Certificado OAB na nuvem: como configurar para uso no PJ-e?

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Estamos vivenciando uma era cada vez mais digital em todos os setores e sentidos. Neste contexto, o uso de tecnologias, como a da certificação digital, se tornou indispensável para garantir processos eletrônicos seguros, especialmente no âmbito jurídico.

O certificado digital na nuvem é uma das opções que os advogados e profissionais da área do direito têm para exercerem suas atividades. Isso porque, assim como os outros tipos de certificados, ele viabiliza a assinatura eletrônica qualificada de documentos, acesso a serviços e portais, além de outras aplicações. Mas ele tem uma vantagem: sua plataforma de gerenciamento, na qual é possível gerenciar e acompanhar o histórico de uso, redefinir a senha, solicitar a renovação online, entre outras aplicações.

Por conta de todos esses benefícios, a adesão à certificação na nuvem está crescendo e, por isso, neste artigo, você observará como acessar o PJ-e (Processo Judicial Eletrônico) por meio deste tipo de certificado, também chamado aqui na CertiSign de remoteID.

Como configurar o certificado OAB na nuvem para usar no PJ-e

Vantagens do certificado na nuvem OAB | Foto de um homem advogado com um terno azul marinho assinando eletronicamente um documento pelo tablet | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Em primeiro lugar, vale lembrar, que o certificado digital OAB na nuvem facilita a rotina dos advogados e garante que sejam praticados os atos processuais diretamente no sistema do PJ-e com a segurança necessária que esses documentos demandam.

Desta forma, é importante e imprescindível configurar o certificado digital na nuvem para utilizá-lo no PJ-e e, para isso, é necessário instalar o desktopID no seu computador. Na sequência, siga os passos para configurar o certificado OAB na nuvem para usar no Processo Judicial Eletrônico (PJ-e).

1º passo: instale do desktopID no seu computador

Para começar, saiba que o desktopID é o aplicativo que fará a conexão entre as aplicações que você acessar, neste caso o PJ-e, e o seu certificado digital na nuvem.

Seu computador é macOS? Se a reposta for sim, dois avisos (MUITO) importantes:

  • O certificado digital OAB na nuvem é compatível com sistema macOS com processador Intel. Para verificar o processador, em seu macOS, no menu de navegação clique no ícone da maçã e depois em “Sobre este mac”.
  • A instalação do desktopID deve ser feita no navegador Mozilla Firefox.

Explanado isso, para instalar e configurar o desktopID no seu computador, clique aqui. Ou copie e cole este link no navegador: https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/desktopid

Como instalar o desktopID CertiSign | Foto do site da CertiSign para fazer dowload do programa desktopID para gerenciar certificado digital | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Depois, escolha qual é o sistema operacional do seu computador. Caso você tenha um macOS, lembre-se de que o certificado na nuvem somente funciona nos computadores com processador Intel e que a instalação do desktopID deve ser feito pelo Mozilla Firefox.

Se você ficou com dúvidas de como instalar o desktopID no macOS, assista ao vídeo abaixo.

No entanto, se o sistema operacional do seu computador é Windows, siga as instruções. Após o download do programa do desktopID, execute o arquivo Setup_desktopID.exe, inicie a instalação e siga as demais instruções. Mas, se você ainda ficou com dúvida de como instalar o programa desktopID no Windows, assista ao vídeo abaixo.

2º passo: importe o certificado OAB na nuvem

Depois de instalar o software de gerenciamento do certificado, desktopID, abra-o e siga as instruções para importar o certificado digital na nuvem. Geralmente, o processo de importação é feito clicando em um botão ou menu com o nome “Importar certificado” ou “Adicionar certificado”.

3º passo: instale o PJ-e no seu computador

De modo geral, para instalar o PJ-e Office no seu computador, acesse https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice e siga as instruções do programa. Depois disso, você precisará configurar o certificado digital para utilizá-lo no programa do PJ-e.

4º passo: configure o certificado OAB na nuvem no PJ-e

Antes de acessar as aplicações do PJe Office, é necessário configurar seu desktopID. Depois disso, siga o passo a passo do sistema operacional do seu computador, Windows ou macOs. A seguir, confira.

Configurando certificado digital no Windows para usar no PJ-e

Antes de acessar as aplicações do PJe Office, é necessário configurar seu desktopID. Após a instalação do PJe Office, acesse o menu, “Configurações de certificado” na barra de tarefas do Windows.

Como configurar certificado digital na nuvem no desktopID | Foto de uma tela de computador para configurar certificado digital | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Em seguida, selecione a guia “PKCS11” e clique em adicionar.

Configuração de certificado digital na nuvem no pje | Foto do sistema de configuração do certificado digital no programa windows | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Na sequência, localize o arquivo “desktopID_Provider.dll” na pasta “System32” do diretório C:/Windows.

Configurar certificado no pje | Foto do sistema operacional Windows para configurar certificado digital no pje | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Como configurar certificado digital OAB no PJE | Foto do sistema operacional Windows na tela de configuração de certificado digital | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Atenção: confira se o arquivo foi vinculado corretamente.

Como configurar certificado digital A3 para o PJE | Foto do sistema operacional Windows para configurar certificado digital na nuvem OAB | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Em seguida, na guia “Avançado”, selecione o provider “PKCS11” e o seu certificado digital. Outro ponto importante é verificar se o certificado selecionado está devidamente listado em “Certificado configurado”.

Como configurar certificado A3 para o PJE | Foto do sistema operacional Windows para configurar certificado digital A3 para usar pje | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Pronto, seu certificado digital OAB na nuvem está configurado para utilização no sistema do Processo Judicial Eletrônico – PJ-e. Por fim, se você ainda tiver alguma dúvida como fazer a configuração, assista ao vídeo abaixo.

Configurando certificado digital no macOs para usar no PJ-e

Após o download do programa do PJEOffice no seu macOS, transfira o arquivo para o Finder do MacOS e acesse o programa.

Configurar certificado digital no macOS Pje | Foto da tela de um macOS com o programa PjeOffice | Blog da CertiSign

Caso apareça a mensagem abaixo: “‘PJeOffice’ não pode ser aberto porque o desenvolvedor não pode ser verificado.”, será necessário configurar o sistema.

Então, acesse “Ajustes do Sistema” e depois “Privacidade e segurança”. Em seguida, vá em “Segurança”, acesse “App Store e desenvolvedores identificados” e clique em “Abrir mesmo assim”.

Após o procedimento acima, coloque seu usuário e senha, e na sequência, clique em “Modificar Ajustes” para permitir o acesso ao aplicativo do PjeOffice.

Depois, vai aparecer mais uma mensagem de aviso e basta clicar em “Abrir”.

Instalação do DesktopID no macOS

Em seguida, será necessário configurar o PJeOffice com o certificado sincronizado no DesktopID. Para isso, instale o DesktopID no seu macOS, seguindo os passos abaixo.

  1. Faça o download do DesktopID no site: https://www.certisign.com.br/duvidas-suporte/downloads/desktopid e realize a instalação do aplicativo. Depois clique no botão “Continuar”.

2. Na sequência, coloque as informações do seu computador nos campos “Nome deste Computador”, “Usuário” e “Domínio de Rede”. Depois, clique no botão “Registrar Computador”.

3. Pronto! A instalação do DesktopID foi feita com sucesso. Em seguida, clique em “Ver Certificados” para sincronizar o certificado com o aplicativo.

4. Informe ao programa DesktopID onde está seu certificado.

5. Selecione o modelo do seu certificado e aguarde a sincronização.

6. Confira se o certificado sincronizado está correto. Caso não seja o certificado que você deseja, repita a operação novamente.

Sincronizando o certificado digital no PJeOffice

Agora, para sincronizar o certificado no programa PJeOffice, siga os seguintes passos.

  1. No canto superior direito, clique no ícone do aplicativo do “PJeOffice” e acesse “Configuração de Certificado”.

2. No menu “PKCS11”, em adicionar, é necessário selecionar o caminho de instalação da Dylib do DesktopID – /usr/local/lib/libdesktopID_Provider.dylib .

3. Em seguida, No menu “Avançado”, selecione o certificado sincronizado com o DesktopID e clique em “Concluir”.

Dessa forma, o certificado digital já está apto para utilização junto ao PJe. Contudo, caso o caminho citado acima não seja localizado pelo PJeOffice, a solução é localizar o arquivo libdesktopID_Provider.dylib direto na pasta “lib” e copiá-lo para outra pasta: (downloads, documentos, aplicativos, etc…). Na sequência, repita o procedimento pelo PJeOffice e selecione pasta onde caminho foi copiado/salvo.

Logo, para localizar o arquivo libdesktopID_Provider.dylib direto na pasta, siga a orientação abaixo:

  • Em desktop, na parte superior na barra de menu clique no botão “ir”.
  • Selecione a opção de “ir para pasta”.
  • Irá abrir o campo de pesquisa, digite o caminho: “/urs/local” aperte o botão “enter” do seu teclado.
  • Dentro da pasta “Local”, abra a pasta “lib” que irá aparecer o arquivo “libdesktopID_Provider.dylib”.
  • Copie o arquivo e cole em outra pasta.  

Por fim, refaça o caminho no PjeOffice, selecionando o arquivo na pasta onde foi copiado/salvo. 

Utilização do certificado OAB na nuvem no PJ-e

Depois de configurar o certificado digital na nuvem com o PJ-e, é possível utilizá-lo para realizar os processos no sistema.

  1. Acesse o PJ-e Office e selecione o tribunal desejado.

Como acessar o PJe | Foto da página inicial do site do PJe (Processo Judiciário Eletrônico) | Certificado Digital | Blog da CertiSign

2. Clique em “Modo de assinatura” e escolha “PJeOffice”.

3. Em seguida, selecione “Certificado Digital” e clique no botão “Entrar”.

Como usar certificado digital A3 no pje | Foto do site do pje na seção de escolha do tribunal | Certificado Digital | Blog da CertiSign

4. Depois de selecionar o certificado digital na nuvem, aparecerá a tela do desktopID pré-configurado, solicitando a inserção do PIN e do e-Token gerado no celular.

Como usar certificado na nuvem OAB no pje | Foto do site do pje na tela do remoteID inserindo certificado digital no sistema | Certificado Digital | Blog da CertiSign

5. Depois de inserir os dados e a senha, o acesso para usar o certificado digital na nuvem no PJ-e será concedido.

Como utilizar certificado no pje | Foto do site do pje na seção para inserir certificado digital para peticionamento eletrônico | Certificado Digital | Blog da CertiSign

⚠️ Ponto de atenção: sempre confira os dados do certificado OAB na nuvem que será utilizado.

6. Pronto! O certificado digital OAB na nuvem já está configurado para uso no PJ-e.

Por fim, ao configurar o certificado OAB na nuvem para usar no PJ-e, você garantirá a segurança e a validade dos documentos que serão enviados ao sistema. Isso facilitará a sua rotina e ajudará a peticionar eletronicamente e garantir que os atos processuais sejam praticados corretamente.

O que é o PJ-e?

O que é o PJe | Foto de uma mulher branca e loira sorrindo trabalhando no computador | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Inicialmente, PJ-e é a sigla para Processo Judicial Eletrônico. Ou seja, é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tribunais, que busca facilitar a consulta e acompanhamento dos processos judiciais em todas as esferas da Justiça brasileira.

Em outras palavras, o PJe permite que advogados, partes e demais interessados acessem e consultem informações sobre processos judiciais de forma eletrônica, a qualquer momento e de qualquer lugar. Além disso, o sistema também permite a realização de diversas atividades processuais, como peticionamento eletrônico, juntada de documentos, audiências e julgamentos.

O que é o certificado na nuvem?

O que é certificado digital na nuvem OAB? | Foto de um homem trabalhando no computador | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Para começar, o certificado digital OAB na nuvem é um documento eletrônico que comprova a identidade de uma pessoa ou empresa na internet. Desta forma, ele é emitido por uma Autoridade Certificadora, como a CertiSign, que, neste caso, é Prestadora de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil.

Quais as vantagens do certificado OAB na nuvem para advogados?

Quais são os benefícios do certificado digital OAB para advogados | Foto de uma mulher parda, advogada, vestida com alfaiataria, trabalhando no computador | Certificado Digital | Blog da CertiSign

O certificado digital OAB na nuvem possui as mesmas funcionalidades dos outros certificados digitais. No entanto, ele oferece uma plataforma de gerenciamento, que o difere e o torna muito mais eficiente, especialmente aos advogados. Veja um resumo dos benefícios do certificado digital OAB na nuvem aos advogados.

  • Exclusividade: único emitido pela Autoridade Certificadora oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (AC OAB).
  • Renovação automática: a renovação pode ser feita pelo mesmo período contratado com apenas 1 clique.
  • Transações ilimitadas: pode ser usado quantas vezes quiser durante a validade.
  • Controle e rastreabilidade: é possível definir onde seu certificado pode ser usado e acompanhar o histórico de uso.
  • Senha: permite o gerenciamento e mudança de senha sempre que necessário.

Quais são os benefícios do certificado digital aos advogados?

  • Agilidade: o certificado digital permite realizar uma série de transações eletrônicas de forma rápida e fácil, sem a necessidade de deslocamentos físicos.
  • Segurança: garante a autenticidade e a integridade dos documentos assinados digitalmente.
  • Redução de custos: reduz os custos de impressão, postagem e deslocamentos físicos.
  • Conveniência: pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Logo, no contexto específico da advocacia, o certificado digital pode ser utilizado para realizar diversas tarefas, incluindo:

  • Peticionamento eletrônico: o certificado digital permite aos advogados realizarem o peticionamento eletrônico nos sistemas do Poder Judiciário.
  • Assinatura digital de documentos: viabiliza a assinatura qualificada de documentos, garantindo a validade jurídica.
  • Acesso a sistemas eletrônicos: o certificado permite o acesso a sistemas, serviços e aplicativos, como o gov.br, e-CAC da Receita Federal e Conectividade Social.

Além das vantagens mencionadas acima, o certificado digital também pode contribuir para a melhoria da produtividade dos advogados, uma vez que permite a realização de atividades no âmbito digital.

Sobre a CertiSign

A CertiSign é a principal Autoridade Certificadora no Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Ao longo do tempo, se tornou sinônimo de inovação e confiança, emitindo mais de 15 milhões de certificados digitais e com mais de 2.200 pontos de venda no Brasil e no exterior. 

Além disso, a CertiSign fornece a proteção para sites, lojas virtuais e e-commerces por meio do Certificado SSL, garantindo uma jornada segura para quem acessa os ambientes e aumentando a visibilidade desses sites. 

A CertiSign oferece soluções seguras para serviços e transações online nos setores financeiro, de saúde, do Governo e educacional, garantindo a identidade das partes envolvidas e proporcionando segurança, eficiência e redução de custos. 

Profissionais, como médicos, dentistas podem contar com a alta qualidade e segurança dos certificados digitais CertiSign. Para advogados, somos Prestadores de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC-OAB), oferecendo o exclusivo certificado OAB na nuvem.  

Já para os contadores, além de certificados de todos os tipos e modelos, para eles e seus clientes, há o iziClub, um programa de relacionamento. A cada venda de certificado digital CertiSign, o contador recebe Dotz que podem ser trocados por dinheiro ou mais de 50 mil prêmios.  

A CertiSign disponibiliza o iziSign, nosso Portal de Assinaturas para empresas e para você. Essa plataforma permite assinar documentos com validade jurídica de forma ágil e simples, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um clique para assinar o documento. 

Por fim, os clientes CertiSign podem renovar os certificados digitais totalmente online. Basta acessar a página para renovação dos certificados 

Conheça a CertiSign! Clique em certisign.com.br. 

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar esta postagem?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password