Centro de Memória do CRCSP reúne fatos curiosos da Contabilidade

CONTADOR

Você sabia que a humanidade utilizou a escrita contábil pela primeira vez em 4.000 A.C.? Para registrar os créditos e débitos, o homem utilizava duas peças de madeira, chamadas talhas, nas quais mencionava os direitos e as obrigações de cada um.

Outro fato curioso é que a Contabilidade chegou ao Brasil com a Corte Portuguesa, em 1808, quando foi criado o Erário Régio, que determina as regras de pagamento dos tributos e das contas referentes às terras brasileiras.

No entanto, foi somente em 1895, quase 90 anos depois, que o ato de registrar as informações contábeis começou a ser reconhecido no Estado de São Paulo. Na época, foi criado o Grêmio dos Guarda Livros, com o intuito de valorizar a profissão.

De lá para cá, a Contabilidade muito se aperfeiçoou, sendo que parte das ferramentas e dos recursos utilizados ao longo dessa trajetória pode ser visto no Centro de Memória da Contabilidade Paulista ‘Professor Joaquim Monteiro de Carvalho’.

O espaço foi criado em 2001 e reinaugurado em 13 de dezembro de 2011, na gestão do contador Domingos Orestes Chiomento (2010 a 2011), em versão eletrônica, utilizando modernos recursos tecnológicos para informar e entreter visitantes de todas as idades.

Proporcionando uma verdadeira viagem no tempo, o Centro reúne centenas de fatos curiosos, imagens, vídeos e telas interativas, nas quais o visitante pode acompanhar a evolução da profissão contábil, desde o registro feito à mão no livro-caixa às modernas tecnologias disponíveis atualmente. Nos corredores da exposição, painéis registram legislações, acontecimentos e personalidades que marcaram a história da Contabilidade no Brasil e no mundo.

Serviço:

Centro de Memória da Contabilidade Paulista ‘Professor Joaquim Monteiro de Carvalho (CRCSP)

Endereço: Rua Rosa e Silva, nº 60, próximo à estação de metrô Marechal Deodoro
Telefone: (11) 3824-5400 – as visitas devem ser agendadas
Relacionadas:
3 processos que só um Contador pode fazer por sua empresa
Clube do Contador Certisign, uma página para compartilhar seu valor

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password