Saiba como assinar documentos pelo celular ou tablet

Assinatura Digital Tutoriais

Dentre todos os benefícios proporcionados pelas assinaturas digital e eletrônica, é seguro dizer que o de poder assinar documentos de qualquer local é um dos principais. E não é só por meio do computador, não: é possível assinar pela internet, com validade jurídica, utilizando o seu celular ou tablet. Dessa forma você consegue não só fazer autenticações de qualquer lugar, mas também a qualquer hora, pois elimina o uso do computador.

Como assinar documentos pelo celular

1° passo: suba o documento e crie o fluxo no Portal de Assinaturas

Primeiro você deverá subir o documento na versão web do Portal de Assinaturas e, de lá, enviar o documento para os demais signatários – ou orientar o criador do fluxo a fazer este processo. É importante ressaltar que, tanto para a assinatura digital, quanto para a eletrônica, a assinatura pelo celular só será possível se o fluxo tiver sido criado pela versão web do Portal.

2° passo: baixe o SignApp

Para assinar seus documentos pelo smartphone ou tablet, primeiro você deverá baixar o aplicativo SignApp, o aplicativo do Portal de Assinaturas. Ele é disponibilizado para aparelhos iOS e Android.

3° passo: escolha o formato de assinatura

Para assinar documentos pelo celular você precisa, primeiro, escolher a modalidade de assinatura que deseja; eletrônica ou digital.

Tipos de assinatura

Assinatura eletrônica

É feita por meio da coleta de evidências (biometria, hora e data da autenticação e geolocalização, por exemplo) e da grafia da assinatura em uma tela. Ela tem eficácia probatória (ou seja, analisa-se as evidências colhidas) e, portanto, sua validade é legal.

Assinatura digital

Feita por meio de um Certificado Digital ICP-Brasil. Sua validade é jurídica, o que garante o não repúdio a qualquer transação realizada por meio dele. Isso significa que tudo o que for assinado digitalmente é incontestável perante a legislação brasileira.

4° passo: assine o documento

Assinatura eletrônica pelo celular ou tablet

1. Depois de ter instalado o aplicativo SignApp, escolha a opção de login por e-mail e senha (ou, se tiver o Certificado Digital importado, você pode acessar por meio dele); Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastre-se”;
2. Na página inicial, clique em “Aguardando minhas ações”. Lá você encontrará os documentos pendentes para assinatura;
3. Clique no arquivo a ser assinado. Vá em “Informações do Documento” e, depois de ter feito esta checagem, clique em “Visualizar” para conferir se o documento está correto.
4. Depois de conferir tudo, escolha a opção “Assinar” e, em seguida, “Desejo desenhar a minha assinatura na tela do dispositivo”.
5. Feito isso, insira seu nome, o código de acesso enviado por SMS (ou o código combinado entre os signatários), clique em “Prosseguir” e, depois, em “Finalizar”.
6. Pronto! Seu documento foi assinado eletronicamente.

Assinatura digital pelo celular ou tablet

Para desfrutar dessa modalidade de assinatura pelo SignApp é preciso ter um Certificado Digital mobileID ou A1 no computador válido. Depois, é preciso:

1) Exportar o seu Certificado do celular para o aplicativo (ou copiar o arquivo do Certificado A1 no computador)  seguindo as instruções de acordo com o seu tipo de sistema operacional. 

Importante: para o Certificado do tipo A1 no computador, siga os passos finais das instruções acima, os quais explicam como colocar o arquivo do Certificado no aplicativo (iOS: item 4, página 9 das instruções. Android: penúltima e última páginas do arquivo).

2) Depois de ter instalado o aplicativo SignApp e exportado o seu Certificado, escolha a opção de login por Certificado Digital. Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastre-se”.
3) Na página inicial, clique em “Aguardando minhas ações”. Lá você encontrará os documentos pendentes para assinatura.
4) Clique no arquivo a ser assinado. Vá em “Informações do Documento” e, depois de ter feito esta checagem, clique em “Visualizar” para conferir se o documento está correto.
5) Depois de conferir tudo, escolha a opção “Assinar” e, em seguida, “Desejo assinar utilizando um Certificado Digital”.
6) Feito isso, clique em “Prosseguir” e, depois, selecione o Certificado que utilizará para fazer a autenticação. Clique em “Assinar” e, em seguida, insira a senha do Certificado Digital.
7) Para concluir, clique em “Finalizar” e pronto! Seu documento foi assinado digitalmente.

Dúvidas frequentes

Que tipo de documento eu posso assinar pelo celular?

Todos os tipos de documento (contrato, atas etc.) podem ser autenticados pelo SignApp – inclusive aqueles que precisarem ser assinados em nome da empresa (ou seja, com o Certificado e-CNPJ).

Posso assinar documentos pelo celular usando Certificado na nuvem?

Não pode. Para assinar usando um dispositivo móvel (celular ou tablet) no Portal de Assinaturas, é preciso ter um Certificado mobileID ou A1 no computador.

Posso assinar documentos no celular com Certificado e o outro signatário à mão?

Sim, pode.

Leia também: Como criar um fluxo de assinatura digital ou eletrônica

Sobre a CertiSign 

A CertiSign é a principal Autoridade Certificadora no Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Ao longo do tempo, se tornou sinônimo de inovação e confiança, emitindo mais de 15 milhões de certificados digitais e com mais de 2.200 pontos de venda no Brasil e no exterior. 

Além disso, a CertiSign fornece a proteção para sites, lojas virtuais e e-commerces por meio do Certificado SSL, garantindo uma jornada segura para quem acessa os ambientes e aumentando a visibilidade desses sites. 

A CertiSign oferece soluções seguras para serviços e transações online nos setores financeiro, de saúde, do Governo e educacional, garantindo a identidade das partes envolvidas e proporcionando segurança, eficiência e redução de custos. 

Profissionais, como médicos, dentistas podem contar com a alta qualidade e segurança dos certificados digitais CertiSign. Para advogados, somos Prestadores de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC-OAB), oferecendo o exclusivo certificado OAB na nuvem.  

Já para os contadores, além de certificados de todos os tipos e modelos, para eles e seus clientes, há o iziClub, um programa de relacionamento. A cada venda de certificado digital CertiSign, o contador recebe Dotz que podem ser trocados por dinheiro ou mais de 50 mil prêmios.  

A CertiSign disponibiliza o iziSign, nosso Portal de Assinaturas para empresas e para você. Essa plataforma permite assinar documentos com validade jurídica de forma ágil e simples, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um clique para assinar o documento. 

Por fim, os clientes CertiSign podem renovar os certificados digitais totalmente online. Basta acessar a página para renovação dos certificados 

Conheça a CertiSign! Clique em certisign.com.br. 

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar esta postagem?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password