Quando saiu a notícia de que o sistema do Banco Central iria fazer uma revisão nas contas bancárias e divulgar possíveis valores a receber pelos clientes, a internet “quebrou”. Foram mais de 20 milhões de buscas por algum dinheiro esquecido nos bancos logo no primeiro dia de reabertura do sistema ‘Valores a Receber’.
Mas e você foi um dos 20 milhões que foram atrás do dinheiro logo no primeiro dia ou deixou para depois? Independente da sua pressa ou curiosidade, uma coisa é certa: com o certificado digital CertiSign, você tem nível ouro na conta Gov,br para consultar e receber seu dinheiro com total segurança.
Como consultar e acessar o “Valores a receber”?
Acesse valoresareceber.bcb.gov.br e siga o passo a passo de 7 etapas. É na fase 4 que você precisará se identificar usando o certificado digital ou a conta nível ouro ou prata do Gov,br.
Consultou e não tinha nada no Valores a Receber?
Até quem foi informado de que não tinha nada, pode continuar com a esperança de reaver algum dinheiro deixado nos bancos. Isso porque a base de dados para incluir novos tipos de saldos residuais será ampliada em maio. Então, se você já fez a sua consulta, é melhor repeti-la na data indicada pelo sistema.
Previsão de devolução do Valores a Receber
Os recursos, que serão devolvidos, foram divididos em três grupos conforme a data de nascimento ou de fundação da empresa. Estão previstos R$ 4,1 bilhões na segunda etapa, em maio, para as pessoas que tiveram:
- cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;
- contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;
- contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários;
- demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.
Peça o seu certificado digital e-CPF
Além de acesso ao sistema “Valores a Receber”, o certificado permite entrar em todos os serviços digitais do Governo e tem outras aplicações, como a assinatura de documentos – sem papel e caneta.