Toda profissão tem suas dificuldades e desafios. No caso dos Advogados não poderia ser diferente. Listamos aqui os principais desafios que provavelmente todo Advogado já enfrentou (ou vai enfrentar, no caso dos futuros profissionais) durante sua carreira. Confira:
Principais desafios como Advogado
1. Começar
O início é difícil para todo Advogado: primeiramente é preciso decidir qual carreira seguir (se advocacia pública, em escritório ou corporativa). Outro grande desafio citado é que os jovens Advogados acabam sofrendo preconceito por terem acabado de se formar, sendo que seus conhecimentos podem ser questionados. O que é uma grande injustiça, principalmente considerando a nova geração que também tem muito a ensinar para os mais velhos.
2. Colocação no mercado de trabalho
Após decidir o caminho a seguir, é preciso buscar experiência para se consolidar em uma área de atuação dentro da advocacia. Este é outro trabalho árduo, que leva anos de dedicação e estudo.
3. Concorrência
O Brasil tem nada menos do que 1 milhão de Advogados e todos os anos este número só aumenta. Então, não é de se espantar que esta é umas das dificuldades mais apontadas pelos Advogados, que precisam se reinventar para se destacar no mercado.
4. Morosidade da Justiça
A lentidão da Justiça no andamento dos processos é outro desafio muito comentado entre os Advogados. Apesar de diversas melhorias já terem sido implementadas, principalmente em relação a utilização de ferramentas tecnológicas, o país ainda tem um número assustador de processos tramitando na Justiça.
5. Burocracia
Apesar de alguns processos ainda serem muito burocráticos, tornando-se assim um grande empecilho no cotidiano dos Advogados, atualmente existem muitas ferramentas que trazem agilidade – como o Certificado Digital, que é indispensável para o peticionamento eletrônico e o processo judicial eletrônico. Estas tecnologias agregam mais agilidade e praticidade na vida dos profissionais que frequentavam fóruns constantemente repletos de papéis.
6. Advogar e empreender
No geral, os Advogados não têm curso de gestão na faculdade. E, no fim das contas, muitos seguem o caminho do empreendedorismo, abrindo seus próprios escritórios. Daí que muitas dificuldades aparecem, pois advogar e empreender são tarefas que nada tem a ver uma com a outra, e é preciso muito jogo de cintura e conhecimento para ter sucesso na empreitada.
7. Estabelecer clientes para ter uma boa renda
Para os que decidem empreender, é preciso muita dedicação, persistência e investimento para se formar uma clientela e ter uma boa renda mensal. Esta é outra grande dificuldade enfrentada pelos Advogados no geral.
8. Pagamento de honorários
Advogado que nunca sofreu o famoso “calote” no pagamento de honorários que atire a primeira pedra. Infelizmente, algumas vezes o profissional cumpre com tudo o que foi acordado e, na hora de receber, o dinheiro não cai na conta. Mais uma vez, é preciso muito jogo de cintura para poder reverter a situação.
9. Avanços tecnológicos
A tecnologia está em constante evolução, inclusive na área do Direito. É um grande desafio estar sempre de olho nas novidades, para oferecer o que há de melhor e mais moderno para os clientes. Neste sentido, a Certisign é uma grande parceira dos Advogados, pois sempre oferece soluções de ponta e descontos especiais. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.
Apesar das dificuldades, Advogar também é gratificante e, sem dúvida, traz inúmeros benefícios para a sociedade, afinal, sem Advogado não há justiça. Por isso, não desanime, pois todas as dificuldades podem ser vencidas com persistência e dedicação a profissão.
E você? Comente se já passou por algum outro desafio.
Você pode gostar de: 5 vantagens de ter um Advogado na família