O profissional que escolhe a Advocacia como profissão já tem uma certeza: irá ler muito durante a vida. A rotina de um(a) Advogado(a) exige muita leitura e atualização, então, gostar de literatura já é um pré-requisito para quem escolhe a profissão. No entanto, nem apenas de livros jurídicos vive o(a) Advogado(a), por isso, separamos aqui algumas das obras mais vendidas em 2019, outras mais comentadas por décadas, mas não relacionados ao Direito, para inspirar um ano novo com mais leituras diversas. Confira:
7 livros indiretamente relacionados a Direito
1. Minha história (Michelle Obama)
A ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, é a autora deste livro autobiográfico que traz suas memórias contando desde sua infância em Chicago, passando pelos anos em que atuou como executiva até a sua posição mais famosa na Casa Branca. Uma mulher forte e inteligente, com uma história extremamente interessante e inspiradora.
2. 1984 (George Orwell)
Já parou para imaginar um lugar no qual as pessoas são vigiadas por um governo repressivo e totalitário? Publicado em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. 1984 é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.
3. O conto de Aia (Margaret Atwood)
Intitulado em inglês The Handmaid´s Tale (que inclusive virou uma série para televisão), o livro trata-se de um romance que se passa nos Estados Unidos em um contexto ficcional, quando um grupo de fundamentalistas derruba o governo democrático e assume o poder, fundando a República de Gilead. Apesar de escrito em 1985, traz muitos aspectos da realidade atual, como opressão feminina e fundamentalismo religioso.
4. A garota do lago (Charlie Donlea)
Para aqueles que gostam de um bom suspense, esse é um livro bem interessante, que conta a história da personagem Rebecca Eckerley, uma jovem estudante de Direito que foi estudar na casa de lago da família e foi brutalmente assassinada. A garota guardava um segredo que estava tornando sua vida complicada e, minutos antes do ocorrido, liga para a família e compartilha isso com eles.
Estranhamente, após o crime, as provas começam a ser encobertas e nada é comentado, tornando a história intrigante e envolvente.
5. A princesa salva a si mesma neste livro (Amanda Lovelace)
Trata-se da história da vida da autora, da sua infância até vinte e poucos anos, contada em forma de poemas. A obra aborda temas complexos e delicados, como abuso emocional e sexual, distúrbio alimentar, alcoolismo, morte, suicídio, perda, luto, entre outros. No entanto, não é apenas um livro triste, pois também aborda assuntos como perdão, amor, coragem, renascimento, sendo então uma obra reflexiva e inspiradora.
6. Me poupe! (Nathalia Arcuri)
A autora, que assume ser uma poupadora desde criança, escreveu este livro que é basicamente um guia prático com dez passos para ajudar a quitar dívidas, além de aprender a economizar e investir. Oferece excelentes dicas práticas e muito úteis para a grande maioria dos brasileiros.
7. O sol é para todos (Harper Lee)
A obra recebeu 46% dos votos de advogados em uma pesquisa feita sobre os melhores romances na área legal. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos em 1930. O Sol é Para Todos foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1960 e é tido na memória das pessoas como “uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.”
Gostou das dicas? E você, qual livro que leu recentemente e que gostou muito? Conta pra gente lá nos comentários!
Você pode gostar de: 6 séries imperdíveis para Advogados