Cresce o uso da assinatura eletrônica entre advogados

ADVOGADOS Assinatura Digital

*Atualizado em 16/04/2024

Assinar documentos a qualquer hora e de qualquer lugar. Esse é apenas um dos benefícios proporcionados pela assinatura digital, que já faz parte da vida dos advogados por conta do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) e vem ganhando ainda mais espaço na rotina desses profissionais. Neste artigo, você vai conferir números que comprovam a crescente adesão da assinatura eletrônica entre os advogados.

Para se ter ideia, em 2023, mais de 1.116.600 mil assinaturas eletrônicas foram realizadas no Portal de Assinaturas OAB, nossa plataforma que viabiliza a formalização de contratos e outros documentos com validade jurídica por meio do certificado ICP-Brasil. Esse número representa um crescimento de 40,7% em relação a 2022. Vale dizer que no Portal de Assinaturas OAB também é possível assinar documentos com validade jurídica sem o certificado digital.

A gente acredita que a pandemia tem uma participação importante no aumento à adesão da assinatura eletrônica entre advogados, porque ela exigiu que todos nós nos adaptássemos a uma rotina de trabalho on-line, na qual a agilidade na execução e a possibilidade de resolver tudo à distância ganharam protagonismo. E aí ficou clara a importância do uso da tecnologia, que proporciona, além dos benefícios mencionados, muitas outras vantagens como:

  • Redução de custos: não há uso de papel e necessidade de deslocamento para autenticação e troca de documentos entre as partes.
  • Redução de espaço: os documentos “nascem”, são assinados e armazenados digitalmente, eliminando a necessidade de espaço físico para o armazenamento.
  • Liberdade: não importa a hora e o lugar. Tanto faz estar numa praia ou no escritório, o documento pode ser assinado no momento em que for mais conveniente.

Como assinar digitalmente documentos no Portal de Assinaturas OAB

 É muito simples. Você vai precisar ter um certificado digital válido e acessar nosso Portal de Assinaturas OAB. Depois:

  • suba o documento no Portal de Assinaturas OAB;
  • assine e indique os signatários;
  • aguarde a conclusão do fluxo;
  • pronto: todos recebem o documento assinado.

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