Certificado digital: o que ele faz por sua rotina

Leonardo Gonçalves

Falar de vida e tecnologia nunca fez tanto sentido. Muitas vezes criticada por afastar o contato pessoal, a tecnologia, ao contrário do que muitos pensam, ajuda, e muito, as pessoas a terem mais qualidade de vida e tempo para se dedicarem ao que realmente importa: seja um negócio, seja a família, seja um amigo. A Certificação Digital é um exemplo. Amplamente conhecida por conta de sua exigência para a entrega das obrigações fiscais, ela também pode ser usada em outras aplicações e não exige alto investimento. E, em alguns casos, você nem percebe, mas ela está ali por trás de um processo e está facilitando sua vida.

Assinatura de documentos

Quem é que nunca se irritou por ficar horas e mais horas no trânsito e atravessou a cidade para assinar um contrato ou até um simples documento? Ou perdeu a apresentação do filho na escola por conta de um negócio que precisava ser formalizado naquele dia ou ainda retornou mais cedo das férias só para assinar um pedido de compra, por exemplo? Pois bem, o Certificado Digital, aquele mesmo que você comprou a pedido do seu Contador, pode ser usado também para assinar documentos a distância, sem papel, sem caneta, sem burocracia. “basta submeter o arquivo em um portal de assinaturas e assinar usando o certificado digital.com poucos cliques negócios podem ser formalizados de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso é possível porque a cada uso do certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita“, explica Leonardo Gonçalves, Diretor de Varejo e Canais da Certisign, Autoridade Certificadora e especialista em Identificação Digital.

Hospitais digitais

Esse é um exemplo do uso da tecnologia da certificação digital que você nem imaginava. Sabe quando você vai a um hospital e entre a consulta com o médico e o recebimento da medicação não há nenhum papel circulando? É o Certificado Digital que está por traz integrado ao prontuário eletrônico do paciente (PEP). Em suma, funciona assim: o médico faz o atendimento, prescreve a medicação, assinando digitalmente, e o setor de enfermagem recebe a informação por meio do sistema. Tudo fica devidamente registrado: quem autorizou, quem aplicou a medicação e quem recebeu o remédio. Com isso, o atendimento ganha agilidade e qualidade.

CNH digital

Outro caso, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. A partir de fevereiro de 2018, quem tiver um Certificado Digital poderá solicitá-la pela internet – sem pegar filas – e carregá-la no celular.

Vale destacar que essa possibilidade já está disponível em goiás, em fase piloto. No entanto, é importante salientar que só pode pedir a versão digital quem tiver a CNH nova, com QR Code, que começou a ser emitida em maio deste ano.

Por identificar inquestionavelmente, o certificado substitui a presença física do titular em muitas ocasiões, facilitando a rotina. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena. Por menos de r$1 por dia é possível ter um. É só fazer as contas: quanto custa ter mais tempo e qualidade de vida?“, finaliza Gonçalves.

Você também pode gostar: Abrir contas digitalmente é uma solução simples e segura

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password