Como digitalizar o seu negócio desde o início

Empreendedor

Abrir um empreendimento sempre é um desafio: são montanhas de papeis, encontrar um bom contador, impostos e mais impostos, montar uma equipe competente, estar sempre por dentro do que acontece no seu setor, achar tempo para executar as tarefas do dia a dia, entre outras tarefas.

No entanto, este desafio pode ser facilitado se você souber digitalizar o seu negócio de forma a agilizar processos tanto para quem toca a empresa, quanto para seus clientes. Logo, confira abaixo algumas formas de tornar o seu empreendimento mais, digamos, digital, da forma mais eficiente possível:

Digitalização do negocio

Invista em serviços para o seu site

Foi-se o tempo em que um site era um mero repositório de conteúdo que falava sobre determinada empresa, sem ter nenhuma utilidade prática. Agora, muitas das empresas que mais se destacam em seus setores são aquelas que têm uma boa página não apenas em conteúdo, mas também em serviços.

Isso significa que quando um cliente acessar a página da sua empresa, ele deve encontrar funcionalidades que facilitem a sua vida. Pode ser um chat online para tirar dúvidas, tutoriais sobre seus produtos, informações precisas sobre prazos de entrega, um canal para realizar compras e, claro, um site intuitivo, em que ele consiga navegar e encontrar o que procura com facilidade. O chamado UX (User Experience ou Experiência do Usuário, em português).

Adote um messenger

O tempo em que você precisava usar um serviço de e-mail para documentar absolutamente tudo e conseguir aprovações ficou no começo deste século. Claro que para decisões mais estratégicas e importantes ele ainda é muito importante, mas, o fato é que comunicadores instantâneos como WhatsApp, Telegram e Skype podem facilitar muito a gestão do nosso tempo. E tudo na palma da nossa mão, via smartphones.

Isso porque, hoje, eles trazem uma série de recursos que, antes, eram restritos, aos e-mails, PCs e telefones. Nos messengers atuais, você pode enviar e receber arquivos, fazer chamadas de voz e vídeo, criar grupos de discussão e, claro, enviar mensagens por texto e voz. Logo, problemas de rápida solução ou aprovações que antes exigiam sentar na frente do computador para “tirar da frente”, hoje estão a alguns cliques de serem resolvidos. E com isso ganhamos preciosos minutos que, somados, permitem que a gente não precise trabalhar mais do que o necessário.

Além disso, os dois messengers mais populares do mercado, o WhatsApp e o Facebook Messenger, já vêm sendo usados para atendimento ao cliente. O primeiro, a partir de uma versão específica para essa função, voltada às empresas de todos os portes chamado de WhatsWApp business. O segundo, a partir de chatbots, serviços de mensagens automáticos, dotados de Inteligência Artificial, e que conversam com seus clientes e que conseguem resolver problemas de natureza menos complexas.

Tenha um aplicativo

Hoje, toda empresa que oferece serviços por meio do seu site, também precisa pensar de forma mobile. Ou seja, ela tem de ter em mente que muitos dos seus clientes acessarão ou querem adquirir seus produtos também na palma da mão, mais precisamente na tela do smartphone. E um bom aplicativo é a melhor solução para conectar seu empreendimento aos potenciais compradores.

Isso porque acessar serviços ou comprar produtos por um aplicativo tende a ser mais rápido e fácil do que acessar um site via smartphone. Para isso, o app precisa ter um UX bem definido, onde tudo deve ser encontrado (e adquirido) no menor número de cliques possível. Além disso, ele precisa ser leve, não ocupando muita memória do smarpthone do usuário ou exigindo poder de processamento excessivo do aparelho. Para completar, ele deve respeitar as questões de privacidade do cliente, pedindo autorização de acesso apenas aos recursos essenciais do telefone.

Comanda / catraca eletrônica

Ainda que o seu empreendimento atenda ao grande público em pontos físicos (um bar, restaurante, lojas, padaria, etc), isso não quer dizer que ele não possa aproveitar as benesses do mundo digital.

E para negócios que trabalham com consumo e acesso de um grande volume de pessoas, catracas e comandas eletrônicas são uma ótima solução. Por elas, é possível manter o controle de estoque, saber quantas pessoas entram e saem todos os dias do estabelecimento, qual o ticket médio por cabeça, quanto tempo elas ficam no local e quais os produtos mais consumidos, entre outras informações. E todos esses dados ficam à disposição do empreendedor por meio de relatórios e dashboards na tela do PC ou smartphone.

Contratos Digitais

O Portal de Assinaturas Certisign é uma solução desenvolvida para assinatura e armazenamento de documentos eletrônicos, que utiliza os certificados digitais para realização das assinaturas, totalmente integrável aos diversos sistemas de gestão de negócios e tudo com validade jurídica.

Além das diversas possibilidades de assinatura e garantia jurídica de todo processo, o Portal de Assinaturas Certisign faz a guarda, gestão e compartilhamento de qualquer documento eletrônico de forma segura, simples e rápida, por até 60 meses.

Quer saber mais sobre o portal? Então visite o nosso site e veja todas as vantagens que eles podem trazer ao seu negócio. E se você conseguir digitalizar seu novo empreendimento com todos os itens acima, as chances de sucesso serão ampliadas consideravelmente. Fale com um especialista para saber quais soluções estão mais alinhadas com as suas necessidades.

Bons negócios!

Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil para você? Se quiser continuar recebendo outros materiais relacionados, é só preencher o cadastro abaixo. É rápido e leva apenas dois minutos.

Você também pode gostar: 8 erros que você não pode cometer ao abrir a sua empresa


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password