Assinatura inválida Adobe: como resolver?

Assinatura Digital Tutoriais

*Atualizado em 02/05/2025.

Você já tentou assinar digitalmente um documento importante e foi surpreendido com a mensagem de “assinatura inválida” no Adobe Acrobat? Mesmo com o certificado digital A1 em dia, esse erro pode acontecer — e acredite, você não está só.

A boa notícia é que o problema costuma ser mais simples do que parece. Neste artigo, você vai entender por que esse erro acontece, como resolvê-lo passo a passo no Adobe Acrobat Reader, e ainda conhecer uma forma muito mais prática, segura e confiável de assinar digitalmente: com a Certisign Assinaturas, a plataforma de assinaturas eletrônicas da líder em identificação digital no Brasil.

O que é o erro de assinatura inválida no Adobe?

O erro de assinatura inválida no Adobe é uma notificação visual exibida no topo de um PDF aberto no Adobe Acrobat Reader. A mensagem pode aparecer como:

🔴 “Pelo menos uma assinatura apresenta problemas”.
🔴 “Ao menos uma assinatura apresenta problemas”.

Em outras palavras, essa notificação costuma vir acompanhada de um ícone com um “X” vermelho sobre uma caneta e acesso ao Painel de Assinaturas, onde é possível checar os detalhes do erro.

Esse tipo de alerta é comum quando o documento é assinado com certificado digital, mas o Adobe não reconhece automaticamente a cadeia de certificação da ICP-Brasil. Ou seja, o documento até pode estar corretamente assinado, mas o Adobe ainda assim exibe a mensagem de erro — gerando dúvidas e insegurança para quem assina e quem recebe.

💡 Dica: ao utilizar a plataforma Certisign Assinaturas, você evita esse tipo de problema, pois todo o processo de assinatura digital é feito em conformidade com os padrões da ICP-Brasil e com validação automática da cadeia de confiança.

Para quem serve o Adobe Acrobat Reader?

Para quem serve o Adobe Acrobat Reader? | Foto de uma mulher negra jovem trabalhando no escritório e segurando um tablet | Assinatura Digital | Blog da Certisign

Antes de prosseguirmos com a resolução do problema, é ideal que fique claro que o Adobe Acrobat Reader serve para qualquer pessoa que precise visualizar, imprimir, assinar, compartilhar ou fazer anotações em arquivos PDF. Ele é especialmente útil para:

  • Profissionais que lidam com contratos, documentos legais, formulários, relatórios e outros arquivos PDF que exigem assinatura digital ou preenchimento, como advogados, contadores, departamentos de RH, etc.
  • Estudantes que recebem materiais de estudo, apostilas, artigos científicos e outros documentos em PDF.
  • Usuários em geral, que precisam visualizar e imprimir documentos como boletos, faturas, ingressos, manuais de instruções, entre outros.

Contudo, vale lembrar que o Adobe exige configurações específicas para que certificados digitais brasileiros (como o A1 ou A3) sejam aceitos corretamente.

E se você quer ganhar tempo, evitar erros técnicos e assinar com validade jurídica, a plataforma Certisign Assinaturas permite assinar arquivos PDF digitalmente sem depender do Adobe.

Por que não consigo assinar digitalmente PDF pelo Adobe?

Como assinar online | Foto de uma mulher assinando documento online pelo tablet | Assinatura Digital | Blog da Certisign

Mesmo com o certificado A1 válido, o Adobe pode exibir a mensagem “assinatura inválida”. Isso acontece porque, desde 2016, o programa passou a usar a nova cadeia de certificação da ICP-Brasil (v2), mas não faz essa verificação automaticamente.

Para resolver, é preciso importar manualmente os certificados raiz e intermediários no Adobe. Sem isso, o programa não reconhece o certificado e a assinatura falha.

Ou seja: a Adobe reconhece a ICP-Brasil v2, mas você precisa ajustar essa configuração para que funcione corretamente. Uma vez configurado, o Adobe reconhece a cadeia da ICP-Brasil v2 e permite assinar PDFs no padrão PAdES normalmente (versões atualizadas do Acrobat ou Reader).

Quer evitar esse erro? Você pode usar uma plataforma como o Certisign Assinaturas, que valida o certificado A1 sem complicações — direto no navegador, sem depender do Adobe.

A seguir, mostramos como ajustar o Adobe caso você prefira esse caminho.

Leia também: Saiba quais são as diferenças entre os Certificados A1 e A3

Como remover a mensagem de assinatura digital inválida no PDF pelo Adobe?

“Não consigo assinar PDF com certificado digital nas soluções Adobe, e agora?” Sem pânico! Siga o passo a passo abaixo e veja como é simples resolver o problema da assinatura em PDF:

1° passo: menu de “Preferências”

  1. Dentro do Adobe Acrobat Reader, no canto superior esquerdo, clique em “Editar”;
  2. No final do menu expansível, clique em “Preferências”.

Figura 1 – Menu de preferências.

 

2° passo: painel de assinaturas digitais

No menu , você encontrará diversas opções, mas para resolver o problema, clique em “Assinaturas”, na lista à esquerda. Depois, à direita, procure por “certificado confiável e de identidade” e clique em “Mais”.

Figura 2 – Painel de assinaturas digitais.

3° passo: lista de certificados confiáveis

A aba intitulada  “Configuração de ID digital e certificados confiáveis” será exibida. Nela, selecione a opção “Certificados Confiáveis”, no menu à esquerda e, em seguida, clique em “Importar”, no menu superior (representado por um ícone de seta azul).

Na janela, chamada “Escolha contatos a serem importados”, selecione a opção “Procurar” e localize o certificado digital da Autoridade Certificadora (AC) RAIZ que não está considerado pela Adobe e clique em “Abrir” para importá-lo.

Figura 3 – Lista de certificados confiáveis.

4° passo: habilitar o certificado digital

Após importar o arquivo na aba “Contatos”, selecione o certificado digital e mova-o para a seção de “Certificados”. Clique novamente no arquivo e, em seguida, em “Confiar”. Na janela que irá se abrir, marque as seguintes opções:

  • “Usar este certificado como raiz confiável”
  • “Documentos Certificados”

Figura 4 – Editar confiança de um certificado confiável.

5° passo: finalize repetindo os passos

Repita os passos 3 e 4 para os outros dois arquivos “1ª Intermediária e 2ª Intermediária”. Depois, confirme em “Ok” > “Importar” > “Ok” novamente e feche todas as abas abertas no seu programa Adobe.

Após essa configuração, uma assinatura feita com certificado A1 será reconhecida como válida, salvo os casos de outros problemas não relacionados com o certificado digital. Assim, você poderá voltar a usar a solução do Adobe novamente.

Mas, lembre-se: todo esse processo pode ser evitado com o uso da Certisign Assinaturas, que já cuida da verificação automática de validade e confiança digital.

Leia também: Quais são os Tipos de Certificados Digitais que existem?

Certificado digital e assinatura eletrônica: tudo em um só lugar

A Certisign é referência em segurança digital no Brasil, com mais de 28 anos de experiência e 15 milhões de certificados emitidos. Além disso, oferece a plataforma Certisign Assinaturas, uma solução completa para empresas e profissionais que buscam:

  • Assinar documentos com validade jurídica.

  • Reduzir tempo com trâmites físicos.

  • Garantir conformidade com a LGPD e ICP-Brasil.

  • Modernizar fluxos de trabalho.

Quer saber mais sobre como garantir a segurança e eficiência nas suas assinaturas? Confira este vídeo explicativo:

Para mais informações, acesse o site da Certisign ou envie um e-mail para: comercial@certisign.com.br e fale com um dos nossos especialistas.

Dúvidas frequentes sobre assinatura inválida Adobe

Ficou com alguma dúvida sobre o Adobe, assinatura digital ou até mesmo como assinar um PDF com certificado digital? Então confira algumas perguntas frequentes sobre esses temas:

1. Recebi/assinei um documento com certificado A1 e a assinatura aparece inválida. O certificado está realmente inválido?

Se o certificado A1 estiver dentro do prazo de validade, a assinatura não está inválida. Recomenda-se realizar a configuração mencionada acima antes de assinar no Adobe. Além disso, para verificar a validade da assinatura, utilize a plataforma Certisign Assinaturas para confirmar.

2. Preciso de um certificado digital para assinar documentos no Adobe?

Sim, você precisa de um certificado digital para assinar documentos no Adobe Acrobat com uma assinatura digital qualificada — ou seja, com validade jurídica e garantia de autenticidade e integridade do documento.

Se você ou a sua empresa ainda não tem certificado digital para assinar documentos com não repúdio no ambiente virtual, acesse agora o site da Certisign — pioneira na emissão de certificados no Brasil —, e adquira o melhor modelo conforme as suas necessidades!

3. Consigo assinar digitalmente documentos com o Adobe na versão gratuita?

Não, o Adobe na versão gratuita permite apenas a visualização e o preenchimento de formulários, mas não a assinatura digital com certificado. Para assinar digitalmente, você precisará da versão completa do software.

4. Como escolher a Autoridade Certificadora ideal para emitir meu certificado digital?

Ao escolher uma Autoridade Certificadora (AC), priorize os seguintes fatores:

  • Credenciamento pela ICP-Brasil: para ter a validade jurídica do certificado, é imprescindível que a AC escolhida seja credenciada pela ICP-Brasil — sistema que funciona como um “cartório digital”, garantindo a identidade digital de pessoas e empresas.
  • Reputação: pesquise a solidez e o histórico da AC. Empresas renomadas são mais confiáveis e oferecem um melhor suporte para seus clientes.
  • Serviços oferecidos: verifique se a AC atende às suas necessidades, pois cada empresa possui diferenças em seus produtos e serviços.
  • Atendimento: avalie a acessibilidade e o suporte que você terá à disposição, caso aconteça algum problema, como o caso da assinatura inválida Adobe.
  • Facilidade de uso: dê preferência para plataformas intuitivas, que oferecem facilidades e serviços adicionais, como poder assinar documentos pelo celular de qualquer lugar do mundo.
  • Segurança: pense na proteção dos seus dados, sempre! Por isso, antes de contratar uma AC, peça informações de segurança e certifique-se de serem ideais para proteger suas informações e transações.

Quer ter tudo o que citamos em uma AC renomada há 28 anos no mercado? Conte com a Certisign! Para saber mais sobre os diferenciais da empresa, assista ao vídeo abaixo:

5. O que significa a mensagem da Adobe: “pelo menos uma assinatura é inválida” e como posso resolver esse problema?

Como vimos, a mensagem “pelo menos uma assinatura é inválida” geralmente aparece quando o software Adobe detecta que uma das licenças ou assinaturas associadas à sua conta é inválida, ou expirou.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como problemas com o pagamento, uso de uma chave de produto incorreta, ou se a assinatura foi cancelada ou suspensa. Para resolver esse problema, você deve verificar a sua conta Adobe:

  • Acesse o site da Adobe e faça login na sua conta.
  • Verifique o status da sua assinatura para ver se há algum problema, como falha no pagamento ou assinatura expirada.
  • Caso o problema persista, entre em contato com o suporte da Adobe para obter assistência e garantir que todas as suas assinaturas estejam em conformidade.

6. O que fazer se o erro de assinatura inválida persistir após seguir as etapas da solução do problema?

Entre em contato com o suporte técnico do Adobe ou com a Autoridade Certificadora (AC) que emitiu seu certificado digital para obter mais informações.

7. Posso usar o mesmo certificado digital para assinar documentos em diferentes softwares?

Sim, não há problemas em usar o mesmo certificado digital para assinar documentos em diferentes softwares, desde que esses programas sejam compatíveis com o tipo de certificado que você possui e com o padrão de assinatura digital utilizado, como ICP-Brasil ou PAdES.

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