Como instalar certificado digital OAB para usar no PJ-e?

CERTIFICAÇÃO DIGITAL Tutoriais

Estamos vivenciando uma era cada vez mais digital em todos os setores, especialmente no meio jurídico. Nesse contexto, entender como instalar certificado digital OAB tornou-se essencial para advogados que desejam garantir segurança, agilidade e validade jurídica em seus atos processuais.

A certificação digital viabiliza a assinatura eletrônica qualificada de documentos, o acesso a sistemas como o PJ-e e a realização de diversas atividades profissionais de forma online e segura.

Entre as opções disponíveis no mercado, o certificado digital OAB na nuvem se destaca pela praticidade, mobilidade e recursos avançados de gerenciamento. Emitido por uma Autoridade Certificadora oficial, como a Certisign, o remoteID permite redefinir senhas, solicitar renovação online, acompanhar o histórico de uso e muito mais — tudo por meio de uma plataforma intuitiva.

Neste artigo, você confere como instalar o certificado digital OAB na nuvem e utilizá-lo no Processo Judicial Eletrônico (PJ-e).

Como instalar o certificado digital OAB para usar no PJ-e

Vantagens do certificado na nuvem OAB | Foto de um homem advogado com um terno azul marinho assinando eletronicamente um documento pelo tablet | Certificado Digital | Blog da CertiSign

O certificado digital OAB na nuvem facilita a rotina dos advogados e garante segurança total na prática de atos processuais eletrônicos. Para utilizá-lo no sistema PJ-e, é necessário realizar uma configuração simples no seu computador.

Confira os passos:

  1. Para começar, é necessária a instalação do programa do PJE Office em seu computador. Isso é imprescindível. Para fazer o download do programa PJE Office, clique aqui.
  2. Instale o programa DesktopID no seu computador — ele é essencial para o uso do certificado na nuvem.

3. Em seguida, siga o passo a passo completo no link abaixo:

Leia também: Segurança da informação nos escritórios de Advocacia

Como utilizar o certificado digital OAB na nuvem no PJ-e

Após instalar o certificado digital OAB e concluir a configuração inicial, o uso no PJ-e é bastante simples. Veja como fazer:

  1. Acesse o sistema PJ-e Office e selecione o tribunal desejado.

Como acessar o PJe | Foto da página inicial do site do PJe (Processo Judiciário Eletrônico) | Certificado Digital | Blog da CertiSign

2. No menu, clique em “Modo de assinatura” e selecione a opção “PJeOffice”.

3. Em seguida, selecione “Certificado Digital” e clique no botão “Entrar”.

Como usar certificado digital A3 no pje | Foto do site do pje na seção de escolha do tribunal | Certificado Digital | Blog da CertiSign

4. Depois de selecionar o certificado digital, o desktopID será ativado automaticamente e solicitará o PIN e o e-Token gerado no seu celular.

Como usar certificado na nuvem OAB no pje | Foto do site do pje na tela do remoteID inserindo certificado digital no sistema | Certificado Digital | Blog da CertiSign

5. Após inserir os dados e a senha, o acesso para usar o certificado digital na nuvem no PJ-e será concedido.

Como utilizar certificado no pje | Foto do site do pje na seção para inserir certificado digital para peticionamento eletrônico | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Ponto de atenção: sempre confira os dados do certificado OAB na nuvem que será utilizado.

6. Pronto! O certificado digital para advogados na nuvem já está configurado para uso no PJ-e.

Por fim, ao configurar certificado digital no PJ-e, você garantirá a segurança e a validade dos documentos que serão enviados ao sistema. Isso facilitará a sua rotina e ajudará a peticionar eletronicamente e garantir que os atos processuais sejam praticados corretamente.

O que é o PJ-e?

O que é o PJe | Foto de uma mulher branca e loira sorrindo trabalhando no computador | Certificado Digital | Blog da CertiSign

O PJ-e (Processo Judicial Eletrônico) é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tribunais. Ele foi criado para permitir a tramitação digital de processos em todas as esferas da Justiça Brasileira, eliminando o uso de papel e facilitando o trabalho de advogados, magistrados e servidores.

Em outras palavras, o PJe permite que advogados, partes e demais interessados acessem e consultem informações sobre processos judiciais de forma eletrônica, a qualquer momento e de qualquer lugar. Além disso, o sistema também permite a realização de diversas atividades processuais, como peticionamento eletrônico, juntada de documentos, audiências e julgamentos.

Por meio do PJ-e, é possível:

  • Consultar e acompanhar processos em qualquer instância do Judiciário;

  • Peticionar eletronicamente;

  • Realizar audiências e juntar documentos de forma digital.

Tudo isso com segurança jurídica, graças ao uso do certificado digital.

O que é o certificado na nuvem?

O que é certificado digital na nuvem OAB? | Foto de um homem trabalhando no computador | Certificado Digital | Blog da CertiSign

Para começar, o certificado digital para advogados OAB na nuvem um documento eletrônico que comprova a identidade do advogado no meio digital.

Ele é emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada, como a Certisign, que é parceira oficial da AC OAB (Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil).

Quais as vantagens do certificado OAB na nuvem para advogados?

Quais são os benefícios do certificado digital OAB para advogados | Foto de uma mulher parda, advogada, vestida com alfaiataria, trabalhando no computador | Certificado Digital | Blog da CertiSign

O certificado digital para advogados na nuvem possui as mesmas funcionalidades dos outros certificados. No entanto, ele oferece uma plataforma de gerenciamento, que o difere e o torna muito mais eficiente, especialmente aos advogados. Veja abaixo, um resumo dos benefícios do certificado digital OAB na nuvem.

  • Exclusividade: único emitido pela Autoridade Certificadora oficial da Ordem dos Advogados do Brasil (AC OAB).
  • Renovação automática: a renovação pode ser feita pelo mesmo período contratado com apenas 1 clique.
  • Transações ilimitadas: pode ser usado quantas vezes quiser durante a validade.
  • Controle e rastreabilidade: é possível definir onde seu certificado pode ser usado e acompanhar o histórico de uso.
  • Senha: permite o gerenciamento e mudança de senha sempre que necessário.

Quais são os benefícios do certificado digital para advogados?

A certificação digital permite muito mais do que o acesso ao PJ-e. Veja outras aplicações úteis para a sua rotina:

  • Agilidade: o certificado digital permite realizar uma série de transações eletrônicas de forma rápida e fácil, sem a necessidade de deslocamentos físicos.
  • Segurança: garante a autenticidade e a integridade dos documentos assinados digitalmente.
  • Redução de custos: reduz os custos de impressão, postagem e deslocamentos físicos.
  • Conveniência: pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Logo, no contexto da advocacia, o certificado digital pode ser utilizado para realizar diversas tarefas, incluindo:

  • Peticionamento eletrônico: o certificado digital para advogados possibilita que os profissionais realizem o peticionamento eletrônico nos sistemas do Poder Judiciário.
  • Assinatura digital de documentos: viabiliza a assinatura qualificada de documentos, garantindo a validade jurídica.
  • Acesso a sistemas eletrônicos: o certificado permite o acesso a sistemas, serviços e aplicativos, como o gov.br, e-CAC da Receita Federal e Conectividade Social.

Além das vantagens mencionadas acima, o certificado digital também pode contribuir para a melhoria da produtividade dos advogados, uma vez que permite a realização de atividades no âmbito digital.

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