Como ganhar dinheiro em uma cidade pequena do interior

CONTADOR

Há pelo menos dois séculos, milhares de brasileiros de todas as regiões do País migram para o eixo São Paulo – Rio de Janeiro em busca de emprego e melhores condições de trabalho. No entanto, nas últimas décadas essa tendência vem arrefecendo e até se invertendo, em razão da procura por melhor qualidade de vida que as cidades do interior proporcionam.

Nesta contramão estão também empresas que, para sobreviverem e até mesmo crescerem, migram para municípios afastados dos grandes centros. E alguns Contadores movidos pela mesma razão também estão fazendo as malas e mudando para cidades pequenas.

As vantagens para quem faz essa opção são várias, indo desde os incentivos fiscais que as cidades menores oferecem até a qualidade de vida dos funcionários que optarem por seguir a empresa para “mares mais tranquilos”.

Quando comparamos a realidade encontrada nas grandes capitais, que, além do trânsito caótico, têm índices de violência altíssimos, a ideia já é tentadora. Adicione a essa conta o custo de vida salgado que quem mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, por exemplo, tem de arcar, e é fácil ver que a balança pende para a tranquilidade do interior.

E não precisa ir muito longe para se deparar com situações de vida melhores. No Estado de São Paulo, por exemplo, há o município de Americana, que têm atraído novos moradores e empresas nos últimos anos, por ter uma estrutura eficiente, sem o estresse da vida na capital paulista.

É importante salientar que esta realidade não é exclusiva de cidades do interior, mas algumas capitais também têm vivido essa mudança econômica, como Curitiba -PR, Florianópolis -SC e Recife -PE.

Esse aumento populacional gera a oportunidade de os Contadores migrarem ou mesmo angariarem novos clientes no município no qual já residem, uma vez que quando há mais pessoas em uma cidade é preciso aumentar o número de comércios e serviços para atender à demanda extra. Como todo empreendimento precisa do auxílio de um profissional da Contabilidade… É estar com a faca e o queijo na mão.

Recursos de Marketing

Indo ou ficando, contudo, será preciso fazer uso de alguns recursos de Marketing para atrair este público e fazê-lo conhecer o seu escritório como uma opção interessante de serviço contábil. Uma dica é manter o seu LinkedIn atualizado. Isso vale para quem deseja ser contratado como Pessoa Física também.

Ainda sobre redes sociais, cuidado com as publicações no Facebook. Se os princípios da empresa não condisserem com as suas publicações, você pode perder o cliente/emprego.

Fique de olho nas mudança

Fique de olho nas mudanças sutis que têm surgido na sua região. Às vezes seu vizinho, que tem o sonho de abrir o próprio Food Truck, pode ser um cliente em potencial. O salão de beleza da esquina talvez nunca tenha ouvido falar em Simples Nacional e você será o canal de informações de que ele precisa. Há ainda a diarista, que não sabe que precisa recolher a contribuição do INSS para se aposentar no futuro.

Olha quantas oportunidades! Aproxime-se dos novos vizinhos. Quem sabe os seus serviços não serão a xícara de açúcar que eles precisam. O importante é trabalhar bem e conquistar uma boa vida.

Você também pode gostar de: Mais um nicho de trabalho promissor para os Contadores:  a revisão tributária


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password