*Atualizado em 08/04/2024
Uma situação que pode ser mais comum do que se imagina, é comprar um novo certificado digital, testar e verificar que está tudo certo, mas, na hora de utilizar, constatar que ele expirou.
Se já aconteceu com você, ou está acontecendo agora, não se preocupe! Isso pode estar ocorrendo, provavelmente, pelo uso da mesma mídia (cartão/token) do certificado anterior — e nela ainda consta o antigo.
O mesmo pode ocorrer se o seu certificado for um A1 e estiver salvo no navegador. Dessa forma, quando você acessa algum sistema, por conta de um erro na comunicação, a aplicação lê o certificado digital expirado e não o novo.
Apesar de parecer uma situação complicada, é fácil de resolver. Para saber mais, continue a leitura e descubra como excluir o certificado digital expirado. Mas atenção: ao realizar esse procedimento, tenha bastante cuidado para não excluir o certificado errado. Uma vez excluído, o certificado não poderá ser recuperado.
Como remover o Certificado Digital expirado da mídia?
Para evitar que você passe por este tipo de situação, preparamos um passo a passo para te ensinar a remover o certificado digital expirado, de acordo com o tipo de produto. Confira, a seguir.
Cartão/token (A3)
Para remover o certificado digital modelo A3 expirado do cartão ou token, é necessário considerar alguns passos para cada tipo de mídia:
Cartão Oberthur OT./IDEMIA.
1- Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “AWP”.
2- No resultado da pesquisa aparecerá o aplicativo AWP Identity Manager. Clique sobre ele para abrir o gerenciador do cartão.
3- Vá até a aba Conteúdo, localizada no canto superior direito, e selecione o Certificado com a data de validade expirada.
4- Para ter certeza de que ele está expirado, clique duas vezes em cima do certificado em questão.
5- Em seguida clique no ícone da chave com um cadeado. Digite sua senha PIN (do certificado expirado) para liberar a opção de lixeira.
6- Clique no ícone lixeira e confirme a exclusão.
7- Será solicitada a senha PIN novamente. Após digitar a senha, o certificado será removido.
Cartão Gemalto IDPRIME
1- Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “Safenet”.
2- No resultado da pesquisa irá aparecer o aplicativo Safenet Authentication Client Tools. Clique sobre ele para abrir o gerenciador do Cartão.
3- No canto superior esquerdo irá aparecer o nome do seu cartão. Do lado direito, clique sob a engrenagem (“vista avançada”).
4- Na tela seguinte, irá aparecer o nome do seu cartão do lado esquerdo. Abaixo do nome, procure por “Certificados do usuário” e clique nesta opção.
5- Do lado direito da tela serão apresentados os certificados que estão dentro do seu cartão. Selecione, então, o certificado que estiver expirado.
6- Logo acima, haverá um ícone parecido com um envelope. Passe o mouse sob ele para aparecer a opção “apagar Certificado” e, em seguida, clique nela.
7- Insira a senha PIN, do Certificado vencido, e clique em “Ok”.
Para finalizar, você também pode consultar o vídeo abaixo.
Cartão Certisign / Carteira OAB
1- Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “adm”.
2- No resultado da pesquisa irá aparecer o aplicativo Administração de Token. Clique sobre ele para abrir o gerenciador do cartão.
3- Será aberta a tela “Utilitário de Administração de Token”. Assim que o cartão for reconhecido pela leitora, aparecerá o nome da leitora e status do cartão.
4- Dê um duplo clique sobre o nome “Operacional”. Feito isso, a tela de “Objetos” abrirá, na qual será possível ver todo o conteúdo do cartão.
5- Procure o certificado expirado. Caso não apareça a validade ao lado do seu nome, clique duas vezes sobre ele para checar a informação.
6- Após selecionar o certificado expirado, clique sobre o botão “excluir objeto”. Confirme sua solicitação, informe o PIN (do certificado expirado) e clique em “Ok”. Pronto! O certificado será removido.
Token – Aladdin/5110/5100/iKey2032
1- Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “Safenet”.
2- No resultado da pesquisa irá aparecer o aplicativo Safenet Authentication Client Tools. Clique sobre ele para abrir o gerenciador do token.
3- No canto superior esquerdo aparecerá o nome do seu token. No canto superior direito, clique na engrenagem (“vista avançada”).
4- Na tela que abrirá, você encontrará o nome do seu token do lado esquerdo. Abaixo do nome, procure por “certificados do usuário” e clique sobre ele.
5- Do lado direito da tela você verá os certificados que estão dentro do seu token. Selecione aquele que estiver expirado.
6- Na parte superior da tela, há um ícone semelhante a um envelope. Passe o mouse sobre ele para aparecer a opção “Apagar Certificado” e, em seguida, clique nele.
7- Será solicitada a senha PIN do certificado expirado. Após digitá-la e clicar em “ok”, seu certificado será removido.
Token GD, GD S, Shell v3
1- Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “adm”.
2- No resultado da pesquisa, aparecerá o aplicativo Administração de Token. Clique nele para abrir o gerenciador do token.
3- Será aberta a tela “Utilitário de Administração de Token”. Assim que a mídia for reconhecida, aparecerá o nome do token e seu status.
4- Dê um duplo clique sob o status “Operacional” para abrir a tela de Objetos, na qual será possível ver todo o conteúdo do token.
5- Procure o certificado expirado. Caso não apareça a validade, clique duas vezes sobre ele para confirmar a informação.
6- Após selecionar o Certificado expirado, clique no botão “excluir objeto”. Confirme sua solicitação, insira seu PIN e clique em “OK” para remover o certificado expirado.
Se você ainda ficou com dúvidas, confira o vídeo “Como excluir o certificado expirado das mídias tokens GD e Gemalto e cartão Safesign — CertiSign”.
Leia também: Quais são os Tipos de Certificados Digitais que existem?
Navegador (A1): certificado armazenado no computador
Para remover o certificado digital modelo A1 expirado do seu navegador, é necessário seguir alguns passos, que você confere a seguir:
Pelo Explorer
- Aperte a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e digite “opções”.
- No resultado da pesquisa, clique em “Opções da Internet”.
- Com a janela “Opções da Internet” aberta, clique na aba “Conteúdo” e, em seguida, em “Certificados”.
- Selecione o certificado que gostaria de remover – Para ter certeza quanto a data de expiração, clique duas vezes em cima do certificado em questão.
- Clique em “Remover”.
Pelo Gerenciador de Certificados do Windows
- Pressione a tecla do Windows no teclado (ao lado do ALT esquerdo) e a tecla da letra “R” simultaneamente.
- Você verá a janela “Executar”. Digite o comando “certmgr.msc” e aperte e tecla “Enter” em seu teclado.
- Abrirá o Gerenciador de Certificados. Clique em “Pessoal” e, depois, em “Certificados”.
- Clique sobre o certificado vencido e, depois, no X vermelho no topo da tela. Se preferir, pressione a tecla “Delete” do teclado.
Mozilla Firefox
- Abra o navegador e acesse o Menu, localizado no canto superior direito da página (o qual tem três traços como ícone).
- Vá em “Opções”.
- Feito isso, do lado esquerdo, clique em “Privacidade e Segurança”.
- Role a tela até o final e clique em “Ver Certificados”.
- Depois, ao abrir o Gerenciador, acesse a aba “Seus Certificados”, selecione o certificado digital vencido e clique em “excluir”.
Leia também: Como tornar seu Certificado Digital compatível com Firefox
Após seguir estes passos, você conseguirá excluir o certificado digital vencido da mídia e evitará transtornos.
Precisa de ajuda?
- Veja nossos vídeos tutoriais no YouTube;
- Consulte a área de autoatendimento em nosso site; ou
- Entre em contato com o nosso SAC.