Certificado Digital é russo para você? A gente descomplica

Glossário da Certificação Digital

Poucas coisas são tão difíceis de entender quanto o idioma russo. Baseado no alfabeto cirílico compreendê-lo exige um longo tempo de estudo e treinamento. E, para muitas pessoas, entender o que é e como funciona um Certificado Digital é quase tão complicado quanto aprender russo.  Mas fiquem frios (sacou? Frio, russo…hã, hã)! Ao contrário da sopa de letrinhas falada na sede da próxima Copa do Mundo, entender as vantagens de um Certificado Digital da Certisign é muito, mas muito, mais simples. E logo abaixo, nós explicamos para você. Confira!

Certificado Digital é russo para você

Ok, pode ser que um Certificado Digital não seja russo. Mas, afinal de contas, o que é isso?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que utiliza um conjunto de criptografia para identificar pessoas e empresas no mundo virtual, garantindo autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às informações eletrônicas, ganhando validade jurídica desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001. O que muitos ainda não conhecem são todas as utilidades e benefícios dessa tecnologia.

O Certificado Digital não é uma invenção do governo (ou da KGB)

Na verdade, o Certificado Digital veio para facilitar a nossa vida, seja como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Ele consegue imprimir agilidade, segurança e redução de custos em diversos processos burocráticos que antes gastávamos horas em filas e burocracias. Além disso, todos os processos autenticados por ele têm validade jurídica, como se você estivesse assinado o documento à mão.

Mas um Certificado Digital é seguro o suficiente? Nem mesmo um hacker russo consegue “invadi-lo”?

Exatamente. Os Certificados Digitais da Certisign contam com um sistema de criptografia altamente avançado e extremamente seguro. Isso garante que toda a autenticação dos processos em que você usa a solução não corra o risco de ser interceptado por criminosos virtuais, já que a troca de dados entre um computador e outro fica “embaralhada” e só chega legível e autenticada quando aporta no seu PC (ou dispositivos móveis como smartphones e tablets) ou no equipamento do seu interlocutor. Em resumo: nem o melhor dos hackers russos conseguem “invadir” essa troca de dados geradas pelo Certificado Digital.

Ok, entendi. Então, o Certificado Digital é uma espécie de RG eletrônico, certo? Mas isso ainda está meio russo. Como e onde eu posso usá-lo?

Para uma série de coisas onde antes perdíamos muito tempo. Um Certificado Digital facilita o preenchimento do Imposto de Renda, onde o formulário já chega pré-preenchido e minimiza as chances de erro.  Outro bom exemplo de facilidade gerada pelo Certificado Digital é a possibilidade de você solicitar a sua carteira de habilitação digital diretamente pelo site do DETRAN, sem a presença de ir até uma unidade do órgão. Além disso, como já dissemos antes, ele permite que você assine contratos remotamente, em qualquer formato e com total validade jurídica. Logo, economizados em tempo, papel, filas e outras burocracias.

Mas se eu quiser viajar, por exemplo, para a Rússia e quiser usar meu Certificado por lá (ou em outros países). Eu tenho de levar meu PC para lá e para cá?

Não precisa. Além do seu notebook ou PC, você pode utilizar o seu Certificado Digital em dispositivos móveis como tablets e smartphones e assinar documentos normalmente de forma eletrônica. Simples, não?

Notei que ele facilita a minha vida como Pessoa Física. Mas se eu tiver uma empresa? Há Certificados Digitais para Pessoa Jurídica?

Sim. Na verdade, há certificados digitais focados especificamente nas empresas.  Você pode optar pelo e-CNPJ, para um Certificado Digital para micro e pequenas empresas ou para emitir notas fiscais eletronicamente. E há até mesmo certificados digitais ainda mais específicos, voltado para advogados, médicos. Visite nosso site e veja qual se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa.

Ok, agora os Certificados Digitais não parecem mais russo para mim. Mas eles devem custar uma boa quantia de rublos…ops, perdão, de reais, não?

Essa é uma das melhores notícias. A Certisign tem diversos tipos de Certificados Digitais e você pode comprá-los com descontos e condições especiais de pagamento.

Adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) Você Contador e seu Cliente concorrem a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Quem compra o Certificado Digital da Certisign economiza em várias frentes! Yспех! (uspekh! Ou “Sucesso!”, em russo)

Você também pode gostar: Conheça o Agente de Registro

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password