* Atualizado em 26/01/2024
O certificado digital e-CNPJ é essencial para as empresas legalmente formalizadas que precisam realizar as entregas fiscais e desejam realizar transações eletrônicas com segurança e validade jurídica. No entanto, é importante lembrar que o certificado digital tem prazo de validade, que pode variar de um a cinco anos.
Então, para evitar transtornos, é importante saber como renovar o certificado digital e-CNPJ. Neste artigo, vamos mostrar como fazer isso em cinco passos simples
Como renovar seu certificado digital e-CNPJ
De início, se você está na dúvida sobre a data de expiração do seu certificado digital e-CNPJ, é só acessar nossa central de teste e seguir as instruções para ver a validade. Aliás, próximo à data de expiração, você também será comunicado via e-mail.
Agora, se você já sabe que o seu certificado digital e-CNPJ está próximo de expirar, siga estas dicas para renovar de forma simples e segura e rápida. Confira.
1) Verifique se há alterações no Contrato Social
Antes de renovar o certificado digital e-CNPJ, é importante verificar se houve alguma alteração no Contrato Social da empresa. Qualquer mudança na estrutura societária da empresa, bem como em seu capital social, cláusula de administração, sede, eventual mudança de objeto social ou até alteração da sua razão social precisam estar de acordo com as informações do certificado digital. Caso tenha tido alguma mudança e o seu certificado estiver em um cartão ou token, a renovação terá a etapa de validação, para a atualização dos dados.
2) Conserve a mídia do certificado digital e-CNPJ
Antes de prosseguir, essas informações não se aplicam aos certificados digitais armazenados no computador, no celular ou na nuvem. Se este é o seu caso, pule para o item 3.
Agora, se o seu certificado digital e-CNPJ está no cartão/token, conserve a mídia em perfeito estado, pois você a usará no momento da renovação. Isso porque, se a mídia estiver danificada ou se você a perder, será necessário comprar um novo certificado digital, em vez de renová-lo – ou seja você terá mais uma etapa que é a de atendimento. Logo, se a mídia estiver em condições de uso poderá ser reutilizada para emitir sua renovação.
Aqui, é importante esclarecer que a renovação do certificado digital no cartão/token antes da expiração proporciona uma renovação totalmente online e sem a etapa de atendimento (validação).
3) Inicie o processo de renovação do certificado digital e-CNPJ
Depois, com o contrato social certo, é hora de iniciar a renovação. Em seguida, em nosso site você pode solicitar a renovação de maneira prática e com poucos cliques. Para isso, basta clicar aqui neste link, escolher o seu tipo de certificado e seguir as etapas, que variam conforme o tipo de certificado digital, mas basicamente são:
- identificação;
- pagamento;
- atendimento online ou presencial;
- instalação/emissão do novo certificado.
Importante: a renovação somente é concluída após a emissão/instalação do novo certificado digital. Fique atento: não basta somente efetivar o pagamento.
Aliás, por falar em pagamento, em nosso site há as seguintes opções:
- boleto bancário;
- cartão de crédito em até 10 vezes sem juros;
- PIX.
Logo, as opções cartão de crédito e PIX são as mais indicadas. Isso porque o pagamento é aprovado em instantes, liberando a próxima etapa do processo.
4) Realize o atendimento (validação) presencial ou on-line
Em seguida, caso você tenha um certificado digital no cartão ou token e solicitou a renovação antes da expiração, o processo é totalmente on-line e não tem validação. Porém, exceto em casos que tiver ocorrido alguma atualização na documentação. Ou seja, a validação na renovação só ocorrerá nas seguintes situações:
- solicitação de renovação do certificado no cartão ou token depois de expirado.
- solicitação de renovação do certificado no computador ou celular (mobileID).
- solicitação de renovação do certificado na nuvem (remoteID).
Vale dizer que o atendimento (validação) pode ser realizado na hora (consulte critérios em nosso site) ou mediante agendamento. Em outras palavras, o agendamento pode ser feito neste link ou acessando a área logada de cliente. Por isso, é importante conferir os documentos necessários.
5) Instale o certificado digital e-CNPJ
Por fim, instale o certificado digital. A renovação só é concluída após a emissão/instalação do novo certificado digital. As orientações são enviadas por e-mail ou você pode consultar em nosso site na área de suporte.