Benefícios do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Assinatura digital CERTIFICAÇÃO DIGITAL Médico

*Atualizado em 27/06/2024

Se o seu hospital utiliza o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), você já deve conhecer os benefícios de sistematizar informações, certo? Que tal avançar ainda mais automatizando e digitalizando as etapas? Por meio da certificação digital isso é totalmente possível e fácil de implementar. 

O PEP, quando utilizado com o certificado digital, elimina 100% o uso do papel, gerando inúmeras vantagens a todas as pessoas envolvidas nos processos clínicos. Entenda a seguir como funciona!

O que é um prontuário eletrônico do paciente (PEP)?

O que é o prontuário eletrônico do paciente PEP | Foto de uma mulher numa consulta médica com um médico anotando no tablet | Certificação Digital | Blog da Certisign

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta digital que armazena as informações médicas de um paciente, facilitando a gestão e a eficiência dos cuidados de saúde. Este recurso revoluciona o modo como profissionais de saúde interagem com as pessoas, proporcionando uma visão mais completa e precisa de seu histórico médico.

Antes, os registros médicos eram mantidos em arquivos físicos, dificultando o acesso e a atualização das informações. Agora, com a transformação digital e a utilização do PEP, os dados estão ao alcance das pessoas com apenas alguns cliques. Isso não apenas agiliza o processo, mas também minimiza erros e aumenta a precisão das informações.

Além disso, a disponibilidade imediata dessas informações pode ser essencial em emergências, onde cada segundo conta. O PEP permite que profissionais de saúde tomem decisões rapidamente, melhorando significativamente a qualidade do atendimento.

O que deve constar no prontuário do paciente?

Por ser uma ferramenta essencial para a gestão eficaz das informações, um prontuário médico eletrônico deve conter elementos como: 

  • dados de identificação do (a) paciente;
  • histórico clínico detalhado (incluindo condições pré-existentes, alergias, cirurgias anteriores e histórico familiar);
  • registros de visitas com diagnósticos e tratamentos;
  • prescrições médicas;
  • resultados de exames laboratoriais e de imagem;
  • consentimentos assinados pelo (a) paciente;
  • comunicações entre profissionais de saúde;
  • notas de enfermagem;
  • planos de cuidados.

Esses componentes possibilitam uma visão abrangente da saúde e do tratamento do paciente ao longo do tempo, permitindo um cuidado mais assertivo, promovendo a segurança do paciente e fornecendo acesso rápido a informações relevantes durante o atendimento médico.

Benefícios do Prontuário Eletrônico integrado à certificação digital

Vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente | Foto de uma mulher negra médica olhando ficha do paciente no tablet | Certificação Digital | Blog da Certisign

Integrar o prontuário eletrônico à certificação digital é uma evolução significativa na gestão de informações médicas. Essa integração não apenas simplifica os processos administrativos e clínicos, mas também traz uma série de vantagens para profissionais de saúde, pacientes e instituições médicas. 

Confira a seguir, alguns dos principais benefícios:

  • Segurança para a instituição, profissionais e pacientes: toda documentação é feita no meio eletrônico, eliminando o risco de erro na interpretação da grafia e facilitando a auditoria dos processos.
  • Eficiência operacional: o PEP integrado à certificação elimina 100% o uso do papel. Não é mais necessário transitar com pastas pelo hospital, nem as armazenar no SAME. A busca e o gerenciamento dos prontuários torna-se extremamente ágil, eliminando espaços físicos e a necessidade de pessoas colaboradoras focadas nestas atividades.
  • Redução de custos: sem papel e com processos mais rápidos, os custos são drasticamente reduzidos em todo o hospital.

Leia também: Laudos Digitais e Prontuário Eletrônico — os benefícios da Certificação Digital ao setor da saúde

Integração da certificação digital ao Prontuário Eletrônico

A camada de certificação digital CertiSign é homologada pela MV e Philips. Isso significa que se a sua instituição usa esses sistemas, facilmente podemos integrar a certificação CertiSign. Também é possível realizar a integração da certificação em sistemas próprios ou de outros fabricantes.

Integrar o certificado digital da CertiSign ao prontuário eletrônico representa um avanço significativo na gestão de informações médicas, promovendo maior segurança, eficiência e conformidade com as regulamentações. A CertiSign, como uma autoridade certificadora líder, oferece soluções de identificação digital que garantem a autenticidade e integridade dos dados.

Ao integrar a certificação ao prontuário digital, os hospitais e clínicas podem garantir o acesso controlado e seguro às informações do paciente por meio de identificação digital única. Isso não apenas simplifica os processos de autenticação para profissionais de saúde, mas também protege contra acessos não autorizados, reduzindo os riscos de violações de privacidade e fraudes.

Por fim, essa integração também facilita a assinatura digital de documentos médicos, como receitas e laudos, conferindo-lhes validade legal e melhorando a eficiência operacional e a conformidade com regulamentações de saúde.

Leia também: Transformação digital — conheça as soluções da Certisign para Hospitais

Prontuário médico, na prática

Quando o seu hospital integra a certificação digital ao PEP, todos os profissionais de saúde recebem um certificado digital, que pode ser armazenado no computador, cartão, token ou nuvem — a mais recente inovação. 

A partir disso, todos os procedimentos passam a ser tramitados no meio eletrônico e assinados eletronicamente por meio do certificado, sem a necessidade de impressão, proporcionando muito mais agilidade nas etapas.

Quer um exemplo? Imagine um médico ou médica no pronto-socorro, que solicita à área de medicação via PEP a administração de um medicamento e assina este pedido on-line por meio do certificado. 

O pedido, assim que recebido pelo setor, é avaliado e, quando a medicação é aplicada, a enfermeira ou enfermeiro responsável pelo processo acessa o sistema e assina, também, utilizando o certificado.

Esse exemplo também pode ser aplicado ao pedido de um exame ou de internação, ou ainda outros procedimentos. Note que não foi preciso fazer a impressão de nenhum documento em papel e que, pelo sistema, os pedidos circularam rapidamente entre as pessoas envolvidas.

Leia também: 5 motivos para integrar a Assinatura Digital no Prontuário Eletrônico

Como fazer um prontuário do paciente?

Como ter o PEP Prontuário Eletrônico do Paciente | Foto de uma recepção de hospital com médicos e enfermeira | Certificação Digital | Blog da Certisign

Para criar um prontuário eletrônico do paciente é preciso seguir algumas etapas essenciais, que listamos a seguir:

  1. Escolha um sistema de prontuário eletrônico: há várias opções de sistemas de PEP disponíveis no mercado. Pesquise e escolha um que atenda às necessidades específicas da sua instituição, considerando os recursos, custo, facilidade de uso e conformidade com regulamentações.
  2. Defina os campos e seções necessários: identifique os elementos que serão incluídos no PEP, como dados de identificação do (a) paciente, histórico médico, registros de visitas, resultados de exames, prescrições, etc. Defina também a estrutura e a organização do sistema, incluindo seções e campos específicos para cada tipo de informação.
  3. Configure o sistema de PEP: instale e configure o sistema conforme as especificações da sua instituição, personalizando informações como idioma, formatos de data e hora, modelos de documentos e permissões de acesso.
  4. Capture e insira os dados do paciente: transfira os dados dos pacientes dos registros em papel ou de sistemas antigos para o novo sistema de PEP. Isso pode envolver digitalização de documentos, entrada manual de dados ou integração com sistemas existentes.
  5. Treine as pessoas: forneça treinamento adequado aos profissionais de saúde que utilizarão o sistema de PEP. Certifique-se de que todas as pessoas entendam como navegar no sistema, registrar informações, acessar dados e usar recursos específicos.
  6. Implemente processos de controle de qualidade: estabeleça processos para garantir a precisão e a integridade dos dados no PEP. Isso pode incluir verificações regulares de qualidade, revisões de dados por profissionais de saúde e auditorias periódicas do sistema.
  7. Garanta a segurança da informação: implemente medidas de segurança adequadas para proteger os dados do (a) paciente contra acesso não autorizado, como autenticação de usuário, criptografia de dados, controle de acesso baseado em função e auditoria de registros.
  8. Realize testes e ajustes: faça testes completos do sistema de PEP antes de colocá-lo em produção. Identifique e corrija quaisquer problemas ou falhas de funcionamento e faça ajustes conforme necessário para garantir o bom funcionamento do sistema.

Investimento e implementação do hospital 100% digital

Investir na transição para um hospital totalmente digital é um passo importante para aprimorar a eficiência operacional, melhorar a qualidade do atendimento às pessoas e impulsionar a inovação na área da saúde. 

A implementação desse modelo requer um investimento em infraestrutura tecnológica, no entanto, os benefícios imediatos e a longo prazo superam os custos iniciais. E o melhor de tudo: você não precisa lidar com diversos fornecedores — do desenvolvimento à entrega do projeto, todas as etapas são executadas e concluídas pela CertiSign.

Para uma implementação bem-sucedida de um hospital 100% digital é necessário ter um planejamento cuidadoso, conforme as regulamentações de segurança de dados, garantindo a proteção das informações confidenciais dos pacientes.

Casos de sucesso

Implementar um PEP é uma transformação fundamental que redefine a maneira como os dados médicos são gerenciados, acessados ​​e utilizados para proporcionar um cuidado de saúde mais eficiente e personalizado. 

Neste contexto, é importante explorar alguns casos de sucesso na implementação para entender como essa tecnologia pode impactar positivamente as práticas médicas e os resultados clínicos. Confira a seguir alguns exemplos:

Hospital Regional de Cotia (HRC) e Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS)

Segundo Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP, responsável pela gestão dos referidos hospitais: “O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do (a) paciente e a troca de informações entre profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel”.

Rede Bem Estar — Prefeitura de Vitória

De acordo com Marcio Passos, Subsecretário de Tecnologia da Informação, da Prefeitura de Vitória: “Com o Prontuário do paciente integrado à Certificação, os processos e atendimentos tornaram-se mais ágeis, pois o acesso às informações e ao histórico do (a) paciente foi facilitado. Também, foi reduzido o uso de papel. Por ano, deixamos de imprimir cerca de 2 milhões de páginas. Posso afirmar que os processos na área de saúde na cidade Vitória estão 90% digitais”.

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

Segundo o Tenente Coronel Alexandre Saud, Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal: “O PEP, integrado à Certificação, promove eficiência em diversas etapas. A consulta ao sistema é rápida e possibilita acesso ao histórico do paciente em segundos”

Leia também: CertiSign faz parceria com Associação Brasileira CIO Saúde

Quer saber mais detalhes sobre os benefícios do PEP? Assista ao vídeo abaixo e veja como um dos nossos clientes conseguiu ter ótimos resultados com a nossa solução.

A CertiSign oferece certificados digitais e outras soluções para identificação e autenticação. Além disso, está na vanguarda da digitalização de empresas, combinando biometria, assinatura digital, entre outras tecnologias para garantir a identidade, evitando fraudes e prejuízos financeiros. Para mais informações, entre em contato via formulário ou escreva para corporativo@certisign.com.br.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar esta postagem?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password