5 Lições de empreendedorismo que você pode tirar da série Billions

Curiosidades do Mundo Digital

Billions é uma série lançada em 2016, que mostra o duelo de dois “cachorros grandes” no mundo das finanças de Nova York. Mais precisamente o Procurador de Justiça Chuck Rhodes (Paul Giamatti) contra o brilhante e ambicioso Bobby “Axe” Axelrod (Damian Lewis), que é dono de firma de investimentos, que faz corretagem de ações na bolsa. Com um elenco espetacular, esta é uma série que se não está no seu radar, deveria. Com as duas primeiras temporadas disponíveis no Netflix (e a terceira já estreou no final de março, mas ainda nos EUA), Billions traz ainda algumas boas lições de empreendedorismo. Vamos a elas?

 5 Lições de empreendedorismo que podemos tirar de Billions

Foco, foco e foco

O procurador Chuck Rhodes tem uma única obsessão: prender Bobby Axelrod a qualquer custo, por considerá-lo um golpista, alguém que fatura (muito) dinheiro às custas da especulação ilegal do mercado de ações. E para isso, ele mantém o foco na sua “presa”, mesmo que para isso ele arrume briga com a sua família, funcionários e amigos, sem jamais perder o seu oponente de vista.

E o foco total é mais do que essencial para quem quer empreender. Claro que você não precisa brigar com ninguém para fazer acontecer com a sua empresa, mas é importantíssimo que você não perca seus objetivos de vista, mesmo que obstáculos apareçam pelo caminho. Ninguém disse que seria fácil, não?

Anteveja as jogadas do seu oponente

Uma das coisas mais legais de Billions é ver como, ao longo dos episódios, Rhodes e Axelrod conseguem antever as jogadas um do outro (e também de seus outros adversários), se protegendo ou atacando de acordo com as informações obtidas. Claro que nem sempre isso é feito de forma exatamente lícita, mas, vê-los usando a inteligência para contra-atacar quem quer que seja é bem legal.

E se você começou a empreender em uma área com alta concorrência, esse é um conselho de ouro: faça uso de todo e qualquer dado que esteja à sua disposição (desde que obtido legalmente, claro) para antever as ações da sua concorrência e se destacar em relação a ela. Estudos de mercado, monitoramento de redes sociais, e-mail marketing… Veja quais as ferramentas certas para você chegar na frente.

Siga seu instinto

Além de uma mente brilhante, Billions mostra que Bobby Axelrod fez uma fortuna gigantesca também seguindo aquilo que ele considera mais valioso: seu instinto. Com isso, conseguiu realizar uma série de transações na bolsa que lhe rendeu verdadeiras fortunas. E seu instinto foi sendo moldado de acordo com a observação do mercado e de seus oponentes.

E se você começou a empreender agora, este também é um conselho muito válido: siga seu instinto na hora de fechar um acordo, contratar aquele funcionário que despertou a sua atenção ou investir na ferramenta que só você soube observar as vantagens. Claro que isso deve estar aliado a uma boa leitura de cenário e de dados, mas sem o seu instinto, aquela intuição que só você confia, seu negócio está fadado ao fracasso.

bannerCopadomundo

Aprenda a fazer alianças

Uma das grandes sacadas de Billions é mostrar como Chuck Rhodes é um mestre em fazer as alianças certas, na hora certa. E tudo isso mesmo menosprezando certas pessoas. Ele sabe que em algum momento, elas poderão ser úteis para pegar Axelrod.

E no mundo do empreendedorismo, essa capacidade de fazer alianças é muito importante. Você pode até mesmo não concordar com certas visões de mundo de potenciais parceiros, mas é importantíssimo que se saiba separar o pessoal do profissional, seu modo de ver a vida, com o da pessoa que pode lhe render negócios bacanas em algum momento. O futuro da sua empresa agradece.

Aposte nos talentos

Tanto Rhodes, quando Axelrod tem um ponto forte em comum: eles têm um olho felino para identificar talentos e apostar neles para seus planos. O primeiro aposta em sua equipe de procuradores, ambiciosos e que compartilham da sua visão; o segundo, na jovem Taylor, uma analista brilhante, que ele vê como sua sucessora.

E mesmo que você seja um expert em tudo que envolve seu novo empreendimento, tenha em mente que é impossível “bater escanteio e correr para cabecear”. Ou seja, você não consegue dar conta de tudo o tempo todo. Logo, saiba detectar e apostar em talentos que possam te ajudar a alavancar sua empresa e, acima de tudo, confie neles, para que eles se sintam à vontade para desenvolver todo seu potencial.

E ter um Certificado Digital da Certisign é uma ótima maneira de se diferenciar da concorrência. O Certificado Digital da Certisign elimina uma série de burocracias, economiza em papel e ainda traz agilidade para gerenciar documentos (como contratos e notas fiscais) de forma totalmente segura.

E por falar em Certificado Digital. Aproveite a promoção Certisign: adquirindo ou renovando qualquer certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.


Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password