Certificado Digital por videoconferência: tudo o que você precisa saber

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Hoje em dia, por meio da internet, é possível dar andamento a diversas demandas do cotidiano, como pagar contas, assistir a aulas, fazer compras, realizar reuniões de trabalho, assinar documentos, entre outras atividades. Ao passo que esta tendência vem crescendo, um serviço de muita importância para pessoas e empresas também foi adequado a esta realidade. Agora, a aquisição do Certificado Digital pode ser totalmente on-line graças à videoconferência.

Aqui, portanto, você confere os detalhes deste formato de atendimento e do que é necessário para realizá-lo.

Certificado Digital por videoconferência

O que é o atendimento por videoconferência?

O atendimento (ou validação) é o procedimento no qual é feita a confirmação da identidade do titular do Certificado Digital. Trata-se de uma etapa essencial; afinal de contas, esta é a única tecnologia existente capaz de conferir total autenticidade aos processos realizados no meio eletrônico.

Quando essa fase é realizada por meio da videoconferência, o Agente de Registro (profissional responsável pelo processo) faz esta checagem via plataforma de conversa por vídeo, totalmente on-line, depois de ter recebido a documentação necessária por e-mail.

Como agendar a videoconferência?

Há duas maneiras de agendar o atendimento por videoconferência: durante a compra ou posteriormente por meio deste linké necessário informar o número do pedido (enviado no e-mail de solicitação, que começa com “CERTI” ou “17”) e o CPF/CNPJ do titular do Certificado. 

O que é preciso para realizar a videoconferência?

É preciso ter solicitado e efetuado o pagamento do Certificado Digital e agendado o atendimento. Depois, os documentos necessários devem ser enviados, antecipadamente, em formato PDF, para quem prestará o seu atendimento. No assunto do e-mail, é preciso informar: “Documentos videoconferência + o número do pedido”.

Ah, mas fica tranquilo(a): todas as informações serão enviadas ao seu e-mail.

Agendamento feito e documentos enviados. E agora?

Você receberá mais informações sobre o atendimento e o link para a videoconferência próximo da hora agendada. Se você for realizar a videoconferência pelo computador, é só clicar no link recebido para iniciar o atendimento.

Agora, se você for realizar pelo celular ou tablet, é preciso instalar previamente o aplicativo, que pode variar de acordo com a AR que for realizar seu atendimento. Há três possibilidades:

  • Teams  
  • Zoom   
  • Webex  

Passo a passo videoconferência com o aplicativo Teams

Instale o aplicativo Teams, da Microsoft, em seu dispositivo (computador, celular ou tablet). Se for utilizar pelo computador, é possível utilizar a versão web.

Permita o uso do microfone;

Insira o nome e habilite o áudio e o vídeo;

Clique em “Ingressar agora”;

Aguarde aprovação do Agente de Registro para ser admitido na chamada de vídeo;

Pronto! Conexão estabelecida e atendimento pronto para ser iniciado.

O que é preciso para fazer a videoconferência?

  • Esteja em um ambiente silencioso e com boa iluminação.
  • Verifique sua conexão à internet.
  • Certifique-se de que seu computador, celular ou tablet esteja com bateria.
  • Se possível, use fones de ouvido.
  • Acesse o link, que é enviado ao seu e-mail, para iniciar o atendimento.

Quanto tempo dura uma videoconferência?

O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.

O que acontece durante a videoconferência? 

É neste momento em que é confirmada a sua identidade. O Agente de Registro, que prestará o atendimento, fará algumas perguntas. Também, será necessário mostrar o seu documento de identificação. 

Posso fazer a videoconferência em qualquer lugar? 

Pode, mas com ressalvas. Como é o momento da confirmação da sua identidade, é preciso que você esteja em um ambiente silencioso, com vestimenta adequada e sem nenhum acessório/item, que dificulte o processo do seu reconhecimento como, por exemplo: na praia com chapéu e óculos de sol ou em locais com muito barulho. Durante o atendimento, além de conversar e conferir o seu documento, o Agente de Registro precisa confirmar sua identidade, também, de forma visual.  

Posso agendar a videoconferência de vários certificados para o mesmo horário?

Não, não pode. O atendimento é separado para cada Certificado Digital.

Outra pessoa pode fazer o atendimento em meu lugar?

Assim como no atendimento presencial, o titular precisa estar na videoconferência, impreterivelmente.

Não recebi o link para a videoconferência. O que fazer?

Verifique as pastas do seu e-mail spam e lixo eletrônico, pois a mensagem com o link pode ter ido para esses locais. Se você já fez esta checagem e, mesmo assim, não encontrou o e-mail com o link, entre em contato com a AR que prestaria o seu atendimento.

Me conectei por meio do link, mas ninguém apareceu. E agora?

Infelizmente, isso pode acontecer devido a atrasos de agenda. Neste caso, não é preciso realizar nenhuma medida, pois entraremos em contato por telefone ou e-mail, para reagendar seu atendimento.

Agendei, mas não poderei comparecer. O que fazer?

Neste caso, você deve reagendar seu atendimento.

Fui atendido. Qual é o próximo passo?

Feito o atendimento, é hora de realizar a emissão do seu novo Certificado Digital. Você receberá as instruções por e-mail ou você pode seguir o passo a passo disponível em nosso site, no menu Dúvidas e Suporte.

Atenção: se você comprou um Certificado Digital A3, no Cartão ou Token, é preciso aguardar a chegada da mídia em sua residência, ou local que solicitou a entrega, para então realizar a emissão.

Quem pode fazer o atendimento por videoconferência?

Esta modalidade é válida para todos os Certificados Digitais com validade de 12 meses ou para clientes que já têm os dados biométricos cadastrados.

Leia também: 

 

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password