A1: assinatura inválida no Adobe – veja como corrigir o problema

Assinatura Digital Tutoriais

Você comprou e emitiu seu Certificado e já o usou diversas vezes, mas, quando vai assinar algum documento no Adobe Acrobat ou Reader aparece a mensagem de assinatura inválida? Fica tranquilo! Se o seu Certificado é A1 e está dentro da validade, esse problema não é do Certificado e é fácil de resolver.

Por que minha assinatura digital aparece inválida no Adobe?

A resposta é técnica. Em 2016, a Adobe incluiu em seu repositório de Certificados confiáveis o da raiz da ICP-Brasil v2, que é a hierarquia da qual os Certificados A1 fazem parte. Com isso, todo Acrobat ou Reader atualizado consegue verificar e realizar assinaturas digitais no formato PAdES – simplificando em PDF – de maneira facilitada.

No entanto, essa atualização exige que seja feita uma configuração para o que Certificado A1 seja aceito, eliminando a mensagem de “assinatura inválida”.

Como remover a mensagem de assinatura digital inválida do Adobe?

Basta seguir o passo a passo:

Figura 1 – Menu de preferências.

Figura 2 – Painel de assinaturas digitais.

Figura 3 – Lista de certificados confiáveis.

Figura 4 – Editar confiança de um certificado confiável.

 

Apague todo o conteúdo do campo “Políticas de certificação”, destacado acima. Caso queira, também é possível apagar a descrição, mas isso é opcional.

Após essa configuração uma assinatura feita com Certificado A1 será reconhecida como válida, salvo os casos de outros problemas não relacionados com o Certificado.

Recebi/assinei um documento assinado com Certificado A1. A assinatura aparece inválida. De fato, está sem validade?

Se o Certificado A1 estiver dentro da data de validade, não está inválida, de fato. Mas o ideal é, antes de assinar no Adobe, realizar a configuração disponível no item anterior. Já a verificação pode ser feita no Portal de Assinaturas ou no Verificador do ITI.

Sobre a CertiSign 

A CertiSign é a principal Autoridade Certificadora no Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Ao longo do tempo, se tornou sinônimo de inovação e confiança, emitindo mais de 15 milhões de certificados digitais e com mais de 2.200 pontos de venda no Brasil e no exterior. 

Além disso, a CertiSign fornece a proteção para sites, lojas virtuais e e-commerces por meio do Certificado SSL, garantindo uma jornada segura para quem acessa os ambientes e aumentando a visibilidade desses sites. 

A CertiSign oferece soluções seguras para serviços e transações online nos setores financeiro, de saúde, do Governo e educacional, garantindo a identidade das partes envolvidas e proporcionando segurança, eficiência e redução de custos. 

Profissionais, como médicos, dentistas podem contar com a alta qualidade e segurança dos certificados digitais CertiSign. Para advogados, somos Prestadores de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC-OAB), oferecendo o exclusivo certificado OAB na nuvem.  

Já para os contadores, além de certificados de todos os tipos e modelos, para eles e seus clientes, há o iziClub, um programa de relacionamento. A cada venda de certificado digital CertiSign, o contador recebe Dotz que podem ser trocados por dinheiro ou mais de 50 mil prêmios.  

A CertiSign disponibiliza o iziSign, nosso Portal de Assinaturas para empresas e para você. Essa plataforma permite assinar documentos com validade jurídica de forma ágil e simples, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um clique para assinar o documento. 

Por fim, os clientes CertiSign podem renovar os certificados digitais totalmente online. Basta acessar a página para renovação dos certificados 

Conheça a CertiSign! Clique em certisign.com.br. 

 

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar esta postagem?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password