Certificado Digital na Nuvem: o que é e como funciona?

Glossário da Certificação Digital

O Certificado Digital na nuvem ou certificado remoteID é aquele que fica armazenado na nuvem e você pode acessar a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, o remote ID Certisign é mais uma opção para você armazenar sua Identidade Digital. Quer saber mais, então acompanhe esse post até o final.

Certificado Digital na Nuvem, o que é?

O que é certificado digital na nuvem? | Foto de uma mulher negra feliz digitando no notebook, ela veste uma camisa branca e esta num ambiente de escritório | Blog da Certisign | Certificação Digital

O Certificado Digital na nuvem trata-se do mesmo que você já conhece, que geralmente é arquivado em computador, celular, cartão inteligente e token. A diferença desse, é o modo de armazenamento que fica localizado na nuvem da Certisign. Esta tecnologia permite que ele possa ser acessado de qualquer dispositivo e lugar do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sendo assim, o maior benefício que esta modalidade apresenta é, justamente, a mobilidade, pois basta estar conectado à internet para acessá-lo. Com isso, você pode assinar documentos com validade jurídica ou, até mesmo, cumprir com as entregas fiscais da sua empresa por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel.

Como funciona o Certificado Digital na nuvem?

O Certificado na nuvem é tão seguro quanto os certificados digitais que ficam armazenados em mídia física. A vantagem é que ele proporciona mobilidade para pessoas e empresas, o que pode ser um porto importante. Usar o certificado digital em nuvem é muito simples e fácil.

O Certificado pode ser acessado de qualquer máquina e dispositivo através da nuvem, após passar pela proteção de senha em dois fatores o RemoteID está pronto para ser utilizado.

Como surgiu Certificado Digital na nuvem?

O conceito Cloud Computing, em tradução computação na nuvem, é uma realidade mais do que consolidada. Essa modalidade consiste em armazenar diversos arquivos, fotos, vídeos e músicas na nuvem, em servidores que podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer dispositivo. 

Isso vale, principalmente, para serviços de armazenamento de dados, como o Google Drive, o iCloud e o Amazon Drive (antigo Cloud Drive), onde podemos guardar uma infinidade de arquivos. No entanto, a aplicação desta tecnologia apresenta outras utilidades práticas que prometem facilitar, ainda mais, a nossa rotina. Uma delas é o certificado digital, que já pode ser armazenado na nuvem.

O remoteID, primeiro Certificado desta modalidade do mercado, facilita e agiliza processos realizados, principalmente, por pessoas jurídicas e dentro de empresas. Continue a leitura do Blog Certisign e tire todas as suas dúvidas sobre o Certificado em nuvem da Certisign.

10 vantagens do Certificado Digital na nuvem

1- Validade

O certificado A3 tem validade de 1 a 5 anos – inclusive, ele é o único certificado digital que pode ter uma validade de 60 meses. Enquanto o certificado A1 tem validade de 12 meses. O processo de validação costuma ser bem rápido, a Certisign conta com mais de 1.800 locais de atendimento em todo o país, o que faz com que o titular não tenha que fazer grandes deslocamentos para isso.

2- Armazenamento do Certificado Digital

Outra grande vantagem do certificado digital na nuvem é a dispensa de dispositivos físicos, como token, cartões criptográficos ou pastas do computador que, eventualmente, podem apresentar problemas de compatibilidade com navegadores, sistemas operacionais, drivers de instalação ou até mesmo a formatação.

Com o Certificado Digital na nuvem você não precisa se preocupar caso esquecer a mídia externa, porque ele fica seguro na nuvem Certisign e com fácil acesso para ser utilizado.

3- Mobilidade

Quem está sempre em trânsito, viajando ou trabalhando em diferentes unidades de uma mesma empresa não precisará ficar carregando consigo a mídia, computador ou tablet no qual o Certificado está armazenado.

Inclusive, o Certificado Digital na nuvem Certisign pode ser instalado em múltiplos dispositivos simultaneamente, então, com uma conexão de internet, você pode acessá-lo de qualquer lugar do mundo, em qualquer dia e horário.Se for viajar ou estiver na correria do dia a dia, você não vai precisar se preocupar com o local onde guardou o seu certificado digital.

4- A utilização do Certificado Digital na nuvem é segura?

Sem dúvidas, assim como o certificado digital físico, as transações ocorridas na nuvem também estão criptografadas por amplas camadas de segurança, garantindo a máxima proteção. Além disso, o remoteID conta com duas senhas de verificação.

5- Senha

Para garantir máxima segurança ao titular do certificado digital na nuvem, o certificado digital na nuvem conta com dupla autenticação. Além da senha PIN, a qual é cadastrada diretamente na plataforma [do remoteID], o acesso ao certificado é controlado também por um código de tokenização – chamada senha PUK –, assim como ocorre nos aplicativos de banco.

6 – E se eu perder meu celular?

Sem problemas! Conforme já explicado, o certificado digital na nuvem pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet, então caso perca o seu celular ou qualquer um dos gadgets que use para acessar o certificado digital, você pode acessá-lo por meio de outro dispositivo.

Não compartilhe suas senhas com ninguém e não anote-as em locais que possam ser vistos por outras pessoas, como post-its e/ou bloco de notas do smartphone ou tablet. Crie uma senha que seja fácil para você memorizar, mas difícil de ser adivinhada por alguém.

7- Compatibilidade

Com o certificado digital na nuvem da Certisign você não precisa se preocupar com a compatibilidade entre o sistema operacional do computador, tablet ou smartphone utilizado no momento do acesso à identidade digital.

O Certificado Digital na nuvem da Certisign pode ser utilizado nos principais sistemas, inclusive no Mac OS. Vale lembrar que não há a necessidade de instalação de drivers.

8- Ciclo de vida

Outro diferencial do certificado digital na nuvem é a possibilidade de gerenciamento do ciclo de vida da ferramenta. Ou seja: é possível saber quando e em que aplicação o dispositivo está sendo utilizado.

9- Aplicações

O RemoteID pode ser usado em mais de duas mil aplicações, assim como os demais certificados digitais. Com ele é possível cumprir com entregas fiscais, obter a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, acessar o e-CAC, participar de leilões da Receita Federal, abrir e fechar empresas de forma totalmente online por meio das juntas digitais, peticionar eletronicamente (no caso de advogados) e muito mais. Inclusive, com ele você pode assinar documentos com validade jurídica, sem papel e caneta.

10– Como o Certificado Digital na nuvem pode ser usado no meio corporativo?

O RemoteID pode ser utilizado para as mesmas finalidades do certificado digital armazenado em mídias físicas. Entretanto, para ilustrar de maneira mais clara o diferencial desta tecnologia dentro das companhias, podemos citar o exemplo dos hospitais.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado com Certificação Digital na nuvem garante uma melhor experiência do corpo clínico com a tecnologia, uma vez que promove mobilidade, além de outras vantagens, como grande economia e armazenamento e gerenciamento dos certificados in cloud e, portanto, sem a necessidade de investir em hardwares. Além disso, os profissionais que transitam entre diferentes unidades ou alas não precisam se preocupar em carregar consigo o certificado digital.

A assinatura digital na área da saúde tem o respaldo do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da normativa 1821/2007, que garante validade jurídica nas assinaturas dos profissionais de saúde em qualquer etapa do tratamento junto ao paciente, desde diagnósticos médicos, anamnese, receituário, aplicação de medicamentos, dentre outros tratamentos de saúde.

Quais são os benefícios em ter um Certificado Digital na nuvem?

Além da mobilidade e segurança, o certificado digital na nuvem:

  • facilita o cadastro e a autenticação em sites,
  • reduz os investimentos à coibição de fraudes e gerenciamento de senhas,
  • permite a ampliação de serviços digitais,
  • diminui os custos operacionais;
  • é sustentável, já que elimina o uso de papel por permitir que os processos sejam realizados no meio eletrônico com validade jurídica.

Quer saber mais detalhes do certificado na nuvem (remoteID) da Certisign? Assista ao vídeo abaixo.

Por que a Certisign?

Além de ser a pioneira em certificação digital é maior do mercado latino americano, a Certisign foi a primeira Autoridade Certificadora privada credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) como Prestadora de Serviço e Confiança (PSC), o que a tornou a pioneira, também, na emissão e comercialização de certificados digitais neste formato.

Como faço para adquirir o RemoteID?

Assim como adquirir os outros certificados da Certisign, garantir o seu remoteID,  é bem simples. Basta acessar nosso site procurar por “Certificado em Nuvem”, e escolher o tipo de Certificado que deseja comprar – e-CNPJ, de Pessoa Jurídica, ou e-CPF, de Pessoa Física. Feito isso, você deve selecionar a validade que deseja para seu remoteID e efetuar a compra.

O passo seguinte será a validação do certificado, uma etapa mais do que importante, uma vez que é neste momento em que seus dados serão confrontados e cadastrados para que, finalmente, sua identidade digital seja validada. Para isso, você deverá levar alguns documentos comprobatórios, os quais serão solicitados após a confirmação da compra do Certificado. 

Tudo isso é concluído dentro de poucos dias, até porque a Certisign conta com mais de 1.800 locais de atendimento espalhados pelos 26 estados do Brasil, Distrito Federal e, até mesmo, em terras internacionais. Atualmente, é possível validar o Certificado nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Israel. Além do atendimento via videoconferência, apenas para clientes com biometria cadastrada. 

Confira as principais aplicações e mais informações sobre o certificado digital na nuvem acessando aqui.

Você também pode gostar: O que é Certificado Digital?

Sobre a CertiSign 

A CertiSign é a principal Autoridade Certificadora no Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Ao longo do tempo, se tornou sinônimo de inovação e confiança, emitindo mais de 15 milhões de certificados digitais e com mais de 2.200 pontos de venda no Brasil e no exterior. 

Além disso, a CertiSign fornece a proteção para sites, lojas virtuais e e-commerces por meio do Certificado SSL, garantindo uma jornada segura para quem acessa os ambientes e aumentando a visibilidade desses sites. 

A CertiSign oferece soluções seguras para serviços e transações online nos setores financeiro, de saúde, do Governo e educacional, garantindo a identidade das partes envolvidas e proporcionando segurança, eficiência e redução de custos. 

Profissionais, como médicos, dentistas podem contar com a alta qualidade e segurança dos certificados digitais CertiSign. Para advogados, somos Prestadores de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC-OAB), oferecendo o exclusivo certificado OAB na nuvem.  

Já para os contadores, além de certificados de todos os tipos e modelos, para eles e seus clientes, há o iziClub, um programa de relacionamento. A cada venda de certificado digital CertiSign, o contador recebe Dotz que podem ser trocados por dinheiro ou mais de 50 mil prêmios.  

A CertiSign disponibiliza o iziSign, nosso Portal de Assinaturas para empresas e para você. Essa plataforma permite assinar documentos com validade jurídica de forma ágil e simples, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um clique para assinar o documento. 

Por fim, os clientes CertiSign podem renovar os certificados digitais totalmente online. Basta acessar a página para renovação dos certificados 

Conheça a CertiSign! Clique em certisign.com.br. 

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar esta postagem?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password