratar um contador

Fontes: Que Curso.com


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password