Em um mundo tecnológico e hiper conectado como o que vivemos, os programadores se tornam cada vez mais essenciais. E, para marcar o Dia do Programador, que é comemorado no dia 13/09, resolvemos fazer um texto especial em homenagem a esses profissionais tão importantes.
Curiosidades sobre o Dia do Programador e sua profissão.
1. O Dia do Programador é mesmo no dia 13/09?
Se você pesquisar no Google, o resultado para “Dia do Programador” é 13 de setembro. Porém, a data pode variar: na verdade, o Dia do Programador é comemorado no 256º dia do ano. Esse número foi escolhido por representar a quantidade de valores diferentes que podem ser representados com um byte de 8 bits — algo que não é muito conhecido para leigos, mas para os programadores é um valor bem conhecido.
2. Dia do Programador é feriado nacional
Outra curiosidade bem interessante sobre o Dia do Programador é que na Rússia essa data é um feriado que faz parte do calendário nacional. Em 2002, Valentin Balt e Michael Chervyakov, funcionários da Parallel Technologies, uma empresa de software, recolheram assinaturas para que o governo reconhecesse o dia 13/09 como Dia Oficial do Programador e em 2009 o presidente Dmitry Medvedev oficializou a data.
3. Programadores são autodidatas
De acordo com a Stack Overflow Developer Survey 2019 — pesquisa realizada anualmente pela Stack Overflow, uma plataforma de perguntas e respostas muito usada por programadores —, quase 90% desses profissionais aprenderam sozinhos novas linguagens de programação, frameworks ou ferramentas.
Além disso, mais de 60% dos programadores fizeram algum curso online de programação ou desenvolvimento de software. Isso só prova que esses profissionais têm, sim, muito a comemorar no Dia do Programador, pois estão sempre se atualizando e aprendendo novas habilidades.
4. A maioria dos programadores é poliglota
Uma pesquisa feita pela Developers Alliance com a IDC apontou que 88% dos programadores são “poliglotas”. Isso não quer dizer que eles falam português, inglês, espanhol e francês, mas sim que eles dominam pelo menos 2 ou 3 linguagens de programação além da sua principal. Ou seja, Java, JavaScript, SQL, C/C++, C#, PHP, dentre outras.
5. Profissionais em resolver problemas
Algo crucial no perfil de quem quer trabalhar ou já trabalha com programação é a capacidade de resolver problemas e gostar disso. Os problemas fazem parte do cotidiano de trabalho desses profissionais e são vários os desafios que podem aparecer no dia a dia deles, como a necessidade de depurar um código para descobrir onde está um bug ou aprender, entender e configurar um código novo.
No fim das contas, o programador deve mergulhar de cabeça nesses desafios para encontrar as soluções. Aliás, aproximadamente 1/3 do tempo de trabalho de um programador é usado navegando e pesquisando em código-fonte.
Podem ser gastas horas e até mesmo dias nisso, mas é possível evoluir muito durante o processo, pois é necessário exercitar o olhar analítico e muitas vezes se torna inevitável pesquisar por respostas, o que leva a novas descobertas e aprendizados.
6. Programadores trazem inovação e segurança
É inegável que o mundo está passando por uma transformação digital e nessa nova realidade os programadores são muito valiosos. Como eles trabalham com tecnologia e estão sempre ligados em novidades, muitas vezes são os responsáveis por levar inovação às empresas onde trabalham.
No contexto em que vivemos, um desafio bem comum no dia a Dia do Programador é garantir e transmitir segurança nas tecnologias que desenvolve e as que ele sugere a implementação dentro de uma empresa. O Certificado Digital da Certisign é um aliado nessa missão, pois reúne informações e as mantêm atualizadas, organizadas e, mais importante, seguras já que, por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.
Feliz Dia do Programador! Essa é a homenagem da Certisign a esses profissionais.
Você pode gostar: O que é Certificado Digital?