Como tornar seu networking mais eficiente para o seu negocio

Empreendedor

Em tempos de desemprego, muito tem se falado da importância de ter um bom networking para conseguir uma recolocação rápida. No entanto, ter uma boa rede de contatos também é essencial para fazer com que o seu empreendimento crie oportunidades e faça bons negócios. Mas não é só isso. E em um país continental como o Brasil e com regiões tão distintas entre si, é importante saber como regionalizar seu networking, para aproveitar os pontos fortes de cada área. E isso vale tanto para novos negócios, quanto para estruturar sua empresa com soluções e profissionais adequados. Logo, veja abaixo como você pode fazer isso de forma eficiente.

Como regionalizar seu negócio para aproveitar os pontos fortes de cada área

Sul

A região Sul se destaca, principalmente, pela diversidade da sua economia. Se a sua empresa é focada em áreas como agropecuária, extrativismo, turismo, energia e pecuária, é esta a região para se estar.

  • No Paraná, você pode criar um forte networking nas indústrias de papel, celulose, fabricação de caminhões e automóveis, eletrodomésticos e agroindústria;
  • já em Santa Catarina, o foco é a produção de carnes e fabricação de calçados e roupas de marca;
  • por fim, no Rio Grande do Sul, os setores petroquímico, de produção de carros, calçados, vinhos e alimentos oferecem grande oportunidades.

Sudeste

Região mais desenvolvida do Brasil e responsável por mais da metade do PIB brasileiro, o sudeste é o lugar para se criar um networking e expandir seus negócios tanto para um mercado consumidor gigantesco, quanto para fazer negócios com as principais empresas do Brasil e do mundo.

  • Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, você pode encontrar grandes talentos na área de TI e fazer negócios com uma crescente cadeia de startups que sediadas na capital mineira. Não por acaso, o Google mantém sua divisão nacional de programadores por lá.
  • Já o Rio de Janeiro é um bom local se a sua empresa é focada nos setores petrolíferos, de siderurgia e, claro, de turismo. Ainda que o estado venha passando por uma grave crise, é possível ainda encontrar boas oportunidades nessas áreas.
  • Já ter uma boa rede de contatos no estado de São Paulo é mais do que obrigatório. Afinal, é lá que encontramos o maior mercado consumidor, boa parte das sedes das maiores empresas do Brasil, a maioria das filiais das multinacionais e algumas das maiores universidades do Brasil, como a USP e a Unicamp.

Centro-Oeste

Se o seu empreendimento é focado no agronegócio ou quer se expandir nesta área, é no Centro-Oeste que seu networking deve migrar, mais precisamente para Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Nestes estados estão, por exemplo, os maiores produtores de soja, milho, gado, entre outros commodities. Ou seja, ali estão as oportunidades para investir em vender novas tecnologias que possam aperfeiçoar esse tipo de produção, por exemplo.

bannerCopadomundo

Nordeste

Se a sua empresa é focada em novas tecnologias, o Nordeste pode ser uma região importante para encontrar novos talentos na área de TI. Um bom exemplo disso está no Recife (PE), que conta com o Porto Digital, que abriga dezenas de startups do setor, além de parcerias com multinacionais e universidades federais

Norte

Mesmo um pouco mais afastada dos grandes centros, a região norte é o lugar para empreender se a sua empresa quer focar em áreas como extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, energia e manufatura de produtos, através da Zona Franca de Manaus. Além disso, é possível ainda investir no Turismo da região, uma vez que a Floresta Amazônica oferece possibilidades quase infinitas para a criação de novos negócios que atraiam turistas de dentro e fora do Brasil.

E o Portal de Assinaturas Certisign garante mobilidade e economia na hora de assinar os contratos

Se você planeja expandir o seu networking Brasil afora e, consequentemente, a possibilidade de novos negócios, o Portal de Assinaturas Certisign é a ferramenta perfeita para isso. Trata-se de uma solução desenvolvida para assinatura e armazenamento de documentos eletrônicos, que utiliza os certificados digitais para realização das assinaturas, totalmente integrável aos diversos sistemas de gestão de negócios.

Veja na Prática como funciona:

No Portal de Assinaturas Certisign, além de assinatura digital, também é possível realizar assinatura eletrônica, assinatura de servidor, envio de e-mail registrado, verificação da veracidade de uma assinatura digital. Além das diversas possibilidades de assinatura e garantia jurídica de todo processo, o Portal de Assinaturas Certisign faz a guarda, gestão e compartilhamento de qualquer documento eletrônico de forma segura, simples e rápida, por até 60 meses. Quer saber mais sobre o portal? Então acesse aqui e veja todas as vantagens que eles podem trazer ao seu negócio.

Você também pode gostar: Cinco dicas que você precisa observar ao contratar um contador

Certificados Digitais são essenciais para eliminar burocracias, agilizar processos, garantir a segurança das informações e gerar facilidades para quem os têm. E por falar em Certificado Digital. Aproveite a promoção Certisign: adquirindo ou renovando qualquer certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil para você? Se quiser continuar a receber mais materiais relacionados, preencha nosso cadastro logo abaixo.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password