5 tipos de intolerâncias que você não deve praticar

Cidadania Digital

Dar valor à sua identidade, às suas características e jeito de ser é importante. Infelizmente, muitas pessoas exageram um pouco e acabam criando uma aversão pelo que é diferente de si, seja fisicamente, intelectualmente, relacionado a classe social, fé e às vezes, até coisas absurdas como time de futebol rival. O ser humano evoluiu muito, mas o preconceito e o medo pela mudança sempre provou ser um dos obstáculos mais difíceis de ser superado. Ele está presente desde as atividades mais corriqueiras do dia a dia até às guerras que ceifam inúmeras vidas.

Combatê-lo não é uma das tarefas mais simples, afinal, muita gente tem dificuldades em admitir que suas crenças e costumes estão errados. Às vezes, um preconceito pode vir desde o berço, inserido em métodos de educação ultrapassados.

Confira alguns dos tipos de intolerâncias:

Intolerância Racial

Esse preconceito está associado à raça, etnia e aspectos físicos de uma pessoa. O exemplo mais comum é o que ocorre entre brancos que se julgam superiores aos negros. Muitas sociedades e governos o combatem ativamente, sendo que o racismo é considerado crime em diversos países do mundo.

Intolerância Social

Geralmente ocorre entre indivíduos de classes sociais diferentes. Ricos geralmente se sentem superiores aos pobres, com seu maior número de posses, facilidades e benefícios.

Banner Clube de Vantagens

Intolerância Religiosa

Está intimamente ligado à intolerância religiosa. Acontece quando uma pessoa simplesmente não aceita ou respeita outras religiões que não sejam a que ela segue. Os conflitos no Oriente Médio, em sua maior parte, têm como causa esse tipo de preconceito.

Intolerância Sexual

A homofobia, sem dúvida, é um dos maiores exemplos de preconceito sexual, que se define pela intolerância no que diz respeito a pessoas que possuem relações afetivas com indivíduos do mesmo sexo. Apesar do alto índice de crimes, agressões e assassinatos contra homossexuais no Brasil, a situação é ainda pior em outros países, como Rússia e países de influência muçulmana, como Somália, Arábia Saudita, Iêmen, entre outros.

Sexismo

Caracteriza-se pela crença de que um sexo é superior ao outro. No Brasil isso está bastante presente, pois na maior parte das empresas as mulheres ganham menos, são menos respeitadas, além de ser um dos países onde mais ocorrem crimes e violência contra as mulheres.

Muitas vezes, podemos praticar esse tipo de atitude sem mesmo perceber. É sempre importante meditar e analisar nossas atitudes, por mais insignificantes que sejam. Nunca se sabe quando podemos estar contribuindo negativamente, sem perceber. Ser você mesmo é importante, mas respeitar a identidade alheia, por mais diferente que seja, é sempre fundamental.

#sejasemprevocemesmo

Mas, se a sua intolerância é com a burocracia, nós podemos ajudar: adquira hoje mesmo seu Certificado Digital. Com ele você assina contratos e documentos digitalmente, de forma rápida e eficiente, com toda segurança e validade jurídica.


Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password