Biometria facial : sua selfie pode conter mais segredos do que você imagina

Biometria Cidadania Digital Showcasehome

O rosto talvez seja a parte do corpo mais ligada à identidade de uma pessoa. Sempre que você puxa uma lembrança de alguém, o rosto é uma das primeiras imagens que vem à mente. E não é de hoje que a biometria facial ou a face foi relacionada a diversos estudos e práticas.

O que a biometria facial tem a dizer sobre você

Traços e atributos do rosto

Na Grécia antiga, por exemplo, filósofos como Aristóteles e seus discípulos chegaram a dedicar estudos voltados especificamente à face das pessoas. Através de seus traços, eles tentavam indicar os mais diversos atributos de personalidade. Antigos médicos indianos e chineses também praticavam a fisiognomia, que diagnosticava pacientes somente pela observação do rosto.

O rosto e a personalidade

Hoje, sabemos que não podemos julgar ninguém pela aparência. Mas algumas pesquisas têm sugerido que o rosto pode guardar mais informações sobre uma pessoa do que imaginávamos, como personalidade, saúde e até inteligência.

A teoria se baseia no princípio de que, assim como a biologia influencia a formação do nosso corpo, o mesmo ocorre com a personalidade. Segundo Carmen Lefevre, pesquisadora da Universidade de Northumbria, Grã-Bretanha, pessoas com alto nível de testosterona tendem a ter rostos mais largos, bochechas maiores e elevadas chances de exibir uma personalidade mais assertiva, às vezes, até mais agressiva.

Outro estudo surpreendente foi conduzido por Keith Welker, pesquisador da área de psicologia social da Universidade do Colorado, durante a Copa do Mundo de 2010. Ele conseguiu prever com uma boa média de acerto a quantidade de faltas cometidas pelos meias, assim como o número de gols marcados pelos atacantes, tudo baseado na proporção entre largura e altura dos rostos dos atletas.

O que suas bochechas tem a dizer sobre você?

Saindo um pouco dos casos mais intrigantes, existem outras informações que podemos identificar de maneira mais comprovada. Uma delas é usar a quantidade de gordura no rosto como indicador da forma física de alguém.

Também já foi comprovado que indivíduos com rostos mais longos e finos costumam ter menos chances de contrair infecções, assim como uma menor incidência de depressão e ansiedade. Mas como podemos afirmar que a quantidade de gordura no rosto de alguém pode dizer tanto sobre sua saúde? Segundo Benedict Jones, da Universidade de Glasgow, Escócia, a saúde de um indivíduo pode não estar relacionada à quantidade de gordura que ele tem, mas sim, onde essa gordura se acumula.

Pele

Diferenças no tom da pele, por mais sutis que sejam, podem revelar diversas condições da saúde de uma pessoa. Diferenças que não têm nada a ver com a etnia da pessoa.

Um tom levemente amarelo-dourado pode ser sinal de saúde forte, pois se deve ao acúmulo de substâncias que reforçam o sistema imunológico.

Um tom levemente mais rosado é sinal de boa circulação sanguínea, que sugere um estilo de vida fisicamente ativo. No caso das mulheres, pode também indicar que ela está passando por um período fértil.

Reconhecimento Facial ou biometria facial

Apesar das inúmeras variações, todo rosto possui uma composição básica. Ela pode ser reconhecida por aplicativos que a utilizam como base para mapear a face de uma pessoa. O princípio é sempre o mesmo: detectar um rosto em formas geométricas e logarítmicas.

Através de uma simples câmera, o programa define parâmetros como olhos, distância entre eles, nariz e seu comprimento, boca, bochechas e o queixo, definindo o formato da face e o espaço que ela ocupa. Então, essas informações são salvas em um banco de dados, que passa a ser capaz de reconhecer o rosto através de cálculos.

E se você procura soluções biométricas altamente confiáveis, que tal conhecer o FaceCheck?

A Certisign possui uma solução de identificação biométrica o FaceCheck tecnologia antifraude que assegura seus dados e sua identidade no mundo digital. A solução inovadora de biometria facial permite comparar uma foto tirada com smartphone ou webcam com a foto das bases oficiais do governo. Saiba mais no vídeo abaixo.

Você também pode gostar:

O que o seu o tipo de cabelo tem a dizer sobre a sua personalidade?
Qual é a relação entre a impressão digital e a sua personalidade?
4 Fatos interessantes sobre as cores dos olhos
Reconhecimento de face e de voz é a arma para combater fraudes de identidade

3 curiosidades sobre a voz

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password