Como usar o Certificado Digital em outro computador

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Ouça este conteúdo sobre Certificado Digital

Você comprou e instalou seu Certificado Digital no computador, mas terá que usá-lo em outro aparelho? Seja qual for o motivo, está tudo bem! Saiba que isso é possível e, neste artigo, vamos explicar o passo a passo de como exportar o Certificado Digital e utilizá-lo em um novo computador. Para facilitar o entendimento, separamos o texto por tipo de Certificado.

Certificado Digital tipo A1

Este tipo de Certificado Digital fica armazenado no computador e permite a criação de cópias para que você use-o em outros dispositivos. Inclusive, durante a emissão é gerada, automaticamente, uma cópia de segurança que fica salva na área de trabalho com o formato .pfx. Para exportar o Certificado A1, você deve:

  1.  Localizar a cópia do Certificado no computador que costumeiramente você utiliza. Ela tem a extensão .pfx.
  2. Depois de localizá-la, você deve salvá-la em um pen drive ou enviá-la por e-mail para que possa instalá-la no novo computador.
  3. Salve a cópia do Certificado na área de trabalho do novo computador e realize o procedimento de importação (instalação) seguindo as orientações descritas neste link – Localize o item IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE A1 e escolha a opção IMPORTAÇÃO A1.
  4. Prontinho! Agora, é só testar o Certificado para saber se está tudo ok. Acesse a nossa Central de Testes.

Atenção: por estar armazenado no navegador, caso a máquina atual tenha sido formatada e a cópia não esteja salva em outro local, não é possível recuperar o Certificado A1.

Veja também: Como instalar o Certificado Digital

Certificado Digital tipo A3

Para usar um Certificado armazenado no cartão ou token em outro computador é simples, basta preparar a nova máquina. Vamos lá?

  1. Desconecte o Certificado do atual computador e plugue-o no novo.
  2. Clique aqui e siga o passo a passo do item INSTALAÇÃO DE DRIVERS.
  3. Prontinho! Agora, é só testar o Certificado para saber se está tudo ok. Acesse nossa Central de Testes.

Certificado Digital na nuvem ou no celular 

Em ambos os casos, remoteID e mobileID, é preciso realizar apenas um procedimento: a instalação do DesktoID no novo computador. É este sistema que fará a conexão entre o seu Certificado e a aplicação que você acessar.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password