Como conseguir dar conta de todos os eventos de fim do ano?

CONTADOR

Imagine se no Amigo Secreto do escritório você ganha o balanço do seu cliente para fazer e cai para o seu colega a missão de fazer tanto o desenquadramento do Simples Nacional quanto o planejamento tributário da empresa em questão. Isso pode parecer cena de filme de terror independente, mas a verdade é que para os Contadores, o fim do ano nem sempre é de festa.

Algum contador já conseguiu ir para casa cedo na semana do fechamento do balanço do ano? Dificilmente isso acontece, não é mesmo? Isso porque para fechar a peça é preciso bater todos os dados do ano – e nem sempre essa conta fecha de primeira. Então começa o processo de procurar onde está a informação discrepante nas várias abas de documentos abertas no seu desktop.

Superado este obstáculo será a hora de escolher o regime tributário da empresa, inclusive considerando as mudanças no Simples Nacional que entrarão em vigor em janeiro. Há ainda a adequação ao eSocial, à EFD-Reinf, às mudanças na Nota Fiscal Eletrônica…

Em meio a tantas atribuições, é difícil encontrar tempo para as confraternizações; ir ao mercado comprar o peru que será a atração culinária do Natal e ainda se lembrar de comprar o presente do Amigo Secreto. Mas com organização e boa vontade será possível fazer tudo.

3 Dicas como dar conta de todos os eventos de fim do ano.

Priorize

De quais eventos sociais você não pode deixar de participar? E quais são as tarefas que realmente precisam ser feitas na semana do Natal ou do Ano Novo? Quais são os presentes que você não pode prescindir?

Família

Esse é o nome do nosso carregador de baterias. Seja ela de sangue ou a que construímos ao longo da vida. A família é o nosso porto seguro e passar bons momentos com as pessoas que amamos nos faz ficar mais leves e produtivos para as tarefas do dia a dia. Permita-se ser feliz e se divertir colocando o papo em dia e ouvindo a piada “é pavê ou pra comer”. São essas lembranças que nos dão força nos momentos difíceis.

Negocie datas

Negociar datas e horários também pode ser uma boa opção. Como nesta época do ano o excesso de trabalho é tremendo, caso você tenha uma confraternização neste dia atípico, tente entrar um pouquinho mais cedo para cumprir com as suas tarefas.

Se você mora em uma grande cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro, onde o trânsito é imprevisível, tente negociar com os seus colegas ou com o organizador da festa um local de fácil acesso e o mais próximo possível do trabalho ou da sua casa, se for um evento familiar. Isso para tornar menos cansativa à via sacra até o local.

Por fim, nada de falar de trabalho na hora da comemoração. Aproveite este momento, porque com certeza as planilhas estarão lá quando você voltar para o escritório.

Você também pode gostar de:


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password