Como montar um negócio de alimentação mais sustentável?

Empreendedor

Montar um negócio da área de Alimentação e/ou Gastronomia não envolve apenas paixão. Nessa área, o empreendedor também precisa atuar em outros departamentos, como administração e até mesmo um pouco marketing. E nessas horas, o mundo digital oferece inúmeras facilidades para tornar o seu negócio mais ágil e eficiente. Vamos a alguns deles.

Como digitalizar o seu negócio de alimentação:

Use um software de gestão online

A Tecnologia, se bem usada, pode ser uma aliada e tanto para usar melhor o nosso tempo. E para processos como gerenciamento de estoque, acompanhamento de pedidos, envio de orçamentos e emissão de notas fiscais, elas podem ser uma mão na roda, já que é possível automatizar todas essas tarefas.

E uma aquisição essencial para sua empresa é contar com um software de gestão online. Com isso, você pode controlar e monitorar melhor suas entregas e ficar bem atualizado com tudo o que acontece no seu empreendimento apenas olhando para a tela do PC.

Use do Marketing Digital

Tenha uma boa estratégia de mídia digital para o seu estabelecimento ou principais produtos. Existe uma máxima no e-commerce que diz: “Só é lembrado quem é visto”. Logo, é importante ter uma estratégia de investimento em mídia para que a sua empresa seja vista e lembrada por todos internet afora. Com isso, links patrocinados, e-mail marketing, anúncios e posts pagos em redes sociais podem ajudar a trazer novos consumidores para sua loja.

Provisione uma verba para investir neles e personalize ao máximo os textos para entrar no espírito da data. Mapeie quais são os produtos mais desejados da sua loja e use-os como isca.

Tenha um aplicativo

Hoje, toda empresa que oferece serviços por meio do seu site, também precisa pensar de forma mobile. Ou seja, ela tem de ter em mente que muitos dos seus clientes acessarão ou querem adquirir seus produtos também na palma da mão, mais precisamente na tela do smartphone, um bom aplicativo é a melhor solução para conectar seu empreendimento aos potenciais compradores.

Isso porque acessar serviços ou comprar produtos por um aplicativo tende a ser mais rápido e fácil do que acessar um site via smartphone. Para isso, o app precisa ter um UX ( User experience – em português costumamos falar experiência do usuário) bem definido, onde tudo deve ser encontrado (e adquirido) no menor número de cliques possível. Além disso, ele precisa ser leve, não ocupando muita memória do smarpthone do usuário ou exigindo poder de processamento excessivo do aparelho. Para completar, ele deve respeitar as questões de privacidade do cliente, pedindo autorização de acesso apenas aos recursos essenciais do telefone.

E se ainda não tem condições financeiras para investir em um aplicativo – afinal, desenvolver um ainda é um processo caro – você pode optar por parcerias com empresas cujo core do negócio gire em torno do seu negócio. Ou seja, você pode montar parcerias com companhias como o iFood, Restaurante Web, Spoonrocket, Rappi, Ubereats, entre outros. Em troca, elas cobram uma comissão por cada venda realizada.

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Use o WhatsApp Empresas ou Facebook Messenger para interagir com seus clientes

O tempo em que você precisava usar um serviço de e-mail para fazer reservas ou falar com seus clientes ficou para trás. Agora é possível fazer isso por meio de messengers, seja via PC ou no celular. E dois messengers mais populares do mercado sem dúvidas é o WhatsApp e o Facebook Messenger, que já vêm sendo usados para atendimento ao cliente e de formas bem interessante.

  • O primeiro, a partir de uma versão específica para business, voltada às empresas de todos os portes, incluindo restaurantes e bares. Nele, você divulga promoções, conversa com seu público e resolve problemas.
  • O segundo, a partir de chatbots, serviços de mensagens automáticos, dotados de Inteligência Artificial, conversa com seus clientes e consegue resolver problemas de natureza menos complexas.

 

Comanda / catraca eletrônica

Trabalhar com Alimentação e/ou Gastronomia exige interação com o grande público em pontos físicos (um bar, restaurante, lojas, padaria, etc). Mas isso não quer dizer que ele não possa aproveitar as benesses do mundo digital.

E para negócios que trabalham com consumo e acesso de um grande volume de pessoas, catracas e comandas eletrônicas são uma ótima solução. Por elas, é possível manter o controle de estoque, saber quantas pessoas entram e saem todos os dias do estabelecimento, qual o ticket médio por cabeça, quanto tempo elas ficam no local e quais os produtos mais consumidos, entre outras informações. E todos esses dados ficam à disposição do empreendedor por meio de relatórios e dashboards.

Formalize contratos digitais

O Portal de Assinaturas Certisign é uma solução desenvolvida para assinar e armazenar documentos eletrônicos, que utilizam os certificados digitais para realização das assinaturas, totalmente integrável aos diversos sistemas de gestão de negócios. No Portal de Assinaturas, além de assinatura digital, também é possível realizar assinatura eletrônica, assinatura de servidor, envio de e-mail registrado, verificação da veracidade de uma assinatura digital.

Além das diversas possibilidades de assinatura e garantia jurídica de todo processo, o Portal de Assinaturas Certisign faz a guarda, gestão e compartilhamento de qualquer documento eletrônico de forma segura, simples e rápida, por até 60 meses. Quer saber mais sobre o portal? Então visite a página oficial do serviço e veja todas as vantagens que eles podem trazer ao seu negócio.

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